sábado, 21 de março de 2015

Nível baixo da barragem de Sobradinho já assusta ribeirinhos


15217


A dona de casa Rosimery da Silva, 47, está assustada com o baixo nível do Lago de Sobradinho, maior reservatório do país em área alagada, localizado no norte da Bahia.
Por causa da forte estiagem que afeta a região, na quinta-feira (19), o índice da represa era de 17,44% de sua capacidade, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema). O reservatório fica no rio São Francisco, tem  320 km de extensão e capacidade de armazenar 34,1 bilhões de metros cúbicos de água.
“Fico triste quando vejo ele [o reservatório] assim. Tenho medo que seque ainda mais”, lamenta Rosimery. Ela mora às margens do lago artificial que é considerado um dos maiores do mundo.
Ela lembra que, nos últimos três anos, a beira do rio tem ficado cada vez mais distante de onde vive. Rosimery conta que antes bastava colocar os pés para fora de casa para pegar água. “Acho que o rio já recuou uns 300 metros durante esse tempo”, calcula.  Com isso, ela foi obrigada a instalar uma bomba para levar água até sua casa.
Estefânio Luiz, 23, cuida do criadouro de tilápias que era do seu pai, morto há três anos. Ele fala que, à medida que a represa vai ficando rasa, ele tem de colocar as gaiolas onde cria os peixes cada vez mais distante das margens. “Isso é perigoso por causa de furto”, diz.
Nível baixo
O nível do reservatório de Sobradinho, considerado crítico, é o menor entre as represas usadas para geração de energia das regiões Norte e Nordeste, de acordo com o ONS.
Em pior situação estão reservatórios localizados no Sudeste e no Centro-Oeste, como Ilha Solteira (SP) e Três Irmãos (SP), que estão zerados e usam o volume morto (água que fica no fundo das represas); Nova Ponte (MG), com 16,93% de água; Furnas (MG), com 16,76%; e Itumbiara (GO), com 13,92%.
Os reflexos do baixo nível das represas são conta de luz mais cara e aumento do risco de racionamento. Na semana passada, o Banco Central previu que o preço da energia elétrica vai subir, em média, 38,3% em 2015. (Fonte:Uol/Foto: Ivan Cruz)