sexta-feira, 3 de abril de 2015

Pesquisa indica vitória de Aécio sobre Lula



A primeira pesquisa eleitoral pós-eleição indica que o senador Aécio Neves (PSDB) venceria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma eventual disputa para presidente do Brasil. O levantamento foi realizado pelo Paraná Pesquisas. O instituto ouviu 2022 eleitores em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal entre os dias 26 e 31 de março. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa estimulada, quando os candidatos são apresentados ao eleitor, Aécio Neves derrotaria Lula e a ex-senadora Marina Silva (PSB). O tucano aparece com 37,1% das intenções de voto; seguido pela pessebista, com 24,3%. O ex-presidente Lula recebeu 17,9% das intenções de voto. Eleitores que declararam nenhum somam 11%. Eleitores que disseram não saber em quem votar aparecem com 9,6%.
Em um confronto direto entre Aécio Neves e Luiz Inácio Lula da Silva, o tucano também sairia vencedor. Quando perguntados se as eleições fosse agora e os candidatos fossem Aécio e Lula, 51,5% dos entrevistados declararam voto em Aécio Neves contra 27,2% do ex-presidente. Eleitores que declararam nenhum somam 11,1%. Não sabe acumula 10,3%.
Quando o cenário envolve a presidenta Dilma Rousseff (PT), Marina Silva e Aécio Neves, o tucano também sairia vencedor. Aécio aparece com 39,2%; seguido por Marina, com 27,6% e Dilma, com 19,4%. Eleitores que declaram não saber em quem votar somam 8,5% e em nenhum dos candidatos somam 8,3%.
No embate direto entre Aécio Neves e Dilma Rousseff, o tucano recebe 57,2% das intenções de voto contra 19,4% de Dilma. “Nenhum” soma 13% e “não sabe” somam 10,4%.
O Paraná Pesquisas também avaliou a administração da presidenta Dilma Rousseff. Entrevistados que disseram desaprovar a gestão da petista somam 74%. Os que disseram aprovar somam 20,5%. Não sabe/não respondeu, 5,5%.
(Do blog Diário do Poder)