segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

O RIO SÃO FRANCISCO PEDE SOCORRO

Para quem conhece parte do rio São Francisco e passa certo tempo sem singrar as suas águas ou visitar as suas ilhas, com a seca dos últimos anos e a baixa do nível de água no curso do “Velho Chico” a impressão inicial é de um grande susto: sinais de incredulidade que o antigo poderoso “rio da integração nacional” ou da “unidade nacional” esteja passando por tamanha crise.
Foi o que aconteceu com um grupo de amigos (o cantor e compositor Paulo César Oliveira e esposa, o empresário de Goiânia Heber, esposa e filhas, o radialista Geraldo José e a esposa Cida Miranda) que no último sábado atendeu ao convite do radialista e compositor Wilson Duarte e da esposa Eliana para uma visita ao seu espaço de lazer na ilha.
Esta situação ainda não afetou diretamente a economia, especialmente do povoado do Rodeadouro, cujos habitantes vivem da travessia e do comércio na ilha. A primeira dificuldade constatada foi na travessia com os condutores da barca tendo maior preocupação pelo número de pedras e bancos de areia que surgiram com a redução no volume de água.
A outra foi da barca para atracar no ancoradouro da ilha exatamente pelo surgimento de uma praia enorme entre o povoado e o famoso ponto turístico da região.
Para o radialista Wilson Duarte que tem no rio a sua veia de inspiração “É triste observar esta morte agonizante do rio São Francisco. Por isso que em três ou quatro canções em parcerias com outros músicos como Paulo César, Nilton Freitas, Wilson Freitas temos chamado à atenção das entidades governamentais e não governamentais. O rio está morrendo” alertou mais uma vez o poeta.