terça-feira, 28 de julho de 2015

Dilma vai à luta



   
Após reunião da presidente Dilma Rousseff com os ministros que integram a coordenação política, o ministro Eliseu Padilha (Aviação Civil) afirmou que o governo irá para o "embate político" nas votações no Congresso Nacional. Padilha foi questionado sobre as chamadas pauta-bomba que o governo pode ter de enfrentar no segundo semestre, que são temas delicados para o Planalto, como projeto que muda a correção dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), passando de 3% para cerca de 6%.
O governo alega que o projeto afetará programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida, e obras de saneamento básico, financiadas com recursos do fundo. O Governo também vai enfrentar a votação do projeto que reduz desonerações na folha de pagamento, que é defendido pelo Planalto, mas já teve a análise adiada no plenário da Câmara por falta de acordo.
Além disso, há debates polêmicos na pauta do Congresso, como redução da maioridade penal e o financiamento privado de campanha. "Temos que agir agora para que tenhamos condições, politicamente, de fazer com que a base, que é numericamente muito vantajosa, se posicione de forma majoritária nessas votações. Vamos para o embate político", afirmou.
Padilha argumenta que algumas pautas-bomba podem ter efeitos a serem "consumados por muito tempo", e não só no mandato da presidente Dilma Rousseff. "Queremos mostrar que a pauta-bomba não destrói o Governo. Ela destrói é a expectativa positiva de todos os brasileiros", disse.
Em reunião com o seu conselho político, Dilma analisou “o que virá” no início do segundo semestre no Congresso Nacional e assistiu a uma apresentação do ministro Nelson Barbosa sobre a revisão da programação fiscal do governo. Na semana passada, o governo anunciou a redução da meta fiscal para 2015, além de anunciar um novo corte no Orçamento.