domingo, 12 de julho de 2015

Indicado de Dilma cobrou propina para campanha



(De O Globo)
Reportagem da ‘Veja’ diz que Ricardo Pessoa contou que fez o depósito após recado de Valter Luiz Cardeal de Souza
O empresário Ricardo Pessoa, dono da empreiteira UTC, afirmou em depoimento de delação premiada que Valter Luiz Cardeal de Souza, diretor da Eletrobras e considerado o homem da presidente Dilma Roussef na estatal, teria mandado o consórcio Una 3, que fechou contrato para tocar parte das obras da Usina de Angra III, "doar" para o PT a diferença de quatro pontos percentuais entre o desconto pedido pela Petrobras (10%) e o concedido pelo consórcio (6%).
A informação está na revista "Veja", que disse ter tido acesso a parte do depoimento de Pessoa. Cardeal negou, neste sábado, as acusações e disse que vai entrar com queixa-crime contra o delator.
Segundo a revista, a Eletrobras pediu desconto de 10% no valor cobrado pelo consórcio, formado pelas empresas Andrade Gutierrez, Odebrecht, Camargo Corrêa e UTC Engenharia. Depois de intensas negociações, o consórcio teria aceitado reduzir em 6% o valor. Cardeal teria então chamado executivos do consórcio. Teria sido "curto e grosso" e dito que "as empresas deveriam doar ao PT a diferença entre o desconto pedido pela Eletrobras e o desconto aceito por elas"