segunda-feira, 13 de julho de 2015

Lula no volume morto



  
O cenário de crise, apontando para a degringolada do Governo Dilma, arrastaria, hoje, a oposição para uma vitória. Com recall da disputa frente a Dilma, o senador tucano Aécio Neves seria o mais beneficiado, conforme atestam todas as pesquisas. A mais recente, do Ibope, publicada na edição do Estadão de sábado passado, mostra Aécio batendo o ex-presidente Lula.
Se as eleições fossem hoje, Aécio Neves ficaria com 48% das intenções de voto contra 33% do petista. Votos brancos e nulos somam 15% e 3% não sabem ou preferem não responder. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de junho. No total, foram ouvidas 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 142 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Na segmentação dos entrevistados por renda e escolaridade, Lula ficaria à frente de Aécio apenas entre os que ganham até um salário mínimo e com até quatro anos de estudo. Caso o candidato do PSDB fosse o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, haveria um empate técnico com Lula.
O tucano teria 40% das intenções de voto ante 39% do ex-presidente. Brancos e nulos totalizam 17% e 4% não sabem ou não respondem. As perguntas sobre a disputa eleitoral foram incluídas em uma pesquisa mensal do Ibope que reúne questionamentos de diferentes clientes. O instituto não divulgou resultados de uma simulação de primeiro turno.
Para um bom entendedor, os dados acima mostram o reflexo do quadro de dificuldades que o País enfrenta desde a reeleição de Dilma, agravado com as revelações dos envolvidos na operação Lava-Jato em delações premiadas. Desde então, Dilma não consegue sair da defensiva, mesmo tentando criar uma agenda positiva no Exterior.
O desgaste do seu Governo contaminou, portanto, até Lula, considerado imbatível em qualquer cenário em que estivesse em discussão a sua entrada na disputa presidencial. Embora a distância de Aécio para Lula não seja grande, o fato é que o PT, se não conseguir superar o cenário adverso posto à frente, poderá inviabilizar seu projeto de se eternizar no poder.
MANIPULAÇÃO– Nova denúncia, publicada, ontem, na Folha de S. Paulo, aponta um suposto abuso que teria sido cometido pelos investigadores na operação Lava-Jato. Segundo a reportagem, o delegado Mário Fanton, que foi a Curitiba realizar uma sindicância sobre o grampo supostamente ilegal, denunciou pressões recebidas de colegas, lotados no Paraná, para abafar o caso. No relatório, Fanton citou explicitamente o delegado Igor Romário de Paula, que tem se colocado à frente da Lava-Jato, a quem acusou de querer "manipular as provas".