segunda-feira, 11 de maio de 2015

Aliados de Cunha contra novo mandato de Janot


Deputados pretendem apresentar nesta semana emenda que proíbe a recondução ao cargo do procurador-geral da República – incluindo o atual ocupante do posto, Rodrigo Janot, responsável por inquéritos contra políticos na Operação Lava Jato.
O deputado federal Paulinho da Força (SDD-SP) já iniciou a coleta de assinaturas para a apresentação da emenda, que será incluída na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que fixa o mandato dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). "A recondução de um procurador-geral já viciado não é boa para o Ministério Público. É importante que haja uma oxigenação", disse Paulinho.
Paulinho é aliado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), alvo de inquérito no STF por causa da Lava Jato. Desde março, quando foi divulgada a lista de autoridades envolvidas, Cunha está em confronto com Janot.
Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República solicitou registros do sistema de informática da Câmara relacionados a Cunha. Procurado pela Folha, Cunha afirmou desconhecer a movimentação de Paulinho e nega querer retaliar Janot.
Para desgastar o procurador-geral, Paulinho já pediu à CPI da Petrobras que ele seja ouvido para explicar vazamentos da Lava Jato. O deputado quer também a quebra do sigilo telefônico de Janot.