terça-feira, 21 de julho de 2015

Cunha: Pacto será discutido no 2º semestre



A discussão sobre o pacto federativo no segundo semestre, na Câmara dos Deputados, será inevitável, se depender do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ele já manifestou algumas vezes intenção de incluir o tema na pauta dos próximos meses e, para atingir essa meta, tem frequentado sua sala no Congresso Nacional, em pleno recesso branco, debruçando-se sobre propostas que tratam do equilíbrio de forças entre os entes federados.
Na carona da matéria, Cunha pretende também tratar da reforma tributária, que, segundo ele, é consequência do pacto federativo. Ele disse, hoje, que tratar a reforma tributária isoladamente do pacto pode acarretar erros. “Então, estou pegando todas as propostas, que são muitas. Levei muita coisa para casa ontem [20]”, explicou. O parlamentar adiantou que aproveita a queda no ritmo de atividades da Câmara para tratar também de questões administrativas.
Outro assunto que Cunha pretende definir é a a reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Ele tem dado recado claro para que o governo encampe um projeto próprio para que os deputados se posicionem e disse que não aceitará nova proposta sobre o tema, enviada pelo Senado. Hoje, Cunha se encontraria com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para tratar sobre o assunto, mas o encontro foi adiado e deve ocorrer na próxima segunda-feira, na capital paulista.
Sobre a pauta da Câmara na volta do recesso – na primeira semana de agosto –, Cunha garantiu que não haverá mudanças. Na fila de matérias a serem concluídas pelo plenário está a finalização da proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma política, o segundo turno de votação da PEC da Maioridade Penal, a análise das contas de governos, que já estão prontas para ser votadas, e o projeto de lei que muda as regras de correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).