sábado, 18 de julho de 2015

Sobradinho realiza o II Seminário de Arqueologia


Sobradinho sediou nesta sexta-feira (17) o II Seminário de Arqueologia, uma ação prevista pelo Projeto de Resgate, Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial na Área de Implantação da Mina Suçuarana, em Jaguarari - BA que vem sendo desenvolvido pela equipe de Arqueologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em parceria com a Prefeitura de Sobradinho, Mineração Caraíba SA, o Instituto Habilis, a Fundação SOS São Francisco.
O Seminário teeve como objetivo atingir uma parcela significativa e representativa da população, principalmente os professores, estudantes, líderes comunitários, bem como as instituições que desenvolvem trabalhos nas áreas ambientais e culturais para  apresentar o contexto das pesquisas que estão sendo realizadas na região do Submédio São Francisco onde há evidências de ocupação pré-histórica há mais de 15 mil anos.
Apresentaram-se, também, impactos das obras de engenharia sobre o patrimônio ambiental e cultural do Vale do São Francisco. No município de Casa Nova, por exemplo, o Lago de Sobradinho promoveu a reativação das dunas que estavam inativas há mais de 5 mil anos, expondo e desestruturando artefatos cerâmicos e líticos que se preservavam nos sedimentos das margens do Rio São Francisco.
"Para que se implantem empreendimentos no Brasil, como por exemplo, a Mina de Suçuarana, a Barragem e o Parque Eólico de Sobradinho precisa-se atender políticas públicas que estabelecem mecanismos de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente. Realizamos um trabalho de diagnóstico, onde  fazemos pesquisas bibliográficas e entrevistas com os moradores locais para desvendar o contexto histórico e arqueológico da região dos empreendimentos. Um trabalho autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)", esclareceu Celito Kestering, um dos coordenadores do evento. 
Arqueologia é uma ciência que estuda a cultura material das sociedades do passado. O arqueólogo é um cientista que reconstitui o modo de vida de grupos que viveram em diferentes regiões e deixaram como prova de suas existências, muitos objetos que eles fabricaram e/ou utilizaram.
O registro arqueológico é formado pelo resultado da criação ou utilização de materiais que se conhecem como artefatos. Esses objetos permitem contar a história dos grupos mesmo que sobre eles não se tenha qualquer referência histórica.