terça-feira, 2 de junho de 2015

PT adverte Dilma: pode vir guinada à esquerda



Para aplacar setores críticos ao governo, a ala majoritária do PT articula um “recado” a Dilma no Congresso: um texto pedindo que adote medidas caras à sigla, como a taxação de fortunas.
Se ela não atender o apelo, o partido ficará livre para uma guinada à esquerda, mas sem ruptura.  A informação é de Vera Magalhães, hoje na Folha de S.Paulo.
Revela ainda a colunista que adiscussão sobre a maioridade penal expõe a divisão entre o vice-presidente e coordenador político do governo, Michel Temer, e a ala petista do Palácio do Planalto. Temer acha que o governo não deve articular a votação no Congresso nem se opor de forma institucional à redução da maioridade. O próprio vice acredita que a revisão da idade não é a melhor solução para a violência, mas comunga da tese de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de que esse não é um tema do governo.
Já os petistas avaliam que a cautela é sintoma de um governo fragilizado e que Dilma se reaproximaria de seu eleitorado caso condenasse claramente a mudança na regra