quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Questões hídricas e estradas na pauta de reunião entre prefeitura de Sobradinho e Agricultores.

O Prefeito de Sobradinho Luiz Vicente Berti, a Secretária de Agricultura do município Patrícia Martins, representantes de entidades ligadas ao campo e agricultores, se reuniram na manhã desta quarta-feira, 28, para avaliar pauta de reivindicações e benefícios alcançados com ações que vem sendo efetuadas pela prefeitura no setor.
Dentre os assuntos tratados, foi ponto convergente, em função dos níveis baixos do Lago de Sobradinho, a necessidade do uso racional da água, evitando desperdícios e a necessidade urgente de buscar parcerias para melhorar a oferta de água no interior, como destacou Zefinha, da FETAG: "O desperdício é grande ... é preciso economizar, ser consciente.
Jailson, Presidente da Associação de Nova Descoberta, destacou a necessidade da união de todos. "Sem parceria a coisa não anda. É preciso que todos se unam, somando forças na busca de recursos para solucionar os problemas hídricos. A captação de água é a grande solução", defendeu.
De acordo com a secretaria de Agricultura, Patrícia Martins, “a demanda de água para o consumo humano em Sobradinho, em que pese à ausência dos governos estadual e federal, tem sido atendida a contento pelo município”. Beto Galego confirmou o bom desempenho da Secretaria de Agricultura nesse quesito, atendendo a 100% do consumo humano, mas enfatizou a necessidade de esforços no sentido de buscar apoios para atender também a totalidade do consumo animal.
Em relação às estradas, ficou definida uma pauta de prioridades para atender às demandas de algumas localidades. Cícero Alves, Cicinho, destacou que boa parte das estradas já receberam a intervenção da municipalidade, ressaltando a necessidade de uma visita em loco para levantar prioridades na atuação:  “O trabalho nas estradas do interior tem avançado e muitas delas já foram recuperadas. È preciso discutir com as comunidades as necessidades mais urgentes para direcionarmos nosso trabalho”.
O prefeito Luiz Vicente Berti, ressaltou a importância da participação das comunidades nas discussões de interesse da população e cobrou o empenho de todos na busca por soluções definitivas para os problemas hídricos. “É hora de descer do palanque, somar forças e buscar o bem da população”, declarou.
Luis Vicente destacou ainda o esforço que a gestão tem feito para atender as demandas da comunidade, citando a construção de mais de 40 km de canais de aproximação, que resolveu a questão da água para dezenas de famílias que moram a borda do lago, a recuperação de estradas vicinais, além da prestação de serviços nas áreas de saúde, educação e social as famílias do interior.
Luiz Vicente adiantou que, como Presidente do Consórcio de Prefeitos da região, está trabalhando num projeto que deve viabilizar, em breve, a liberação de recursos para solucionar demandas hídricas em municípios que integram o consórcio, dentre eles Sobradinho