segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Prefeitura de Casa Nova afronta lei ambiental


pique5

Esgoto a céu aberto e lixo
O município de Casa Nova, Bahia, enfrenta um sério problema relacionado a questão ambiental. Durante os dois anos de administração do prefeito Wilson Cota (PMDB) não foi cumprido as exigência estabelecidas por Lei para que se acabasse com os lixões espalhados pelo município. No dia 2 de agosto de 2014 terminou esse prazo para que os 5.570 municípios do país desativem os lixões e regularizem o sistema de limpeza.
DSCF9159

DSCF9158

Estrutura do aterro sanitário abandonada
Devido a sujeira há uma infestação de ratos e moscas na cidade

Centro da cidade
No caso especifico do município baiano, o lixão está dentro da cidade ocasionando inúmeros problemas para a população. “O prazo estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), do Ministério do Meio Ambiente, foi concluído e o município não cumpriu as regras. Foi deixado pelo ex-prefeito uma estrutura para que o atual gestor desse prosseguimento a execução do projeto do aterro sanitário, mas o atual gestor não deu atenção por questões políticas alegando que iria construir um aterro distante do centro da cidade. Hoje a população da sede convive  com a fumaça, moscas, baratas, ratos e pernilongos, todos provenientes do lixão”, lamentou o vereador Vanderlin Carvalho.
lixao fogo

lixo na cidade
Adicionar legenda
Moradores da cidade se reuniram em 2014 e fizeram a coleta do lixo do centro da cidade
Descumprimento da legislação
Na entrada do distrito de Santana do Sobrado os resíduos estão sendo lançados na beira da BR 235, sendo que todas as vezes que chove, parte é arrastada parte dentro do Rio São Francisco. Já  no distrito de Pau-a-pique, a situação é mais grave com formações de lixões espalhados por  todos os lugares. Os vereadores Leonardo Silva (PSD) e Vanderlin Carvalho (PCdoB) mostraram gravidade do problema.
DSCF9164

pique6

As vacas se alimentam do lixo, sendo que o leite é a carne são vendidos na feira livre
pique2

Distrito de Pau-a-pique
pique8


“As coisas na administração são feitas através do ‘toque de caixa’ onde o gestor, sem conhecimento dita as regras e termina causando sérios problemas para a população. Um desses exemplos é a falta do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), requisito indispensável para a obtenção de verbas federais para a extinção dos lixões. O ex-prefeito Orlando Xavier deixou tudo encaminhado cumprindo o prazo  de entrega desse documento que foi em agosto de 2012, e hoje nos deparamos com esta situação”,  informa Carvalho. De acordo as regras exigidas pela Lei, a Prefeitura de Casa Nova pode ser multada a qualquer momento por se encontrar em situação irregular. “Nesse caso cabe ao Ministério Público tomar as devidas providências, pois o município não está atendendo à lei podendo ficar impedido de receber recursos federais para o setor, já que o plano é critério de acesso a verbas”, informa o Vereador.
Ainda de acordo a Lei, com o descumprimento pode resultar na responsabilização do prefeito por crime ambiental, com multa de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, e também em pena prevista de um a cinco anos de reclusão.
(Fonte: Jornal  Ação  Popular)