terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Baixa no nível do Lago de Sobradinho afeta captação de água em Casa Nova

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o Lago de Sobradinho está com apenas 20,18% de sua capacidade, nível inferior ao registrado no mesmo período de 2014 - 50,39%. A falta de chuvas na cabeceira do Rio São Francisco, que abastece o lago, é o principal fator que contribui para o nível crítico, que é a maior reservatório de água do País em área alagada.
A baixa do Rio influencia, diretamente, no abastecimento de água das cidades ribeirinhas que dependem do lago. Segundo o diretor do SAAE Casa Nova, Ciro Viana, esse fato resultou na diminuição de volume na captação de água que chega à Estação de Tratamento de Água (ETA), além do calor que tem aumentado o consumo de água na cidade. "Nossa captação está afetada por essa situação e poderá existir algum problema no abastecimento à população, em alguns pontos da cidade, causando transtornos, mas o SAAE pede a compreensão da sociedade e reafirma seu compromisso de continuar trabalhando para minimizar esses efeitos", pontuou o diretor.
Ciro destacou ainda o trabalho que a autarquia vem desenvolvendo no serviço de abastecimento de água na cidade. "Estamos trabalhando muito para oferecer ao povo da nossa terra uma água de qualidade, pois a população já sofreu muito nos últimos anos com um serviço ruim. Esse momento é de atenção e precisamos que a população continue colaborando, evitando o desperdício e usando a água de forma consciente, mas estamos fazendo a nossa parte", afirmou Viana.