sexta-feira, 6 de março de 2015

Configurações de postagens Marcadores Programar Link permanente Local

O município de Sobradinho esteve representado em uma reunião que aconteceu na capital baiana, entre integrantes do Fórum Baiano de , Sobradinho, Consórcios Públicos Territoriais e o  secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues e equipe. O encontro teve como objetivo a apresentação das ações e planejamento estratégico da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e apresentação das demandas do Fórum Baiano.
O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância da parceria com os consórcios públicos territoriais e apresentou temas importantes para o desenvolvimento rural da Bahia, a exemplo do acesso à água, com a implantação de tecnologias de água para produção, regularização fundiária e ambiental, sementes para a agricultura familiar, habitação rural e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).
“Para que possamos fortalecer a agricultura familiar, promover o desenvolvimento e combater a pobreza rural será necessária a parceria com outras secretarias do governo estadual, consórcios públicos, prefeituras, universidades, instituições de pesquisa e entidades da sociedade civil”, afirmou.
Luiz Vicente Berti , representou o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Sertão do São Francisco- CONTESF, como presidente da entidade e apresentou as demandas dos dez municípios que integram o Consórcio. O Gestor aproveitou o contato com os diversos representantes de órgãos estaduais, a exemplo da  Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), para reivindicar ações no município  referentes ao acesso à água, habitação e descarte de resíduos sólidos,  demandas que também já integram as metas da secretaria.
Durante o encontro, o chefe de gabinete da SDR, Ivan Fontes, apresentou o planejamento estratégico 2015/2018 e a estrutura da secretaria, que conta com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, Coordenação executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (CEPEX), Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), Superintendência de Reforma Agrária e Política Territorial (SUTRAG), Bahiater, Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e CAR.
A implantação do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), que responderá pelo conjunto de políticas públicas nos territórios e o Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF), estavam entre as ações apresentadas durante reunião. Essas unidades irão possibilitar a celeridade da execução dos projetos e políticas públicas em todos os municípios baianos.
Entre as demandas do Fórum Baiano de Consórcios Públicos estavam a proposta de construir uma pauta conjunta com a secretaria, além do fortalecimento e ampliação das ações para outros consórcios baianos.
Estavam presentes no evento, representantes da Seplan, prefeitos baianos e consórcios do Portal do Sertão, Sisal, Bacia do Jacuípe, Litoral Sul, Alto Sertão, Ciapra, Litoral Norte, Costa das Baleias, Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru, Vale do Jequiriçá e Médio Rio de Contas.