sábado, 12 de agosto de 2017

Sobradinho realizou nesta sexta-feira (11) a XI Conferência Municipal da Assistência Social




A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira (11) a XI Conferência de Municipal de Assistência Social com o tema, “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Suas”.


O evento promoveu a discussão da construção da política de assistência social do município, contando com a participação popular e gestão municipal.
Baseados no Plano Decenal de Assistência Social ( 2016/2026), os grupos discutiram os seguintes eixos temáticos: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócio-assistenciais; Gestão democrática e controle social : o lugar da sociedade civil no SUAS; Acesso as seguranças sócio-assistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos sócio-assistenciais e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantias dos direitos sócio-assistenciais.
O evento foi aberto com uma apresentação cultural do Grupo da Terceira Idade, que dançou o “Xaxado”, manifestação da cultura do cangaço, em celebração às suas vitórias.
Em seguida, foram feitas a leitura do Regimento Interno da Conferência Municipal de Assistência Social e a apresentação dos membros do novo Conselho, presidido por Esmeralda Vasconcelos Reis Soares.
A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Josefa Moreira, prestou contas dos investimentos da gestão no período de 2016 a 2017 “Esta gestão tem compromisso com a melhoria da assistência social. Mesmo vivenciando um período de crise, onde a palavra de ordem é cortar gastos em todas as áreas, o Prefeito Luiz Vicente vai na contra mão e aumenta os investimentos na área social. Em 2016 foram investidos na assistência social, com recursos próprios,  mais de dois milhões de reais e somente neste ano de 2017, com dados atualizados do dia 30 de junho, já foram investidos mais de um milhão de reais. Portanto, esta gestão continuará consolidando e fortalecendo o SUAS, pois a assistência social é importante para a garantia de direitos de todos os cidadãos e cidadãs, principalmente daqueles que mais necessitam”, declarou Josefa Moreira.
Durante o evento foi ministrada uma palestra com a mestra em Gestão pela UFBA Mara Morais, que falou sobre o tema : “ Garantias de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.
“Conferências são espaços democráticos e participativos de discussão e articulação coletiva, onde definimos propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é o encontro entre o poder público e a sociedade civil para debater as prioridades para a política de assistência social para o município. Sobradinho se destaca pela ampla participação da sociedade e pela responsabilidade do gestor com as politicas públicas de assistência social”, afirmou a palestrante.
No período da tarde, os grupos de trabalho debateram propostas para a politica da assistência social no município, com base nos eixos temáticos, e apresentaram o resultado das discussões em plenário para encaminhamentos e votação.
Em seguida, aconteceu a eleição dos delegados para a Conferencia Estadual.
Estiveram presentes na conferencia representantes do poder executivo, do legislativo, estudantes e representantes de entidades da sociedade civil organizada.
A estudante Graziela Mendes revelou sua satisfação em participar do evento  “Eu me senti uma pessoa muito importante por estar participando desses grupos de discussão. Sou uma estudante do sexto ano e tive a oportunidade de participar e falar sobre o que acredito ser bom para a melhoria da nossa cidade”, finalizou a estudante do Celem.
Ascom PMS