terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Vereador e vice-prefeito de Casa Nova fazem graves denúncias contra gestor




OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Vereador Honorato e o Vice-prefeito Maninho fazem graves acusações contra o gestor
Ação Popular
Inconformados com a administração do Prefeito de Casa Nova, Wilson Cota (PMDB), o vereador João Honorato (PP) e o vice-prefeito José Amorim Libório, o popular Maninho do Sindicato (PDT), não mediram palavras quando fizeram graves acusações contra o gestor. “Ele prometeu que a primeira estação do município iria ser um prédio da Univasf e descumpriu. Ele instalou uma empresa de licitação para ajudar a maquiar e fraudar as contas públicas”, denunciou Honorato.
DSCF9447
Vereador João Honorato faz graves denúncias
Caboclo sonhador
As declarações do vereador vão mais além: “Ele está com mais de 2 anos na administração é só sabe criticar e acusar os ex-prefeitos Neco Beato, Dagmar e Orlando – ele culpa até Pedro Alvares Cabral pelo  que está acontecendo na prefeitura – mas não assume os seus próprios erros (…) Prefeito deixe de dormir e sonhar com Orlando que o prefeito é você! Porque essa sua marca de arrogância, prepotência e despreparo todos já conhecem e ninguém tem medo porque a resposta será dada nas urnas no próximo ano”.
DSCF6482
Prefeito Wilson Cota
Prefeito sem palavra 
“Além disso, ele prometeu que a cada ano iria construir 5 escolas no municio e até hoje não construiu uma sala. Nos seus comícios, Cota prometia construção de uma maternidade e não comprou uma maca para as mulheres gestante aguardar à hora do parto. Ele só pode ter vendido um terreno na lua e enganou a população casanovense (…)  Essa sua marca de prefeito enganador e sem palavra já passou, ficou para atrás durante as eleições, aliás você sempre diz: ‘não foi o você que enganou o povo, foi o próprio povo que se enganou, mas ninguém pode errar duas vezes ao mesmo tempo”.
Desgastado, prefeito evita contato com o povo
“Ele não sai de sua casa para visitar o povo, e na festa do Distrito de Pau-a-pique há uma semana, Cota ficou com medo de subir no palco, porque sabia que iria ser vaiado. Em todo lugar aonde vai é desse jeito”.
Apelo urgente ao gestor
“Prefeito, deixe a fila andar, renuncie o mandato porque o povo não aguenta mais tanta sofrência”.

DSCF9646
Vice-prefeito Maninho do Sindicato se mostra usado e traído por Cota
Com a palavra o vice-prefeito Maninho do Sindicato
Outro que se mostrou revoltado e decepcionado com o comportamento desbandalhado de Cota, é o vice-prefeito Maninho do Sindicato. “Trouxemos uma expectativa para que pudéssemos colocar pessoas na administração para fazer melhor por Casa Nova e infelizmente não foi isso que aconteceu. Emprestei o meu nome, lutamos por 7 anos e hoje o município está em total abandono. Tentei trabalhar em parceria com ele, mas ele não queria me ouvir e decidia fazer tudo sozinho”, lamentou.
Fantoche
“Como ele dizia durante a campanha: que ‘meu vice não será um fantoche’, e por isso não esperava. Depois da eleição tomamos posse, sentamos, mas na verdade não era que ele queria. Na verdade tudo deveria ser feito de sua maneira sem atender e ouvir ninguém.”
Humilhações 
Ainda assim, Maninho falou que mesmo querendo ajudar a administração era impedindo por não ter o seu gabinete na prefeitura. “Nunca tive meu gabinete na prefeitura, ele me garantiu que iria fazer um gabinete e fiquei aguardando. Em julho do ano passado ele reformou todo o seu gabinete e eu fiquei esperando, mas minha paciência esgotou e chegou ao final e eu resolvi romper”.
Sem caráter
“Fui escanteado, desmoralizado, desmascarado; o que ele fez é uma falta de respeito. Isso não aconteceu só comigo, como com os vereadores e toda a população que esperava algo de bom”.   
Dissabor
“Não concordo com o que está acontecendo, nunca compartilhei com coisas erradas, nunca quis isso para o povo e jamais pensei que iria acontecer esse tipo de coisa (..) Nunca estive no gabinete do prefeito durante esse tempo. Ele se comprometeu em fazer dois gabinetes: um pra mim e outro para ele, então chegou junho foi arrumado o gabinete do prefeito e eu fiquei de mão.” 
Prefeito é quem manda e desmanda mesmo sem saber de nada
A falta de estudo, conhecimento e capacidade do gestor foi questionada durante a campanha de 2012. Nos veículos de comunicações da região informações deram conta que o gestor era analfabeto, mal sabia escrever o nome com um risco pesado que podia furar o papel com o bico da caneta. Mesmo assim não foi exigido pela Justiça o exame de conhecimentos para tirar dúvidas da população.
Mesmo sem saber o significado da Lei de Responsabilidade Fiscal ou os termos exigidos pelo Tribunal de Contas dos Municípios, o gestor sempre se mostrava saber mais do que advogados, contadores e especialistas. Em alguns casos presenciados pela reportagem do AP, as pessoas riam. 
“Nenhum secretário tem autonomia para fazer nada. Tudo tem que passar antes pelo prefeito. Durante as reuniões com vereadores e secretários quem fala é apenas uma pessoa. A opinião de ninguém vale nada e as reuniões continuam sendo a mesma coisas durante estes dois anos”.
Baderna administrativa. Secretários não tem autonomia
A mudança ou pedido de demissões de secretários é uma constante. Alguns temeram enfrentar problemas futuro com a justiça diante da responsabilidade em assinar documentos. “Na educação já passaram duas secretárias; na secretaria de Urbanismo saíram mais dois; na saúde mais dois secretários saíram.  Quer dizer, não existe ninguém competente no meio de seis pessoas, só ele? No entanto é um poder centralizado onde ninguém tem autonomia para nada.”  
Descalabro
O prefeito foi eleito com mais de 10 mil votos, sendo uma vitória histórica. Com mais de dois anos de administração, Cota não vem cumprindo com o básico a exemplo do pagamento de salários dos servidores sempre atrasados, falta de carro-pipa para abastecer as famílias carentes na zona rural, transportes escolar com cinco a nove meses de atraso, nenhuma rua calçada, nenhum posto de saúde construído, falta de médicos e técnicos no Hospital Municipal, fornecedores e prestadores de serviços há meses sem receber, falta de crédito no comercio regional.
Fatos lamentáveis como estes obrigou o rompimento político de três vereadores de sua base. Ainda assim várias lideranças da sede e do interior seguiram no mesmo caminho. Recentemente, foi a vez do ex-assessor de comunicação, Lucien Paulo tomar a mesma decisão. 
(Fonte: Jornal  Ação  Popular)