sexta-feira, 12 de junho de 2015

Câmara de Vereadores foi decisiva para construção do PME de Juazeiro

Com referências elogiosas à atuação da Presidência da Câmara de Vereadores de Juazeiro, o Prefeito Isaac Carvalho e o Procurador Geral, Eduardo José Fernando, sancionaram na manhã desta quinta-feira (11/05) a Lei que reformula o Plano Municipal de Educação, instrumento legal para nortear as políticas educacionais no município. 
O texto da Lei, com a assinatura testemunhal do Presidente da Câmara, Damião Medrado; do Secretário de Educação, Clériston Andrade e do Presidente da APLB-Sindicato, Expedito Ferreira de Vasconcelos, reformula o PME criado em 2010 para adequação ao PNE-Plano Nacional da Educação, estabelecendo novas prioridades para o acesso de crianças a creche, pré-escola e ao ensino fundamental e terá vigência de 10 anos. 
Resultado do processo de discussão que envolveu a comunidade, com a participação decisiva dos Vereadores; aprovado por unanimidade na Câmara no último dia 09, coube ao Presidente Damião, após a explanação técnica do Secretário Clériston, historiar o processo de participação da edilidade na elaboração do PME:  
"Atendemos, com presteza a solicitação do Secretário de Educação e indicamos a Vereadora Poliane Amorim para participar do grupo que redigiu o PME, desde os primeiros momentos até a sua forma definitiva. Realizamos, em conjunto com a SEC uma audiência pública, nos reunimos com a APLB e com gestores, vereadores participaram de discussões nas unidades escolares de suas comunidades. Posso dizer que esta Lei é fruto da discussão, do diálogo e do entendimento entre a sociedade civil e o poder público". 
“Estamos orgulhosos de participar desse momento. Não estamos aqui apenas para criar e aprovar leis, mas debater com a sociedade civil organizada as diretrizes de uma educação de excelência”, destacou, ressaltando a participação dos 21 vereadores e agradecendo aos que estavam presentes: Antônio Caffé, Eduardo Lopes, Poliane Amorim, Josival Batista (Joca), Sargento Bastos e Jean Gomes. 
PNE 
Instituído pela Lei nº 13, de 25 de junho de 2014, o novo Plano Nacional da Educação tem a vigência de 10 anos e estabelece vinte metas nacionais objetivando avanços no sistema de ensino do Brasil. A partir deste momento foram realizadas conferências estaduais e municipais de educação para elaboração e implantação do plano municipal.
Iana Lima e Manoel Leão Ascom CMJ Foto: Joselito Tavares