sexta-feira, 5 de junho de 2015

Apesar do Exército, a Ilha do Fogo é do Povo!

Diante da informação oficial de que o 72 BIMtz irá repassar a Ilha em definitivo para a Prefeitura de Petrolina, o Coletivo Amigos da Ilha enviou nota oficial, veja:
Após um longo período de “distensão lenta, gradual e segura”, prática, diga-se de passagem, muito conhecida das forças armadas brasileiras, o Comando do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72° BIMtz) tornou público a sua incapacidade em administrar a ilha, e, sobretudo, quais eram as verdadeiras intenções do Exército em ter a Ilha do Fogo.        
Foram três longos anos de maus-tratos e privação de lazer e diversão para o povo ribeirinho, mas agora esperamos que a Prefeitura Municipal de Petrolina tenha atitudes e ações diferentes daquelas praticadas pelo Exército, tornando a ilha um espaço público de fato, com livre acesso e condições dignas de uso. A luta popular devolveu a ilha ao povo, mas ainda estamos longe de ter a ilha que queremos.
A nota oficial divulgada pelo 72º BIMtz nos enche de esperança, mas nos deixa também muito preocupados, pois delegar a posse da Ilha do Fogo à Prefeitura Municipal de Petrolina é um retrocesso! Durante esses três anos de luta, a prefeitura de Petrolina nunca se apresentou como parceira do legítimo movimento em defesa do espaço público, nunca demonstrou interesse pela ilha e, inclusive, quando assumiu compromissos para o bom funcionamento do espaço não os cumpriu. O Prefeito Júlio Lóssio, além de intransigente, não preza em sua administração pelo bem estar dos cidadãos, e muito menos pelo cuidado com os equipamentos públicos, vide as condições de nossas praças e parques.
Diante disso, reafirmamos o nosso compromisso incessante com a defesa do espaço público e a luta por uma Ilha do Fogo com segurança, acessibilidade e estrutura digna para o nosso povo! Hoje temos a certeza de que só a luta e a vontade popular podem transformar a realidade e que apesar do Exército e da omissão do poder público local a Ilha do Fogo é do Povo e “amanhã vai ser outro dia”!