quinta-feira, 19 de março de 2015

Ex-prefeito de Afrânio nomeado por Paulo Câmara enfrenta vários processos por irregularidades durante gestão diz secretário

Osvaldo Cavalcanti
A nomeação do ex-prefeito de Afrânio, Carlos Cavalcanti, como assessor especial do governador Paulo Câmara (PSB), causou espanto e indignação à população local de Afrânio e regiao. O nome dele está no meio de uma lista de ex-prefeitos que foram apadrinhados pelo governador com cargos na atual gestão estadual. A nomeação de Carlinhos foi publicada no Diário Oficial do dia 13 deste mês.
A indignação dos afranienses se explica, porque o ex-gestor que governou a cidade entre 2009 e 2012, enfrenta uma série de processos por improbidade administrativa praticada durante o seu mandato. Segundo o secretário de governo atual da Prefeitura de Afrânio, Osvaldo Cavalcanti, a nomeação de Carlinhos foi recebida como uma afronta pela população.
“São muitos os ilícitos praticados pelo prefeito. A cidade está indignada com esta nomeação, principalmente neste momento quando o País se manifesta contra a corrupção. São vários processos que o ex-prefeito Carlos Cavalcanti responde, por conta de irregularidades financeiras e de prestação de contas e obras que deixou inacabadas no município”, declarou Osvaldo.
Para citar alguns dos processos de Carlinhos que tramitam na justiça, pode-se destacar prestações de contas irregular e não cumprimento de convênios com diversos órgãos como o Ministério do Turismo, secretaria de Educação do estado, Secretaria das Cidades, de Desenvolvimento Econômico e com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação.
O secretário informa que as contas do ex-prefeito nomeado assessor especial do governo do estado, já foram inclusive, rejeitadas pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE).Já foi inclusive, condenado pela Justiça Federal em três processos para ressarcir aos cofres públicos mais de 600 mil reais. “Recebemos inúmeras manifestações de moradores revoltados com essa nomeação do governador Paulo Câmara”, acrescentou Osvaldo Cavalcanti.
No argumento em defesa da convocação dos ex-prefeitos pelo secretário executivo de Articulação com os Municípios, Anchieta Patriota diz que são ex-gestores que administraram com êxito seus municípios. “Como êxito, se recebemos um município endividado sem ter nem condições de celebrar convênios? Acho que o governador Paulo Câmara esqueceu de dá uma checada melhor no curriculum do ex-prefeito de nossa cidade”, finalizou o secretário de Governo de Afrânio.