segunda-feira, 26 de junho de 2017

Rastreamento de Câncer de Mama fica em Sobradinho até dia 05 de julho




Com o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso aos serviços de saúde em toda a Bahia, o programa itinerante "Saúde sem Fronteiras" Rastreamento do Câncer de Mama iniciou hoje(26) em Sobradinho o atendimento as mulheres. O serviço acontecerá até 
o dia 05 de agosto. 
A unidade móvel, equipada com mamógrafos, está ao lado do Colégio Municipal 24 de Fevereiro, disponibilizando mamografias para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos da sede e do interior. 
Estão sendo ofertadas, diariamente, cerca de 140 mamografias. 
O secretário de saúde do município, Jailson Silva, ressaltou a importância de se fazer o diagnóstico precoce "Quando o exame mostra algum indicativo de câncer, a paciente é encaminhada para o tratamento adequado. O rastreamento faz parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Governo do Estado da Bahia, que desenvolve o programa "Saúde Sem Fronteiras" e em outras ações, oferece os serviços de odontologia e oftalmologia", explicou Jailson.
Para a dona de casa Maria Vitória, 54 anos, o acesso ao rastreamento no município é uma iniciativa importante “é um programa muito importante, pois normalmente nós não temos acesso a esses exames mais caros. Eu mesma nunca fiz um exame desses. E hoje estou aqui para saber se está tudo bem comigo," revelou.
Outra mulher que também já garantiu o exame foi Maria Inês da Silva, 62 anos. Ela tem tem histórico de câncer de mama na família e faz a mamografia anualmente "essa é uma boa oportunidade, pois é sempre uma dificuldade para conseguir esse tipo de exame. Desde cedo estou aqui para fazer esse exame e cuidar de minha saúde," disse  Maria Inês.
“Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. As pacientes serão encaminhadas para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama,”concluiu o Secretário de Saúde.


Ascom PMS