quinta-feira, 7 de maio de 2015

Fortalecendo a Primeira Infância no Semiárido é o tema da Semana do bebê em Sobradinho

"Fortalecendo a Primeira Infância no Semiárido". Será este o tema da Semana do Bebê, em Sobradinho, que acontecerá no período de 11 a 18 de maio, obedecendo a uma programação vasta, que fará uma reflexão sobre o contexto econômico, cultural e social desta região, valorizando a identidade e costumes do seu povo, com vistas a melhorar a qualidade do atendimento e assistência a primeira infância e suas famílias. As Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e as articuladoras do selo UNICEF, elaboraram uma programação com atividades dirigidas aos profissionais de saúde, da rede de assistência social, educação, família e sociedade. 
A abertura da semana, dia 11, acontecerá na Comunidade Indígena Truká, com homenagem as mães, entrega da chave da cidade pelo prefeito Luiz Vicente Berti ao bebê cacique de dois meses e apresentação de ritual religioso indígena. Na Universidade Federal do Vale do São Francisco, parceira da "Semana do Bebê", acontecerá uma série de palestras e mesas redondas e minicursos dirigida aos profissionais que atuam nas áreas que envolvidas no trabalho com a primeira infância. 
Durante toda semana as atividades seguem nas unidades de saúde da família, escolas, creches, CRAS, CREAS, quando serão abordados temas como:  amamentação, direitos das gestantes e dos bebês, cuidados com a puérpera, parto humanizado, direito de brincar, direitos das crianças e adolescentes, convivência e inclusão social. O encerramento da semana, dia 18, acontecerá também na Comunidade Indígena Truká, com a participação de crianças, adolescentes e famílias.
A semana do Bebê é uma mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças até seis anos uma prioridade para os municípios brasileiros. Com o objetivo de unificar as realizações da Semana do Bebê no Vale do São Francisco os municípios de Juazeiro, Petrolina  e Sobradinho , se uniram para realizar o evento proposto pelo UNICEF, numa programação integrada,  garantindo uma maior visibilidade as questões da primeira infância. 
"Vamos trabalhar as políticas públicas para a primeira infância de maneira unificada, já que as demandas são comuns e, de forma conjunta, poderemos dar mais visibilidade a semana e encontrar soluções que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da primeira infância numa visão mais eficaz, ampla e integrada." afirma a Representante da Comissão da Semana do Bebê Regional em Juazeiro, Carla Lorena Pesqueira.
"Em Sobradinho elegemos como uma das nossas prioridades, as questões referentes a infância e a adolescência. Esta é pauta diária da gestão. A Semana do Bebê será um momento ímpar, já que propõe ações conjuntas com outros municípios. Aqui no município a semana será fruto de um trabalho multisetorial. As Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde e Educação estão envolvidas e comprometidas em garantir mais qualidade de vida as nossas crianças e também em sensibilizar as famílias e a sociedade a se engajarem nesta campanha" ressaltou Fernanda Sanjuan, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Sobradinho.