quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Câmara de Juazeiro: Sessão extraordinária foi de festa para o PC do B

A sessão extraordinária da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (27/01), realizada com auditório lotado da Casa Aprígio Duarte, convocada pelo Presidente Damião Medrado, com pauta para discussão, votação e aprovação do Projeto de Resolução 001/2015, de autoria da Mesa Diretora, dispondo sobre a organização administrativa da Câmara Municipal; Projeto de Resolução 026/2014, concedendo título de cidadão juazeirense a Alberto Armando Batista Gaspar, de autoria do vereador Zó e o Projeto de Lei 3124/2014, de autoria do Vereador Sargento Bastos, denominando Professor Magno Reis Carvalho dos Santos a quadra instalada no Colégio Municipal Dinorah Albernaz Melo, situado no Bairro Itaberaba (todos aprovados por unanimidade); tornou-se uma grande festa em homenagem a três integrantes do PC do B: Zó, eleito deputado estadual, despedindo-se da Câmara; Poliane, a primeira vereadora comunista de Juazeiro e Agnaldo Meira, assumindo em definitivo a vaga aberta com a renúncia de Zó.
Zó: “Vocês vão ter um deputado comprometido, capacitado, aguerrido e de luta pelos interesses da população” 
O vereador Crisóstomo Lima (Zó do PC do B), eleito deputado estadual, ao formalizar sua renúncia ao mandato de vereador, agradeceu ao Partido, saudou os dirigentes municipais e aos vereadores que contribuíram com sua formação política. Ressaltou a importância da Câmara de Vereadores na sua trajetória política e agradeceu a todos os vereadores que partilharam com ele os mandatos que exerceu.
Citou suas realizações ao longo dos dois mandatos, no exercício da presidência e como secretário de Cultura do Prefeito Isaac, relembrando que a cada campanha ampliou o número de votos e que é isso que quer no exercício do mandato de deputado; ampliar seus votos a cada eleição.
Ressaltou a importância de Poliane, como a décima primeira vereadora a ser eleita na história de Juazeiro e leu o documento oficial de renúncia “nos termos do artigo 73, parágrafo 1º do Regimento Interno da Câmara de Vereadores, Casa Aprígio Duarte Filho”.
Citou nominalmente todos os vereadores que exerceram mandatos nestes seis anos em que esteve vereador e encerrou com um emocionado agradecimento ao prefeito Isaac: “principalmente por ele ser o principal militante da minha campanha... ir de manhã para o CEASA, chegar primeiro que o candidato, às 5 horas da manhã... ir para Pau a Pique e Bem Bom, enquanto eu ia fazer uma caminhada no Tabuleiro... chegar duas, três horas da madrugada...”
Agnaldo Meira: “Assumir em definitivo este mandato só aumenta minha responsabilidade com as lutas populares”
O Vereador Agnaldo Meira, saudou seus companheiros de partido, relembrou a história de luta do PC do B e reafirmou seu compromisso com as lutas populares: “Juazeiro tem sempre contribuído com esse desenvolvimento” – disse, referindo-se à participação dos juazeirenses ao longo do tempo na luta pela redemocratização – “Toda a história, desde 1917, 1918... Juazeiro participou ativamente com bravos companheiros do fortalecimento do Partido, principalmente a partir de 1922”.
Poliane Amorim: “Me sinto extremamente honrada em dizer que sou a primeira mulher do Partido Comunista do Brasil a ser vereadora”
Poliane Amorim, primeira suplente, assumindo o mandato, agradeceu efusivamente ao Professor Rooselvet, “meu professor, meu confidente, meu amigo”; à família, a Fernando Dantas, que a convenceu a disputar as eleições e ao agora Deputado Zó, reafirmando seu compromisso com as minorias e com as populações dos bairros periféricos de Juazeiro: “Serei agora ainda mais vigilante às necessidades das minorias e farei deste mandato um instrumento de oportunidade e estarei sempre sensível pelas lutas, pelas conquistas e garantia de direitos das mulheres e do povo negro, LGBT e pessoas com deficiência”.
Encerrou citando Guevara, saudada pela plateia: “Endurecer, sem perder a ternura jamais”.  
Por Manoel Leão Ascom CMJ Foto: Joselito Tavares