quinta-feira, 5 de março de 2015

Merendeiras da rede municipal de Sobradinho participam de curso de capacitação





As merendeiras da rede municipal de educação de Sobradinho participaram de oficina realizada pelo projeto "Tecendo Elos Na Comercialização dos Produtos Da Agricultura Familiar no Território Do Sertão do São Francisco,  COOPERCUC- Cooperativa Agropecuária Familiar que atua nos município de Canudos, Uauá e Curaçá.
O Projeto tem o objetivo de contribuir para ampliar a comercialização da agricultura familiar a partir de processos sócio educativos e visa o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários  da  agricultura familiar no território do Sertão  do São Francisco.
Uma das ações estratégicas  do Projeto é a capacitação de cozinheiras de escolas da rede pública municipal e estadual que adquirem alimentos da agricultura familiar através de políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar.
O município de Sobradinho, investe  mais do que preconiza os programas em produtos da agricultura familiar na merenda escolar, inclusive introduziu o pescado no cardápio oferecido aos alunos.
Na conclusão do curso, a facilitadora da oficina, a nutricionista Neide Rido e alunas, fizeram uma demonstração das receitas que foram trabalhadas na oficina.
Pratos alternativos, com ingredientes que geralmente são desperdiçados , a exemplo de manga e mamão verdes, tomates maduros, talos e folhas. As merendeiras também aprenderam a elaborar pratos saborosos e de apresentação surpreendente com produtos como: mandioca, melancia, abóbora, beterraba, etc.
A Prefeitura garantiu o apoio logístico ao Projeto que foi muito bem recebido pela merendeiras do município,.Elas  participaram, efetivamente, das aulas, demonstrando total interesse em inovar no dia a dia da alimentação dos  alunos, que ganharão muito na qualidade da merenda.