terça-feira, 17 de março de 2015

FHC: corrupção na Petrobras é frouxidão do PT



O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) rebateu, hoje, a afirmação do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de que o governo tucano abriu "a porteira da corrupção" na Petrobras "ao ignorar a lei de licitação nº 8.666". Para FHC, os governos do PT afrouxaram critérios na estatal e a declaração do parlamentar é uma tentativa de desviar o foco da corrupção para o passado.
"Não se imaginava que houvesse a frouxidão de critérios que aconteceu posteriormente, nos governos petistas (...). Menos ainda se pensava possível a tácita conivência dos governos que nomearam, por intermédio do Conselho de Administração, diretores ligados a esquemas de financiamento partidário, tal como se está vendo com base nos dados  levantados pela operação Lava Jato", respondeu Fernando Henrique por meio de nota.
"Desviar do foco da corrupção para o passado é manobra que não se sustenta. Ele está na conduta delituosa de agentes públicos e privados, somado à leniência governamental. Até porque um mero decreto poderia ter sido revogado nos doze anos de petismo, fosse ele a causa real da corrupção e houvesse vontade no governo para combatê-la", prosseguiu o ex-presidente.
Cunha disse ontem no programa Roda Viva, da TV Cultura, que o decreto 2.745, editado por FHC em 1998 e que regulamentou o regime diferenciado simplificado de contratações da Petrobras, teria facilitado a formação de cartel na petrolífera.