domingo, 19 de fevereiro de 2017

Chapa 1 vence a eleição do SINDCAN



ChapaCom 158 votos Antônio Bispo é o novo presidente do Sindicato.
A eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Casa Nova (SINDCAN) foi realizada na última sexta-feira, (17) na sede da entidade. O processo eleitoral transcorreu de maneira bastante tranquila e reuniu cerca de 300 servidores aptos a votar. A Chapa 1 encabeçada por Antônio Bispo foi a vencedora.
De acordo com o presidente interino, José Pedro de Oliveira Júnior, o SINDCAN existe desde 2005 e possui atualmente 524 servidores filiados. Ele revelou que no período em que assumiu interinamente o sindicato teve que organizar toda a parte administrativo-financeira da entidade.
“Eu encontrei a entidade sem a documentação que precisava para fazer levantamento de contas. A gente teve muito trabalho, questão de mudar bancos, fazer pagamento de contas. A gente precisou ter um período de organização e integração, para depois convocar as eleições”, disse.
Para José Pedro, o SINDCAN tem atendido as reinvindicações dos servidores, tem mantido um diálogo junto à nova gestão do município de exCasa Nova. “A gente tem atendido todas as reinvindicações que são somadas e que a gente consegue fazer alguma coisa, como reajustes salariais; tentamos também, neste período de tempo de 2005 até 2017, promover plano de carreira, mas infelizmente não tivemos condições de implantar; esperamos que a nova diretoria que venha assumir já consiga estes objetivos”, acredita.
“Também tivemos uma conversa com o novo prefeito,Wilker Torres, e ele se mostrou bastante compreensivo com a situação do servidor, pretende fazer uma reformulação, segundo ele, no Estatuto do Servidor. Então eu gostei do diálogo com o atual prefeito”.
O presidente interino disse ainda que o município conta com cerca de 2 mil funcionários efetivos, a maioria professores, e embora o número de filiações seja pouco mais de 500 servidores, ele acredita que a nova diretoria deverá trabalhar com a perspectiva de aumentar esse número de filiações ao SINDCAN.
A Chapa vencedora
A Chapa 1 “União em Defesa do Servidor” encabeçada por Antônio Bispo (presidente) e Roselvo (vice-presidente) foi a vencedora da eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos de Casa Nova. A Chapa vencedora obteve 158 votos válidos, a Chapa 2 - 59 e a Chapa 3 - 71 votos. De acordo com a comissão organizadora da eleição, apenas 2 votos nulos foram registrados no total de 290 votantes.
O presidente eleito Antônio Bispo da Silva Neto, disse da satisfação em participar desta eleição e ainda sair vitorioso, encabeçando a Chapa 1.
“Quero agradecer imensamente aos servidores, muita gente que saiu de suas casas e do seu trabalho, pra vim votar na gente. Nós já fazíamos parte do sindicato, eu era tesoureiro, tenho seis anos de sindicato, e a gente tem uma questão de legislação muito atrasada em Casa Nova, não poderia sair sem que essa legislação fosse modificada”, disse, destacando que a meta principal é o Plano de Cargos e Salários; a reformulação do Estatuto do Servidor que é de 1978, “e unir todos os grupos em prol do objetivo que é a luta pelo trabalhador”.
DSC 0253Sobre o entendimento com o atual prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, o recém-eleito presidente do SINDCAN disse acreditar no diálogo como forma de resolver pendências com os servidores do município.
“Em conversa antes do Wilker ganhar, ele esteve firmando um compromisso com a gente, de que iria olhar com carinho a questão do Estatuto do Servidor, que é o nosso grande problema aqui, que a gente está precisando de uma lei que dê direitos e deveres, e ele se comprometeu a sentar com a gente e discutir esta questão que é tão crucial para o sindicato hoje”, pontuou.
Antônio Bispo também destacou a importância de ampliar o número de filiados ao sindicato como forma de fortalecer a entidade, e assim poder reivindicar cada vez mais melhorias para a classe dos servidores.
“Temos a ideia de que podemos duplicar este número de filiados que tem no sindicato. Hoje no município de Casa Nova chega a quase 2 mil servidores e a gente tem uma média de 1/4, então a gente tem ideia de chegar a pelo menos 50% até o final deste mandato. Vamos trabalhar neste propósito”, concluiu.
De acordo com o regimento do Sindicato, a posse da nova diretoria será realizada 15 dias após a eleição, que deverá ser no início de março. A nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos de Casa Nova cumprirá um mandato de 4 anos, a partir deste.
A Chapa eleita está assim constituída: Antônio Bispo; Roselvo; Rogério Costa; Genilton; Clébio Roney; Vera Lúcia; Aurineto Afonso; Reginaldo Braga; Ruter Borges; Helena; Walter; Jarbas Café; Alex Freire; Clenilton; Hércoles; Cosmo; Jean.
Por Paulo Carvalho/Redação
Fotos: Luiz Washington