terça-feira, 14 de abril de 2015

Acredite se quiser: cinco filhos



A encarregada de vendas Karina Bárbara Barreira deu à luz quíntuplos nesta segunda-feira (13) no Hospital Sepaco, na Zona Sul de São Paulo. A cesárea ocorreu um dia depois de a gestante completar sete meses de gravidez.
 O menino e as quatro meninas foram levados para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, mas passam bem. As próximas 48 horas são consideradas as mais delicadas pelos médicos, mas a equipe avalia que todos têm boas condições de sobreviver. A mãe também está bem, de acordo com o hospital.
 Emocionado, o pai João Biagi Júnior disse que viveu todos os sentimentos misturados. "Não tem uma palavra para definir", afirmou. O parto mobilizou três obstetras, dois anestesistas, oito pediatras, três enfermeiras e seis técnicas em enfermagem em uma sala de cerca de 60 metros quadrados, preparada para procedimentos de alta complexidade.
A cesárea durou cerca de 40 minutos. Três minutos foi o tempo entre a retirada do menino com 1,185 kg, o primeiro a nascer, e da última menina, que tinha 0,715 kg. A menor menina foi a quarta a ser retirada e estava com 0,595 kg. As outras duas meninas pesaram 0,905 kg e 0,930 kg.
 “Nesse momento crítico do nascimento era fundamental o tempo entre o primeiro e o último. A operação tinha que ser rápida para a gente poder dar a mesma oportunidade para o primeiro e para o último. Conseguimos entregar as crianças para o grupo da pediatria em excelente estado”, afirmou o obstetra Carlos Del Roy.
 Segundo os médicos, nenhum bebê nasceu mal ou precisou ser reanimado. “A condição de vitalidade era muito boa e eles continuam muito bem. Eles são bebês imaturos e vamos ter que trabalhar com isso. A gente acha que logo logo esses bebezinhos vão estar bem”, disse o pediatra Lúcio Flavio Lima.