sexta-feira, 27 de março de 2015

Sobradinho forma turma do projeto "Caminhos do Cuidado"





Depois de dois meses de capacitação através do Projeto "Caminhos do Cuidado", profissionais da saúde de Sobradinho concluíram no  dia 25, as atividades teóricas que vão subsidiar o trabalho que realizam em saúde mental, álcool, crack e outras drogas. 

O Projeto chegou ao município, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde, com o objetivo de capacitar os agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da atenção básica para fazer o atendimento e acolher usuários e dependentes do uso de drogas. 53 profissionais participaram do treinamento recebendo informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre a redução de danos.

O Projeto "Caminhos do Cuidado" , visa melhorar a atenção ao usuários e seus familiares por meio da qualificação dos profissionais da rede de atenção básica à saúde. Esta ação se insere no eixo "cuidado" do plano integrado de combate ás drogas "Crack , é possível vencer, do Ministério da Saúde.

" O uso das drogas, atualmente, é uma questão de saúde pública. Nós temos uma preocupação muito grande com esta parcela da comunidade que necessita de um atendimento especializado para vencer as drogas, que causam enormes sofrimentos psíquicos. Nos empenhamos para trazer esse projeto para Sobradinho e assim qualificar nossos profissionais para que eles possam realizar um atendimento humanizado e acolhedor, buscando a redução de danos e, principalmente, a ressocialização destas pessoas, seja na família, no mercado de trabalho ou na sociedade" , ressaltou o Secretário Municipal de Saúde Antônio Carlos (foto).