quinta-feira, 14 de maio de 2015

Dilma hoje em PE: que não desça de mão vazia



(Do Diario de Pernambuco )
Na agenda oficial da presidente Dilma Rousseff em Pernambuco, hoje, às 11h, a viagem inaugural do navio petroleiro André Rebouças e batismo do Marcílo Dias, ambos fabricados pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Suape. Nas entrelinhas, a mensagem de que, ao contrário do que prega a oposição e as medidas de arrocho fiscais e econômicos, o Brasil não está parado, os investimentos em infraestrutura seguem e a indústria naval se mantém “viva”, como apregoou o senador Humberto Costa no início da semana. Governistas, entretanto, passaram o dia na expectativa de que a petista não chegue no Estado “de mãos vazias” e anuncie algo para o setor.

Um dos pleitos é a negociação das dívidas, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de empresas que prestaram serviço à refinaria e ficaram sem receber da Petrobras. O receio é que isso comprometa ainda mais a construção dos navios contratados e gere mais demissões no estaleiro. Os deputados federais de oposição não economizam nas críticas.

 A previsão é de que Dilma chegue ao Recife às 10h30. Ela vem acompanhada dos senadores Humberto Costa (PT) e Fernando Bezerra Coelho (PSB), do ministro de Desenvolvimento Econômico Armando Monteiro e da deputada federal Luciana Santos (PCdoB).
O governador Paulo Câmara recebe a presidente e segue com ela de helicóptero até Suape, onde a petista discursa para os trabalhadores do estaleiro. A cerimônia ainda contará com as presenças do presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, e do presidente da Transpetro, Cláudio Campos