quinta-feira, 23 de julho de 2015

Festa do Vaqueiro em Sobradinho- Cultura, tradição e religiosidade



Sobradinho, distante 466 quilômetros da capital baiana, tem uma população estimada em mais de 22.000 habitantes. Faz parte da região administrativa integrada de desenvolvimento do polo Petrolina e Juazeiro. O município, que abriga a Usina Hidrelétrica de Sobradinho, foi idealizado, inicialmente, para servir de acampamento aos trabalhadores que seriam necessários para construção da barragem. O município conhecido como a "terra da barragem", possui o segundo maior lago artificial do mundo em espelho d'água e tem inúmeras potencialidades turísticas, que vão desde a navegação pelo Rio São Francisco, eclusa, esportes náuticos, trilhas, visitação as inscrições rupestres e conta também com um traço cultural forte, tendo como principal personagem a figura do vaqueiro.
Há 13 anos, o município realiza a tradicional "Festa do Vaqueiro", uma homenagem a esta figura emblemática da força, da resistência e da cultura nordestina. O Vaqueiro, responsável por cuidar do rebanho de gado, tem uma cultura particular, desde a sua indumentária própria feita de couro, composta por perneira (calça), gibão ( jaqueta de couro), chapéu (de couro de abas largas dobradas no meio), peitoral (avental de couro), luvas e botas também de couro, a suas cantorias no tanger do gado. São os aboios de riqueza poética e melódica, que emociona os sertanejos.
Na região do Vale do São Francisco, como em Sobradinho, é bastante comum ver por estradas de terras esses homens do sertão brasileiro, da área rural, vestidos de roupa de couro correndo atrás das reses, arriscando sua vida em plena caatinga, cantando seus aboios e completando um cenário carregado de originalidade.
Reconhecendo a sua contribuição histórica, cultural, econômica e social, com o objetivo de preservar essa tradição e fortalecer a atividade ainda tão resistente no município, a Prefeitura de Sobradinho, realizará de 31 de julho a 2 de agosto a 13 edição da Festa  do Vaqueiro, que conta na sua programação, com uma série de atividades culturais e religiosas, reunindo mais de 600 vaqueiros de toda região e atraindo pessoas das cidades circunvizinhas que se concentram na cidade para os festejos.
A festa começa com um café da manhã servido ao ar livre para os participantes, que saem em um grande cortejo pelas ruas da cidade, culminando com uma missa celebrada em frente à igreja do lugar, onde os vaqueiros recebem as bênçãos do pároco local e toda liturgia da celebração é baseada na cultura do vaqueiro, considerando a sua linguagem, cânticos e simbologia. 
Após a missa, acontece o "Forró da Espora", quando é servido um almoço aos participantes, encerrando as atividades da manhã.
Durante a noite, na Praça de eventos da cidade, é montada uma grande estrutura com dois palcos para shows musicais, parque infantil, barracas típicas, barracas para comercialização de produtos utilizados pelos vaqueiros e comércio de ambulantes. Um público estimado em quinze mil pessoas acompanha toda a programação, que já faz parte do calendário festivo da região do São Francisco.
Para o prefeito Luiz Vicente, a Festa do Vaqueiro de Sobradinho é mais que uma homenagem aos vaqueiros, é uma forma de manter a tradição e reconhecer a sua importância para a economia e cultura do município. "São 13 anos de muita tradição e nós temos promovido esta festa com o respeito e a grandiosidade que os nossos vaqueiros e a população merecem. Uma homenagem ao vaqueiro, ao homem do campo, guerreiro, que passa por adversidades, mas com a certeza que dias melhores virão. E o povo responde sempre com muita paz e com um evento de muito brilho", ressalta o Prefeito.
Para garantir a segurança da festa a Guarda Municipal, as Polícias Militar e civil e seguranças particulares, fazem patrulha em todo o espaço do evento. Um Posto médico é montado no local para atender possíveis ocorrências. Os profissionais da Saúde ficam de prontidão para cuidar de quem necessite de atendimento. Todas as secretarias municipais se envolvem na realização da festa para garantir o melhor atendimento aos visitantes e a população de Sobradinho.
Nos dois palcos acontecerão shows com as bandas Desejo de Menina, Zezinho da Ema, Sérgio do Forró, Ney Alves, Arreio de Ouro, Forró Pegado e mais atrações locais.