quinta-feira, 9 de julho de 2015

Programa "Educação de Qualidade Social" será lançado em Sobradinho


A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, lançará amanhã, 10 de julho, às 15h30, no CEBEC- Centro de Bem Estar da Criança e do Adolescente, o programa "Educação de Qualidade Social", que congrega quatro projetos importantes para o desenvolvimento integral dos alunos da rede municipal de ensino.
O evento se estenderá até o dia 11, sábado, com atividades previstas pelos projetos, que são desenvolvidos durante todo ano letivo, beneficiando mil e quinhentos alunos das escolas municipais, dando a criança e ao adolescente o direito a aprender.
Os Projetos: 
LET- Leitura e Escrita de Textos 
Implantado no Sistema Municipal de Ensino em 2014, visa desenvolver o prazer pela leitura e escrita de textos em seus diversos gêneros, oportunizando aos educadores, equipe de apoio à educação e estudantes das escolas da Rede Municipal de Ensino, momentos de deleite de leitura espontânea, prazerosa e lúdica. A meta é envolver 100% da comunidade escolar nas ações do projeto, objetivando incentivar o público-alvo para  a leitura, melhorar o índice do IDEB e os resultados de aprendizagem e letramento. Em 2015, o LET traz uma nova roupagem e contará com "Tenda de Leitura", um equipamento que servirá as escolas e a comunidade e contará com a presença de uma equipe de profissionais capacitados para orientar e incentivar o hábito da leitura nos alunos e pessoas da comunidade. A "Tenda da Leitura" será montada nas escolas e em pontos estratégicos da cidade, cumprindo um cronograma que já terá início na próxima terça -feira, 14.  Na culminância do Projeto a SME reunirá as produções dos estudantes que fizeram as diversas leituras para uma publicação da coletânea produzida pelo meio escolar.
Segundo a Secretária Dulcilene Kestering, o município inova com este projeto e segue a linha de Paulo Freire, para quem o ato de ler implica na relação que as pessoas têm o  mundo, dando poder aos estudantes, através do conhecimento.
Programa Avançar na Aprendizagem
Projeto que visa a superação do índice de desenvolvimento da educação - IDEB -  2015-2017, bem como alfabetizar 200 crianças que necessitam de apoio psicopedagógico para garantir-lhes o direito de aprender.  Busca integrar ações que garantam e/ou permitam a autogestão por atores locais e pelas secretarias da educação e SEADS, através do CRAS e CREAS, envolvidos nas ações programadas e destinadas tanto à  melhoria da qualidade da educação pública municipal, quanto à autoestima dos alunos. Serão empreendidos esforços para a assimilação e apropriação de valores importantes  ao melhoramento da autoestima dos educadores, dos educandos  e das suas famílias. O projeto prevê a disponibilidade de 10 professores alfabetizadores e 5 profissionais de apoio, além dos professores titulares destes alunos, oportunizando-lhes  oficinas  centradas nas matrizes de referência da Prova Brasil. Dessa forma, a Secretaria da Educação, em parceria com a SEADS, estará  tirando algumas das metas do PME, recentemente publicado, para viabilizar uma educação pública de qualidade e de inclusão social. Os alunos receberão um kit completo de material de uso pedagógico e pessoal. Será implementado no contra turno em espaços organizados para receber este público alvo.
Projeto Xadrez e Matemática
Projeto garantindo através do Decreto Nº 095/2014, considerando a importância do xadrez para o desenvolvimento das capacidades cognitivas dos estudantes em idade escolar.
O Projeto Xadrez e Matemática será utilizado como um recurso pedagógico em sala de aula, por proporcionar que os estudantes passem por situações que requeiram a tomada de decisões, a utilização do pensamento crítico,  a aprendizagem dos erros, situações vistas em problemas matemáticos , possibilitando aos estudantes o desenvolvimento do raciocínio lógico.  A carga horária a ser utilizada para a implantação dessa modalidade de jogo, respeitar-se-á a matriz curricular de matemática, no Ensino Regular do Fundamental II.  Os professores e alunos receberão material elaborado com atividades direcionadas ao assunto. A direção do projeto é de responsabilidade do Professor Marcelo Conde e coordenado pelo Departamento Pedagógico da SME, que firmou parcerias com clubes, associações e federações dedicadas à prática do xadrez.
Mais Educação 
O Mais Educação oferece oficinas no contra turno para os alunos cadastrados no bolsa-família e oferece educação de tempo integral nas escolas de ensino fundamental, disponibilizando métodos de estudo, atividades pedagógicas, esporte, lazer, cultura e artes com objetivo de melhorar o processo ensino- aprendizagem.