sábado, 20 de junho de 2015

Vereadores Damião Medrado e Sargento Bastos entregam solicitação a reitor da UNIVASF

Cordialidade e pontos de vista próximos marcaram o encontro na manhã desta sexta-feira (19/06) entre o Reitor da UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco e o Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Bahia, Vereador Damião Medrado (PSD), acompanhado do vereador Adriano Amorim Bastos (Sargento Bastos - PROS).
O encontro, realizado na Reitoria, solicitado pelo Vereador Bastos, teve como objetivo principal levar ao Reitor o agradecimento da Câmara de Vereadores pelo envio do Pro Reitor de Ensino na audiência pública em que se discutiu o denominado “bônus” para ingresso na UNIVASF. O Vereador Bastos entregou ao Reitor documento dos vereadores de Juazeiro em apoio à requerimento dos estudantes da região para a adesão ao chamado “bônus” no quantitativo das vagas para os novos processos seletivos da instituição.
No documento, os vereadores justificam seu posicionamento, se mostram favoráveis à proposta e buscam uma discussão mais direta com a Universidade. “Essa bonificação seria muito importante para os estudantes da região. Se essa prática é viável em outras cidades, por que não aderir aqui também? ”, questionou o Vereador Bastos.
Para o Presidente Damião Medrado não se trata de uma “cota” ou um benefício permanente; “até porque as (universidades) federais de estados vizinhos já adotaram esta sistemática e nossos estudantes acabam por encontrar uma barreira a mais quando querem estudar fora” – pontua – “Em contrapartida a UNIVASF não tem diferencial para o acesso e nossos estudantes levam desvantagem em relação aos que vêm de fora”.
Ressaltando que inicialmente tinha resistência à adoção destes “bônus”, o Reitor Julianeli Tolentino, disse ter repensado sua opinião inicial, pelos mesmos motivos expostos pelo Presidente: “As Universidades de Pernambuco, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte adotaram esta sistemática. A UNIVASF acabará por ficar isolada”.
Explicando que a adoção ou a inclusão de novos métodos para ingresso na Universidade têm de ser aprovados pelo Conselho Universitário, ele disse que o documento fundamentando o pedido será levado à reunião do Conselho realizada nesta sexta-feira para ser incluído na pauta de discussão da próxima reunião: “Acredito que se aprovada a proposta, já teremos um bônus, que poderá ser de 10% a 20%, para os estudantes nascidos na região de abrangência da UNIVASF e que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas, para os que fizerem o ENEM neste ano”.
Sobre o bônus:
A proposta é de que os egressos do Ensino Médio de escolas públicas e nascidos na região recebam uma bonificação na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida é para diminuir a quantidade de alunos da região que precisam estudar em outras localidades.
O sistema de bônus regional já acontece na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Caruaru e Vitória de Santo Antão e também na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó. Nestas instituições a bonificação está em vigor, sendo 10% na UFPE e 20% na UFRN.