terça-feira, 24 de novembro de 2015

Juazeirense Luiz Galvão luta contra a diabetes e necessita de ajuda

Luiz Galvão, o autor dos sucessos dos Novos Baianos como “Acabou chorare”, “Preta Pretinha”, “Besta é tu”, entre outros, precisa de ajuda. O compositor do grupo, que nos anos 70 era formado por Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, entre outros, está com diabetes e necessita de dinheiro para bancar seu tratamento. Aos 78 anos, Luiz não pode mais voltar para Salvador, onde morava, e precisa viver com a mulher, Janete Galvão, em um apartamento alugado na capital paulista. Segundo Janete, a troca de endereço se fez necessária diante do quadro de saúde do marido.
O estado de Luiz piorou quando o compositor esteve em novembro no ano passado em São Paulo para lançar o livro que escreveu “Novos Baianos: A história do grupo que mudou a MPB” (336 páginas, Editora Lazuli, R$ 39,90). Segundo Janete, nessa época, a doença teve um pico que o levou ao hospital. “Após a internação, seu estado de saúde piorou e passou a exigir mais cuidados. A diabetes hoje está até controlada. Os efeitos colaterais da doença é que exigem um acompanhamento grande”, conta a mulher de Luiz, que está casada com ele há 32 anos com quem tem três filhos.
Vitaminas, dieta, idas constantes ao médico e prática de exercícios físicos para recuperar a massa muscular perdida com o emagrecimento provocado pelo diabetes fazem parte da rotina do escritor. “Não conseguimos mais voltar para a Bahia porque aqui em São Paulo tem mais recursos que em Salvador. Para mantê-lo aqui em tratamento, alugamos um apartamento e gastamos muito com remédios e tratamento”, diz Janete, que não foi esquecida pelos integrantes dos Novos Baianos. “Baby, Pepeu,  Moraes... Eles nos ajudam. Mas sabe como é, não é uma ajuda frequente. Os gastos são muito grandes.”
Janete acredita que a venda do livro de Luiz possa ajudar a melhorar a renda da família. “Queríamos divulgar a obra. Ela está atualizada e é um documento rico em termos de foto e conteúdo do grupo que tem um papel importantíssimo na nossa MPB. Além de texto, tem também uma material fotográfico riquíssimo”.
 
Antes de ter o estado de saúde agravado pelo diabetes, Luiz fazia shows performáticos onde declamava seus textos. "É uma batalha. Está puxado", diz Janete.