domingo, 30 de novembro de 2014

Lei antifumo passa a valer na terça-feira



Entra em vigor depois de amanhã a lei federal antifumo, que restringe, e muito, a vida dos fumantes em locais públicos.
A lei extingue os ‘fumódromos’ até em locais abertos, proíbe de vez as propagandas dos cigarros, charutos, narguilés etc, e determina onde pode ou não fumar.
Dados do Ministério da Saúde dão conta de que 200 mil pessoas morrem, por ano, vítimas dos efeitos do tabaco no País. Inclusive os fumantes passivos.
A norma entra em vigor na terça, 180 dias após decreto de Dilma regulamentando a lei. Apesar dos esforços, a bilionária indústria do tabaco perdeu a briga.
SERRA
Curiosamente a lei passa a vigorar a dois meses da estreia de José Serra como senador (eleito em 1994, ele não assumiu porque se tornou ministro em duas pastas na era FHC).
Como Ministro da Saúde no governo FHC ele iniciou o cerco à indústria do tabaco, que culminou com lei estadual em São Paulo quando governador.
O QUE MUDA
Onde é proibido fumar:
Interior de bares, boates, restaurantes, lanchonetes, escolas, universidades, museus, bibliotecas, espaços de exposições, áreas comuns de condomínios, casas de espetáculo, teatros, cinemas, hotéis, pousadas, casas de shows, açougues, padarias, farmácias e drogarias, supermercados, shoppings, praças de alimentação, centros comerciais, bancos e similares, em ambientes de trabalho, estudo, de cultura, de culto religioso, de lazer, de esporte ou entretenimento, repartições públicas, instituições de saúde, hospitais, veículos públicos ou privados de transporte coletivo, viaturas oficiais e táxis.
Onde pode fumar:
Em casa, em áreas ao ar livre, parques, praças, estádios de futebol (somente em áreas abertas), vias públicas, nas tabacarias e em cultos religiosos, caso isso faça parte do ritual, em estúdios e locais de filmagem quando necessário à produção da obra, em locais destinados à pesquisa e desenvolvimento de produtos fumígenos, e em instituições de tratamento de saúde que tenham pacientes autorizados a fumar pelo médico que os assista. Nesses casos, é necessário adotar condições de isolamento, ventilação e exaustão do ar, bem como outras medidas de proteção dos trabalhadores ao fumo.

AMIGOS DA POLÍCIA CIVIL DE JUAZEIRO E DE SOBRADINHO REALIZARAM CONFRATERNIZAÇÃO SÁBADO (29)



Os  amigos  da  Polícia  Civil  de  Juazeiro  e  de  Sobradinho  realizaram  sábado  um  maravilhoso  evento Organzação  do  a  gente  policial  Souza. Às  dez  horas da manhã uma   partida de  futebol envolvendo    o  time  da  polícia  civil  de  Juazeiro e  de  Sobradinho  no  estádio  Apolônio  Sales. O time  da  polícia  civil  de  Juazeiro  ganhou  pelo  placar  de  7x2. Em seguida  foi  servido almoço  para   os  convidados  na  colônia  de  pescadores  com som  ao  vivo. Os  delegados  Dr. Helder  e  Dr.  Reginaldo  e  Brandão se  fizeram  presentes. O  vice-prefeito  Paulo Lima    apoiou  o  evento.

sábado, 29 de novembro de 2014

Doleiro passa mal e é levado a hospital em Curitiba



Youssef teve queda de pressão e sente dores abdominais, diz advogado.
Esta é a 4ª vez que o doleiro passa mal e precisa ser levado ao hospital.


Doleiro Alberto Youssef, em depoimento nesta segunda-feira (10), em Curitiba (Foto: Reprodução)

O doleiro Alberto Youssef, considerado o líder do esquema bilionário de lavagem e desvio de dinheiro revelado pela Operação Lava Jato, passou mal na carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba e foi levado para o Hospital Santa Cruz por volta das 14h30 deste sábado (29). Segundo o advogado que o representa Antônio Figueiredo Basto, o doleiro teve queda de pressão, sente dores abdominais e está febril.
Youssef está detido em Curitiba desde março deste ano e esta é a quarta vez que ele passa mal na prisão e precisa ser levado para o hospital. Às 15h20, o advogado informou que seu cliente estava sendo atendido na UTI coronária do hospital. Basto ainda disse que um boletim médico deve ser divulgado por volta das 17h.
'Eu estive com ele na quinta-feira (27) e me assustei com o quanto ele está debilitado. Há um tempo estamos tentando a remoção dele. Ele está desnutrido e tem uma doença crônica. Vamos esperar a avaliação do hospital agora', disse Basto. Conforme o advogado, desde que Youssef foi preso, ele emagreceu 20 quilos.

UMA VILA ESQUECIDA



Uma vila esquecida no tempo do esquecimento, que as autoridades não estão nem aí para um povo que paga impostos e não tem o respaldo dos seus impostos pagos. Uma vila que já tem mais de vinte anos e vive em péssimas qualidades.

Sem a visão do poder público, que não tem a responsabilidade de empreender as obras necessárias que o bairro necessita, o prefeito que aí está juntamente com os outros que já passaram, esqueceram este bairro que se chama VILA MARCELA aqui em Petrolina-PE.

Sr. Prefeito olhe pra este bairro, e veja a situação em que ele se encontra, totalmente esquecido: sem uma praça de lazer, sem ruas calçadas, sem quadra polioesportiva, sem uma escola de segundo grau, sem um posto de saúde, e outras necessidades.
Está na hora de agilizar.
Zerc Viceniti

HOMEM É ASSASSINADO NO RESIDENCIAL BRISA DA SERRA

Recém-inaugurado, em 17 de outubro, o Residencial Brisa da Serra em Juazeiro que faz parte do programa federal Minha Casa Minha Vida registrou na noite desta sexta-feira (28) o seu primeiro homicídio. Um cidadão aparentando mais de cinquenta anos foi assassinado com tiros no peito e o corpo embora recolhido pela Polícia Técnica para o IML – Instituto Médico Legal ainda não foi identificado porque familiares ainda não compareceram para comprovar a identidade do mesmo. A vítima portava documentos, mas é regra da Polícia Técnica não divulgar o nome antes da sua comprovação pela família. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o crime, mas ainda não há informações sobre autor ou autores de mais um homicídio na cidade.

Mão fechada para Lula



Lauro Jardim - Veja Online 
lula

Lula: ajudado pela Sanko em 2006
Embora atue há dezoito anos no Brasil, a Sanko Sider, importadora de produtos siderúrgicos que assumiu ontem ter pagado 33 milhões de reais em comissões ao doleiro Alberto Youssef, não costuma ser tão generosa em doações de campanha.
Nas duas últimas eleições, não doou sequer um real – ao menos no caixa 1. Só no longínquo ano de 2006 a empresa coçou o bolso, ainda que de maneira singela. A Sanko doou 6 000 reais à campanha de Lula ao Planalto.
Enquanto isso o PT no Senado escalou três nomes para os prováveis embates com Aécio Neves, José Serra e Tasso Jereissati a partir de 2015.
São eles Humberto Costa, Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias. Isso, é claro, se os três não tiverem antes que se defender na Lava-Jato.

Pouca gordura para a crucificação na CPI



 O Nestor Cerveró que chega ao Congresso semana que vem para uma acareação com Paulo Roberto Costa já perdeu 10 quilos desde o início do ano. Emagreceu também a conta bancária – o salário de 100 000 reais de diretor internacional da Petrobras virou uma aposentadoria de 10 000 reais do fundo de pensão da estatal.
Cerveró falou este ano apenas uma vez com Graça Foster por telefone. Já com Sérgio Gabrieli, foram vários os contatos – pessoais, inclusive.

PT pede a Dilma ''mais liberdade de pensamento''




 Diante da expectativa de que o governo abafe as críticas do PT à montagem do novo governo, o que não falta é gente reclamando que os tempos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixam saudade. Na época, diz um dirigente partidário, o partido tinha mais “liberdade de pensamento” e havia espaço para que o partido  “discordasse respeitosamente”  do governo federal em determinadas ocasiões.
Diante das queixas do PT à montagem do novo ministério, o governo entrou em campo nos últimos dias e se encarregou de garantir que as alas mais à esquerda do partido serão controladas na reunião do diretório nacional da sigla, nesta sexta-feira.
Dilma sinalizou que vai dar andamento a indicações da cota do partido na Esplanada e acertou com a corrente majoritária da legenda que a reunião tem que servir para referendar o governo e não para “criar problema”. Em resumo, a ordem é que “ninguém dê trabalho” à presidente. Dilma também confirmou presença na reunião, o que por si só ajuda a esfriar eventuais queixas.(Do blog Poder Online - Clarissa Oliveira)

Tesoureiro do PT sobre Lava Jato: ''Eu sei o que fiz''


João Vaccari Neto admitiu dificuldades de financiamento no PT


João Vaccari Neto: apontado como operador do PT em esquema de desvios na Petrobras
Reunião do Diretório Nacional do PT se transformou em ato de desagravo a João Vaccari Neto, citado como operador do partido em esquema de desvios
Veja
O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, citado em depoimentos da Operação Lava Jato como operador do partido no esquema de desvios da Petrobras, foi aplaudido duas vezes durante a reunião do Diretório Nacional da sigla na sexta-feira, em Fortaleza.
Segundo relatos de participantes da reunião, que é fechada à imprensa, Vaccari tomou a palavra logo no início do encontro para se defender. Ao longo de 15 minutos ele tentou tranquilizar o partido dizendo que 'tudo o que foi arrecadado foi contabilizado' formalmente nas contas do PT.
Vaccari teve os sigilos telefônico, fiscal e bancário quebrados pela CPI Mista da Petrobras. Ele argumentou que, em 2010, a Justiça determinou a abertura de suas contas bancárias em uma investigação sobre irregularidades na Bancoop, a cooperativa habitacional do Sindicato dos Bancários de São Paulo, da qual foi diretor. Quanto ao sigilo telefônico, Vaccari disse que a CPI só vai encontrar 'ligações típicas de um tesoureiro de partido'. 'Eu sei o que fiz', disse.

Joaquim Levy, o homem de 80 bilhões de reais


Essa foi a valorização da Bovespa desde que seu nome passou a ser considerado para o Ministério da Fazenda
Do El País
A escolha dos ministros da Fazenda é sempre esperada com muita ansiedade no Brasil. Mas no caso deste segundo mandato do Governo Dilma Rousseff, a espera estava se transformando em uma angústia tangível na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Um dia depois de confirmada a reeleição de Dilma Rousseff, no dia 26 de outubro, por exemplo, as ações da bolsa derreteram logo após a abertura. E o sobe e desce se manteve a cada nome lançado no mercado de apostas de quem assumiria.
Pois o nome de Joaquim Levy, confirmado nesta quinta para suceder Guido Mantega, já mostrou que vale, pelo menos 80,7 bilhões de reais, pelas contas do jornalista Cláudio Gradilone, da revista IstoéDinheiro. “Esse é o aumento do valor de mercado de 306 empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, um aumento de 3,46% em relação à quinta-feira 20 de novembro, último pregão antes da indicação de Levy”, escreveu Gradilone, nesta terça.
Leia mais clicando aí:  Levy, o homem de 80 bilhões de reais

Teresina, a maior fraude no Piauí


No Piauí, as fraudes no Bolsa Família não fazem de Bela Vista uma ilha. A Procuradoria da República do Estado constatou também no município próximo de Acauã a existência de pessoas recebendo indevidamente os benefícios, entre as quais Isabel Juvência Rodrigues, esposa do secretário de Saúde, e João José Filho, assessor direto do prefeito, além da vereadora Nair Ana de Sousa (PP), Bartolomeu Florêncio Rodrigues, parente do prefeito e vários funcionários da Prefeitura.
Trata-se de um caso típico de descaso para com a coisa pública, segundo a Procuradoria. Na verdade, é mais do que é isso, um desrespeito à sociedade e evidente prejuízo aos cofres públicos e aos interesses sociais. E, o que é pior, em detrimento de parcela da população que sobrevive em condições sub-humanas, aos quais é imprescindível a transferência de renda e prestação assistencial do Poder Público.

O MPF chegou a entrar com uma ação pedindo o cancelamento imediato de benefícios a quaisquer pessoas pertencentes à Administração Pública e ao Poder Legislativo municipais, sob qualquer espécie de regime jurídico, cuja remuneração líquida seja igual ou superior a 400 reais, bem como os benefícios de pessoas que tenham parentesco, sangüíneo ou por afinidade, até o terceiro grau, com secretários municipais, prefeito, vice-prefeito e vereadores, bem como pediu a abertura de inquérito na Polícia Federal.

Apesar das fraudes, o programa chega a quem está principalmente em condições de extrema pobreza.Foi no Piauí, também, que o Ministério Público Federal descobriu, em 2005, a maior fraude no Bolsa Família: 1.017 servidores da Prefeitura de Teresina, a capital do Estado, com salários entre R$ 360 e R$ 800, recebendo do programa ajuda de R$ 50 a R$ 95 mensais transferidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
No cadastro, os servidores mentiam. Declaravam que eram pintores, empregadas domésticas e donas de casa e não mencionavam que eram funcionários da Prefeitura. O Cadastro Único, base para concessão do programa Bolsa Família, tem um mecanismo para que a família seja responsabilizada e possivelmente penalizada, legalmente, caso omita ou preste informações erradas.
No ato da realização do cadastro, a pessoa tem que assinar um termo em que compromete repassar informações verídicas e manter o cadastro atualizado a cada nova mudança socioeconômica da família. Caso seja comprovada fraude, a pessoa pode ser enquadrada no artigo 299 do Código Penal, que se refere à falsidade ideológica.
Segundo a lei, quem omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante, sofrerá penalidade de reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento for público; e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento for particular.

Santuários eleitorais do Bolsa Família




Muita gente pobre recebe por necessidade, mas outras usam por espertezas.

Próximo a completar 12 anos, beneficiando, hoje, 13 milhões de famílias no País, dos miseráveis rincões do Nordeste às periferias do Sul maravilha, o Bolsa-Família está longe de ser um programa de política pública. O vai e vem das famílias é tão intenso quanto o esforço que o Governo Federal faz para inserir mais e mais famílias humildes na sua rede de beneficiados.
Quem recebe o benefício é pobre, continua pobre e não aprende nada. O Governo criou um programa paralelo para reciclar bolsistas e tentar sua reinserção no mercado de trabalho com poucos resultados. Em nove Estados do Nordeste percorridos nos últimos 15 dias, para esta série de reportagens, constamos que as fraudes continuam a comprometer também os resultados e efeitos do programa.

E não se observam apenas em grotões. Em Feira de Santana, uma das maiores cidades do interior baiano, com mais de 650 mil habitantes, Jessica Silva Vieira trabalha num restaurante, ganha salário mínimo e não abre mão do cartão magnético do Bolsa Família, que lhe garante mais R$ 147 por ter uma filha na escola.

Jessica Silva é garçonete em Feira de Santana, na Bahia, e complementa renda com a Bolsa Família.
Essas irregularidades, entretanto, existem deste que o ex-presidente Lula criou o programa. Existem casos famosos de escândalos, que ganharam a mídia nacional e que não se deram apenas em território nordestino. Um gato de estimação fez parte, durante cinco meses, da lista de beneficiários do Bolsa Família.
O caso aconteceu na cidade de Antônio João, Mato Grosso do Sul. O bichano de nome Billy, foi inscrito com nome e sobrenome por seu dono, Eurico Siqueira da Rosa, que era coordenador local do programa do governo.
A fraude foi descoberta durante uma visita de um agente de saúde, que ao indagar a esposa do coordenador, sobre o motivo que a criança não foi levada para fazer a pesagem, ela respondeu espantada “Mas o único Billy aqui é o meu gatinho!”
No Amapá, uma investigação do Ministério Público Federal denunciou a chefe de uma colônia de pescadores que teria cadastrados moradores da cidade de Itaubal, retendo suas carteiras de identidade para obrigá-los a votar em determinado candidato.
Em um outro caso ocorrido no Paraíba, descobriu-se que um empresário dono de uma agência de eventos, teria utilizados “laranjas” em vários esquemas. Um dos laranjas que recebia o Bolsa Família tinha uma Land Rover e mais seis veículos cadastrados em seu nome.
Em fraude descoberta no município de Barra do Quaraí, no interior do Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai, golpistas usavam endereços falsos e documentação de pessoas mortas para receber o benefício do Governo.
Em Jequié na Bahia, o MPF identificou e acusou o vice-prefeito e mais três vereadores do município, que estariam recebendo o auxílio do Bolsa Família de forma ilegal. E este caso não foi isolado: segundo um levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social, mais de dois mil políticos em exercício de mandato estariam recebendo o benefício.
Fotos: Magno Martins e Otávio Souto

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

COMUNICADO O SINDAUTO- BA INFORMA


No dia 1º de dezembro, entrará em vigor a Resolução do Contran nº 493, que amplia a carga horária de aulas práticas de direção veicular na 1º habilitação cat. "B" de 20 h/a para 25 h/a, na adição cat "B" de 15 h/a para 20 h/a e implementa o simulador de direção. O uso dos equipamentos não será obrigatório e sim opcional.
Ciente do impacto financeiro que esta medida acarretará à categoria, . O objetivo desta iniciativa será estimular os interessados a anteciparem a abertura de serviços nos CFC´s, antes do reajuste dos preços, previsto para o mês de dezembro. Informação  do  Auto  escola  Harmonia.

Morre o empresário Roberto Som


roberto
Roberto Som morreu hoje em Salvador
O empresário itiubense proprietário  de uma das principais sonorizações para  eventos na Bahia, faleceu na manhã desta sexta-feira,28, em um hospital na capital baiana. Uma infecção generalizada Pós-Operatório decorrente de uma cirurgia realizada na última quarta-feira,  na região estomacal , pode ter sido o motivo do óbito. Wilson Alves de Carvalho ,62  anos, era o seu nome  verdadeiro, Roberto é decorrente de sua aparência física com o  rei Roberto Carlos na juventude.
O empresário recentemente sofreu uma grande perda , um dos seus três filhos , Dario ,morreu num  acidente automobilístico.O corpo deve ser levado de Salvador  para Itiuba ainda hoje  e provavelmente sepultado no sábado.(FALANDOTUDO.COM)

SOBRADONHO: CONTAS DO EX-PREFEITO GENILSON SILVA DEIXAM DE SER JULGADAS MAIS UMA VEZ

pela terceira vez  consecutiva  as  contas  do  ex-prefeito  Genilson  Silva  deixam   de  ser julgadas pela  câmara  municipal  de  Sobradinho.  Outra  sessão  extraordinária  que  foi marcada  para  esta  sexta-feira (28),  não  aconteceu  porque  faltaram  os  dois   vereadores  principais  no  processo:(foto) Batata,  relator,      e  Adilson  Ribeiro  membro  da  comissão.  Segundo  Gabriel  Lustosa  os  vereadores  considerados  importantes  para  o  julgamento  de um  gestor  que acabou  com  Sobradinho  foram:  Batata, e  Adilson  Ribeiro que  não  cumpriram  com  a  suas  responsabilidades,  deixaram  de  julgar  um  gestor  que  deixou  o  município  numa  situação  difícil. Segundo  o  presidente  do  legislativo  de  Sobradinho  Gabriel  Lustosa,  esses  vereadores  perderam  a  oportunidade  de  mostrar  para população que  estão  ao  do  povo. A  sociedade  ficou  mais  uma  vez  frustrada.O vereador Canindé  também  não  compareceu.

A VERGONHA DO CONGRESSO

Deputado pernambucano coloca o dedo na cara de Renan e diz que senador é a "vergonha do Congresso"


Conhecido pelo perfil discreto, o deputado federal de Pernambuco e líder do DEM na Câmara Federal, Mendonça Filho  perdeu o controle. O parlamentar ocupou a tribuna do plenário do Congresso, na manhã desta quarta-feira (26) e com o dedo em riste, chamou o presidente da Casa, o senador Renan Calheiros (PMDB), de “vergonha” do Congresso Nacional.

A confusão começou quando Mendonça Filho discursava na tribuna quando Renan teria cortado sua palavra. O deputado pernambucano, mesmo com o gesto negativo, continuou falando e começou a gritar com os microfones cortados dizendo que o presidente do Senado representava a vergonha do Congresso.

Sem poder ter seu discurso projetado, Mendonça deixou a tribuna e seguiu para a Mesa Diretora, onde Renan coordenava os trabalhos. Neste momento, Mendonça cercou o presidente do Senado com o dedo em riste.

Parlamentares da oposição gritavam “você não vai calar ninguém!”. Renan respondeu ao pernambucano que aquela não era uma postura permitida pela democracia e mandou o mesmo se calar.

O cenário de troca de farpas no Congresso aconteceu durante a sessão do Congresso em que os deputados e senadores se reuniram para discutir o projeto de lei que autoriza o governo federal a descumprir a meta de economia para o pagamento da dívida pública em 2014 (superavit primário).

Mesmo fora do Planalto Wagner será forte no governo



 O governo ainda não decidiu onde vai colocar o governador da Bahia, Jaques Wagner. Já se falou em Relações Institucionais e na presidência da Petrobras, mas as conversas caminham para manter os atuais titulares nesses dois postos – Ricardo Berzoini e Graça Foster.
A informação é de Clarissa Oliveira, no blog Poder Online, acrecentando a colunista que nos últimos dias, avançou a tese do Ministério das Comunicações. Também circulou a ideia de colocá-lo na Educação, caso entre água nas negociações para ter Cid Gomes na pasta.
De qualquer forma, é certo que, mesmo se ficar fora do Palácio do Planalto, Wagner terá espaço garantido no núcleo decisório do governo. Dilma deixou claro que quer assim.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Mais uma carreta tomba no contorno do Mercado do Produtor em Juazeiro

Por volta das 15h dessa quinta-feira (27), mais uma carreta carregada de farelo de milho tombou no contorno do Mercado do Produtor, em Juazeiro.  O Corpo de Bombeiros já está no local tentando afastar os curiosos que se aproximam da carga.
Já faz tempo que o Blog tem alertado as autoridades municipais e solicitado ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) providências seja de sinalização ou redutor de velocidade. Outras carretas já tombaram no mesmo local, motoristas alertam que a via é muito fechada e provoca tal acidente.

Surpresas e reviravoltas na eleição da Câmara de Petrolina


imagem

Com a anulação da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Petrolina, o jogo agora parece zerado. E agora pode acontecer o seguinte: o vereador Dr. Pérsio Antunes (PMDB), poderá fazer as pazes com o prefeito Julio Lóssio (PMDB) e disputar a presidência.
DSCN0093

A vereadora da bancada de oposição, Maria Elena Alencar (PSB), também tem potencial por nunca ter tido conflito com o prefeito e quando presidiu o poder legislativo de Petrolina, sempre procurou atender os colegas de Casa.
imagem

Correndo por fora, como uma possível terceira via está o vereador Pedro Fellipe (PSL) que dependendo das costuras, poderá ser o presidente mais jovem da história da Casa Plínio Amorim, tendo angariado o voto do tio, o atual vice-presidente na Mesa Diretora, vereador Ibamar Fernandes (PRTB).
image

Osório Siqueira, vereador do PSB e atual presidente, pode voltar, mas vai depender de reconquistar companheiros que são da base de Julio e aí tentar aproveitar os investimentos da Codevasf para a sua região, já que o prefeito Júlio Lóssio hoje tem trânsito dentro da empresa federal.
imagem

O vereador Edilsão (PSL) tem o estilo mineirinho da Casa (popular come quieto) faz a sua politica e pode chegar lá também. Dizem que ele poderá até emplacar um nome seu numa secretaria de destaque da Prefeitura. Agora é esperar o desenrolar dessa acirrada disputa.
Blog do Banana

Lula sabia de esquema na Petrobras desde 2005, diz doleiro




O doleiro Alberto Youssef disse em sua delação premiada que soube que o então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teve conhecimento do esquema de propina na Petrobras após a eclosão da crise do mensalão, em 2005.

Lula, segundo o relato do doleiro, procurou o presidente do PP à época, José Janene, para discutir como acalmar os deputados do partido, descontentes com a perda do financiamento ilícito que recebiam via mensalão.



O doleiro afirmou em seu depoimento que a presidente Dilma Rousseff também tinha conhecimento do esquema de desvios de recursos. As citações a Dilma e a Lula foram reveladas pela 'Veja'.



Duas pessoas que acompanham a investigação confirmaram à Folha que Youssef mencionou a atual e o ex-presidente em depoimentos. Ele foi mais citado do que ela, segundo estas fontes.

A revista "Veja" ainda diz que o ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli ordenou o pagamento de R$ 1 milhão a uma agência de publicidade que ameaçava revelar o esquema.

Gabrielli, em nota, negou com veemência a acusação.

O esquema da Petrobras é apontado por procuradores da Operação Lava Jato, que investiga esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a estatal, como sucessor do mensalão.

Youssef era próximo de Janene, que morreu em 2010, e do próprio PP. O doleiro nasceu na mesma cidade de Janene, em Londrina (PR), e herdou negócios do parlamentar, como ele mesmo contou aos procuradores.

O PP aderiu à base aliada do governo Lula em 2003 e recebeu R$ 4,1 milhões durante o mensalão, esquema de compra de apoio de parlamentares operado pelo publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza.

A revelação do esquema do mensalão, feita pela Folha em junho de 2005, implodiu o esquema de compra de apoio do PP.

O PT, à época, tinha outros problemas com seu aliado. A ameaça do PP de deixar a base aliada era tão grande que, em junho de 2005, o governo entregou um ministério para o partido, o das Cidades.

Foi o PP que indicou Paulo Roberto Costa à diretoria de abastecimento da Petrobras em 2004, cargo que o executivo ocupou até 2012.

O ex-diretor, também investigado na Lava Jato, disse à Justiça que sabia que havia sido colocado no cargo para fazer operações que irrigariam o PP, que ficava com 1% do valor de contratos, e o PT, que ficava com 2%. (Fonte:Folha política)

Até Salvador surfa na onda da bolsa


 
Edna trabalha numa funerária, mas a irmã tem bolsa família.O programa Bolsa Família na Bahia não está restrito aos bolsões de miséria. Em Salvador, a charmosa capital baiana, conhecida pelo seu grande carnaval e atrativos turísticos, tem 67.453 famílias recebendo o benefício. Governada pelo petista Jacques Vagner, a Bahia foi a que mais recebeu repasses do Governo Federal no programa Bolsa Família: 1,36 bilhão de reais, segundo o Portal da Transparência do governo federal.
As maiores cidades do Estado são as principais beneficiárias: Salvador, com R$ 113,8 milhões neste ano, Feira de Santana, com R$ 29,2 milhões e Vitória da Conquista, com R$ 21,9 milhões. Há mais beneficiários do que em São Paulo, cuja população é três vezes maior. No Nordeste, o Governo destinou R$ 10,5 bilhões ao programa.
Vendedor de uma empresa de sorvetes na Grande Salvador, José Santana de Lima diz que, por anda encontra muitas irregularidades no programa na Bahia. Conta que um colega de trabalho, mesmo embolsando salário de R$ 3 mil, recebeu Bolsa Família por mais de três anos. “Ele só deixou agora porque a gente pegou muito no pé dele para devolver”, afirmou.
A Delegacia de Polícia de Itapetinga, a 316 km da capital baiana, está investigando um caso de uso incomum do cartão do Bolsa Família. Um homem, identificado apenas pelo prenome de “João”, teria tentado pagar os serviços de uma prostituta e o motel em que pretendia realizar o programa sexual com o cartão do principal programa social do governo.
A confusão começou quando a prostituta tentou cobrar adiantado os R$ 50 do programa. “João” percebeu que estava sem dinheiro, e perguntou se ela não aceitaria o pagamento através do cartão do Bolsa Família.
A mulher se recusou e, devido à discussão, uma radiopatrulha da PM foi chamada ao local. Para pagar a entrada no quarto do motel, o homem teria deixado o aparelho de som do seu carro. Os policiais militares contaram que “João” se irritou com o escândalo e reclamou da situação nos seguintes termos:
— Itapetinga tá atrasada mesmo.