quarta-feira, 8 de abril de 2015

Otto recebe Damião e assume compromissos com produtores

O Vereador Damião Medrado (PSD), Presidente da Câmara de Juazeiro foi recebido pelo senador Otto Alencar (PSD) no final da semana passada em Salvador. Acompanhado do Deputado Federal José Carlos Araújo (PSD), o presidente levou a Otto as reivindicações dos produtores dos perímetros irrigados da região de Juazeiro, sintetizadas em um documento onde expõem suas maiores dificuldades: preço da água, custo de transporte, vias de acesso, custo da energia, financiamento e a preocupação com a crise hídrica, que deixa em segundo plano o uso da água para o plantio, priorizando a geração de energia.
“As condições de produção dos perímetros irrigados estão defasadas e ultrapassadas, caras e ineficientes. Só políticas públicas de incentivos, investimento maciço em novas tecnologias de irrigação e uso consciente da água, podem criar alternativas rentáveis para o pequeno produtor dos perímetros. Isso passa por uma política diferente na CODEVASF, pelo envolvimento dos órgãos técnicos dos governos federal e estadual” – diz Medrado – “Levei ao senador os pleitos dos produtores e recebi dele a garantia de uma audiência com as lideranças dos perímetros. Vamos agendar esta audiência, reunir os representantes dos produtores e discutir com o Senador as reivindicações dos perímetros irrigados”.
Medrado, confiante, diz “não há milagres para solucionar os problemas”, mas “existe, por parte do Senador Otto Alencar, uma grande vontade política e disposição de cobrar do governo federal uma postura de atenção e respeito aos nossos produtores”.
A região do Salitre, “que deixou de ser uma referência na produtividade”, segundo Medrado, sofre intensamente os efeitos da estiagem: “O Salitre pode voltar a ser o celeiro produtivo da região. Mostrei isso ao senador, levei o pleito da União das Associações do Salitre – UAS e já marcamos uma reunião com os produtores. Vamos discutir a sério alternativas que comtemplem o Salitre, o fornecimento de água e energia, a perenização do rio, a melhoria das estradas, a garantia de safra, financiamento e a situação fundiária. O Senador nos garantiu que além das medidas urgentes e paliativas temos de concentrar esforços para garantir o desenvolvimento auto sustentável” – defende Medrado, citando Malan, Bubú e outras lideranças que vão sentar com o Senador e expor suas dificuldades e o que pode ser feito de imediato.
“Não tenho dúvidas que há um grande interesse do senador, um compromisso firme e sério de nosso partido e força política trabalhando a favor de nossos produtores” – afirma o Presidente Medrado. Do Deputado Federal José Carlos Araújo, que visita Juazeiro nesta sexta-feira (10?04), Damião reivindicou e conseguiu uma emenda no valor de 250 mil reais para aquisição de trator.