sexta-feira, 19 de junho de 2015

Prefeitura de Sobradinho realiza campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos




A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e em parceria com a Acavasf - Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco, está desenvolvendo a II Campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos em todas as comunidades do Interior do Município.
Durante todo o dia de ontem, terça-feira, as equipes visitaram as associações das comunidades rurais, recolhendo embalagens e também orientando os agricultores sobre a importância de dar uma destinação correta a este tipo de material, que traz danos a saúde e ao meio ambiente. 
Esta ação de preservação do meio ambiente é contínua no município de Sobradinho e visa diminuir os riscos para a saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente.      
A Acavasf funciona como uma central de recebimento de embalagens e tem um papel importante na redução do número de embalagens abandonadas na lavoura, estradas e às margens de mananciais d'água na região.
"Estamos trabalhando em conjunto com a iniciativa privada nesta campanha para o destino final das embalagens em Sobradinho, que tem uma forte vocação para a lavoura e o uso dos agrotóxicos é bastante comum. Tivemos um resultado positivo na primeira edição da campanha, ano passado, e esta iniciativa visa atender as exigências estabelecidas pela Lei Federal n.º 9.974 de 06/06/00 e Decreto n.º 3.550 de 27/07/00, uma nova legislação federal que disciplina a destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos e determina as responsabilidades para o agricultor, o revendedor e para o fabricante" , esclareceu Patrícia Martins, Secretária de Agricultura e Meio Ambiente.