domingo, 31 de agosto de 2014

PM do RJ expulsa policiais suspeitos de violência sexual em área de UPP


Quatro policiais teriam cometido crimes contra moradoras do Jacarezinho.
Em nota, corporação disse que conduta é "inadmissível".

Do G1 Rio
O Comando da Polícia Militar informou neste domingo (31) que excluiu os quatro policiais militares suspeitos de terem praticado crime de violência sexual contra duas mulheres e uma adolescente na comunidade do Jacarezinho na madrugada do dia 5 de agosto.
saiba mais
Os soldados Gabriel Machado Mantuano, Renato Ferreira Leite, Anderson Farias da Silva e Wellington de Cássio Costa Fonseca, são lotados na 2ª Unidade de Polícia Pacificadora do Méier. "A conduta grave desses policiais militares, em desacordo com os ensinamentos recebidos durante a formação, atentou contra o sentimento de dever e decoro da classe.  A ocorrência deste crime, por agentes garantidores da lei, é inadmissível", diz a nota da corporação.
Três dos agentes que tiveram a expulsão anunciada neste domingo foram denunciados pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro pelo estupro de três moradoras do Jacarezinho.
Gabriel Machado Mantuano, Anderson Farias da Silva e Renato Ferreira Leite foram presos em flagrante suspeitos do crime no dia seguinte. O promotor Paulo Roberto Mello Cunha Júnior, da 2ª Promotoria de Justiça junto à Auditoria da Justiça Militar, encaminhou a denúncia ao Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) na sexta-feira (15). No documento, o promotor defende que, por demonstrarem comportamento violento e personalidade distorcida, os PMs representam evidente risco à ordem pública.
O caso foi registrado na 25ª DP (Engenho Novo). As vítimas afirmaram em depoimento que o PM Anderson Farias da Silva, de 33 anos, foi descrito como o mais violento e agressivo dos policiais. No momento do abuso sexual, ele teria dito a elas "vocês hoje vão ver o capeta", segundo informações da GloboNews
Além de Anderson, os policiais Gabriel Machado Mantuano, de 21 anos, Renato Ferreira Leite, 32 e Wellington de Cássio Costa Fonseca, de 30 foram presos em flagrante. O depoimento deste último teria sido decisivo para conclusão do caso. Ele contou que o grupo de policiais estava fazendo patrulhamento na região, quando encontrou um grupo de usuários de crack. Houve uma perseguição e eles chegaram a um beco perto do viaduto que fica nas proximidades da Avenida Dom Helder Câmara, na Zona Norte do Rio.
Wellington disse que ouviu quando os policiais pediram para que todas as pessoas que estavam nas casas desse beco saíssem para revista, inclusive as três mulheres que foram violentadas. Posteriormente, elas foram obrigadas a entrar na casa, onde ficaram nuas e sofreram abuso. De acordo com o depoimento do policial, Gabriel Machado e Anderson Farias praticaram os abusos, enquanto Renato Leite iluminou o ambiente com a luz do celular.
Expulsão sumária
Dias depois do crime, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, afirmou, por meio de nota, que tem acompanhado de perto o desenrolar das investigações que apuram o estupro ocorrido no Jacarezinho. Os policiais militares, apontados pela polícia como autores do crime, já estão presos e o secretário vai solicitar expulsão sumária dos autores.
Na nota, o secretário pede desculpas às vítimas e aos familiares e afirma que as circunstâncias das denúncias contra agentes só "agravam o que já é muito grave". "Infelizmente, a polícia não está imune de admitir em seus quadros pessoas que vão trair a missão de servir e proteger", disse o secretário.

CENTRO EDUCACIONAL DE SOBRADINHO COMEMORA QUARENTA ANOS DE EXISTÊNCIA



O  centro  educacional  de  Sobradinho  comemorou  neste  sábado (30)  os  seus  quarenta  anos  de  existência. Ex-diretores  e  ex-alunos  foram  homenageados. A  banda  de  Alan  Cleber  fez  a  festa, tocando  músicas  da  década  de  80. Um  grande  público  veio  prestigiar  o  evento.  Ex-alunos  que  estão  espalhados  por  toda  parte  do  Brasil  vieram  participar  da  festa  de  aniversário. (Reportagem de  Maria  Helena)

Ataques à Marina Silva devem ficar mais evidentes nesta segunda-feira



Ataques à Marina Silva devem ficar mais evidentes nesta segunda-feira


O debate a ser promovido pelo SBT na próxima segunda-feira (01) deve mostrar com mais clareza a estratégia dos candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) em relação à candidata do PSB, Marina Silva, que está em trajetória ascendente nas pesquisas de intenção de voto. Especialistas consultados pelo Broadcast Político acreditam que o segundo encontro será diferente do primeiro, na TV Bandeirantes, em que as críticas de Aécio e Dilma a Marina foram sutis. "No próximo debate, Marina vai ser mais testada. Até o encontro da Band, havia uma certa prevenção por parte de Dilma e Aécio, no sentido de deixar Marina andar com as próprias pernas e ver se ela ficava de pé", avaliou Carlos Melo, cientista político e professor do Insper. "Não foi o que aconteceu. Marina mostrou que tem habilidade, teve desenvoltura no primeiro debate e começa a se perceber que não dá mais pra preservá-la", completou. "No primeiro debate os ataques entraram devagar, porque a pesquisa (Ibope) tinha acabado de sair", afirmou o cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Marco Antonio Carvalho Teixeira. "A estratégia dos dois (Dilma e Aécio) foi muito mais intuitiva. Agora virá de forma organizada", defende o professor. Ele diz que, para Aécio, a ameaça imposta por Marina é imediata, com risco de deixá-lo de fora do segundo turno, mas a situação da presidente também já é bastante delicada. Por isso, deve se concretizar a teoria uma trégua entre PT e PSDB para concentrar a ação contra a candidata do PSB. "A união acontecerá porque não é mais uma eleição plebiscitária. Eles vão ter que passar a direcionar o tiroteio à Marina." Outra tendência apontada pelos especialistas é os candidatos nanicos passarem a mirar Marina - com a diferença de que não têm muito a perder. "Para eles é uma oportunidade de ganhar presença", lembra Teixeira.

ROCAM DO 5º BPM CUMPRE MANDADO DE PRISÃO EM PETROLINA


SÁBADO (29), por volta das 17h15min, policiais militares da ROCAM do 5º BPM, realizavam rondas com abordagens no bairro José e Maria, quando se depararam com Jefferson Rodrigues Pereira Caxias, de 19 anos, o qual ao avistar a equipe policial empreendeu fuga. Os policiais militares fizeram o acompanhamento do suspeito e conseguiram abordá-lo no campo de futebol ainda no bairro José e Maria. Ao realizar pesquisa sobre a vida pregressa do suspeito, através do aplicativo Sinesp Cidadão, foi observado que existia um mandado de prisão em aberto contra o mesmo. O imputado foi conduzido e entregue à Delegacia de Plantão para as medidas legais cabíveis.
O aplicativo Sinesp Cidadão é um módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas, criado através da Lei 12.681/2012, o qual permite acesso direto pelo cidadão aos serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. O Sinesp Cidadão pode ser baixado em Tablet’s e Smartphones, que possuam o sistema Android, através do Play Store e é composto por dois módulos:
01 - Consulta Veículos: permite ao cidadão consultar a situação de roubo ou furto de qualquer veículo do Brasil.
02 - Consulta Mandado de Prisão: assegura o direito ao cidadão de consultar os mandados de prisão aguardando cumprimento e vigentes, com a finalidade de auxiliar a polícia. 

Xingou goleiro de 'macaco': intimada e casa apedrejada




Torcedora do Grêmio é flagrada em ato de racismo contra o goleiro do Santos, Aranha, durante uma partida no Rio Grande do Sul
A jovem flagrada chamando de "macaco" o goleiro Aranha, do Santos, durante o jogo contra o Grêmio, na última quinta-feira, em Porto Alegre, teve a casa apedrejada na noite de sexta-feira. Segundo testemunhas, um vizinho arremessou pedras contra uma das janelas da residência, localizada no bairro Passo das Pedras, na zona norte da capital gaúcha.
O imóvel está fechado desde o início da repercussão do caso. Patrícia Moreira da Silva, 23 anos, foi formalmente intimada a prestar depoimento na próxima segunda-feira, na 4ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre. Ela saiu de casa ainda na quinta e não foi mais vista na rua em que mora. (Veja)

Campanhas se reorientam após avanço de Marina




Embora a presidente Dilma Rousseff tenha aumentado as críticas à candidata Marina Silva (PSB), a expectativa da campanha petista é que Aécio Neves (PSDB) parta para um confronto mais duro contra Marina para evitar a sangria de votos tucanos para a ex-senadora.
Dirigentes ouvidos neste sábado pelo GLOBO afirmaram que Dilma deve esperar os próximos passos de Aécio, agora em terceiro lugar nas pesquisas, para decidir o tom que adotará no debate marcado para hoje, no SBT. Ontem, em São José do Rio Preto, Aécio já foi bastante crítico à candidata do PSB.(De O Globo)

Aécio vai para cima de Dilma na base do é tudo ou nada




A deterioração da economia será mantida como tema central do discurso de Aécio Neves. O tucano vai continuar batendo nos erros de gestão do governo Dilma. Um dos dirigentes políticos de sua candidatura afirma que o combate à ascensão de Marina Silva não pode levar o tucano a mudar sua narrativa eleitoral. Os aliados dizem que é preciso manter a coerência, acreditando que os eleitores vão acordar.
Eles consideram que a evolução da crise econômica os obrigará a refletir sobre quem levou o país a essa situação, quem é capaz de vencer as dificuldades e qual o melhor caminho a seguir. Mesmo que haja pessimismo entre os seus, os assessores do candidato garantem que Aécio está sereno. Mas já há quem defenda que se parta para o tudo ou nada.(Ilimar Franco - O Globo)

Vice de Aécio 'solta os cachorros' em cima de Marina


 Vice na chapa de Aécio Neves, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) abre a artilharia contra Marina Silva. Ele acusa a rival de usar uma "identidade postiça" para ganhar votos. "Ela improvisou uma personalidade palatável para esconder a imagem de sectarismo que sempre a caracterizou." O tucano ironiza o discurso da "nova política". "Marina demoniza Sarney, Renan e Collor. Os três apoiaram o governo Lula, do qual ela foi ministra. Eles prestavam e agora não prestam?", questiona. As informações são de Bernardo Mello Franco, na sua coluna deste domingo no jornal O Globo. E diz mais o colunista:
''O vice de Aécio ironiza os esforços da adversária para se aproximar do agronegócio. "É mais uma conversão de última hora. Marina comandou uma luta sem quartel contra o Código Florestal. A proposta dela inviabilizaria metade das terras agricultáveis do país."
Aloysio acusa a rival de dizer "bobagens" sobre os transgênicos. "O que ela defende é uma asneira. Ela quer que em algumas áreas se possa plantar, e em outras, não. Então alguns brasileiros podem comer sementes que fazem mal à saúde, segundo a visão dela, e outros não?"
O tucano levanta dúvidas sobre a pregação de Marina contra a polarização entre PT e PSDB. "Ela integrou por 20 anos um partido sectário e rancoroso, que manteve uma guerra sem trégua com o PSDB", acusa.
O senador ainda ironiza as novas companhias da presidenciável no PSB. "O Heráclito Fortes não é nenhum fanático pela propriedade coletiva dos meios de produção. Ele está tão próximo do socialismo quanto eu do hare krishna".

sábado, 30 de agosto de 2014

Governo Dilma jogou o Brasil na recessão, e registra o pior rombo nas contas públicas desde 1997

Governo Dilma jogou o Brasil na recessão, e registra o pior rombo nas contas públicas desde 1997

A sexta-feira foi recheada de más notícias sobre o cenário atual da economia brasileira. Segundo informações veiculadas pelo IBGE, houve queda de 0,6% no Produto Interno Bruto do país em relação ao trimestre anterior. O IBGE reviu o resultado do primeiro trimestre para -0,2%, configurando uma recessão técnica. Em três dos últimos quatro trimestres, a economia brasileira encolheu. E segundo o instituto, a crise brasileira é disseminada: exceto pela atividade agrícola, que teve expansão de 0,2%, a produção de todos os setores recuou no segundo trimestre. De novo a indústria teve os piores resultados (-1,5%). Os investimentos caíram 5,3% nos últimos três meses. Ou seja, os números mostram que o governo da presidente Dilma conseguiu jogar o Brasil em um quadro de recessão, algo que não acontecia desde a crise mundial de 2009. O Brasil não apenas parou de crescer como agora vê sua produção cair por dois trimestres consecutivos.
Também nesta sexta-feira o Tesouro Nacional informou que as despesas do governo federal de julho superaram em R$ 2,2 bilhões as receitas, o que implica no pior deficit das contas públicas para um mês de julho de que o Tesouro tem registro. A série estatística tem início em 1997. O resultado revelado pelo Tesouro Nacional é reflexo do desaquecimento da economia. As receitas aumentaram 8,5% no mês, enquanto as despesas tiveram um acréscimo de 11,5%, aumento puxado pelos custos com pagamento de pessoal. Outro fator que pesou para o mau resultado foi a queda no repasse de dividendos das estatais, expediente muito usado pelo Tesouro. Em junho, esse valor foi de R$ 1,5 bilhão, enquanto que em julho esse valor caiu para R$ 5,2 milhões (queda de 99,7%).

EDITORIAL: SOBRADINHO, POLÍTICOS ESTÃO SE MOBILIZANDO VISANDO AS ELEIÇÕES DE 2O16

Faltando  poucos  dias  para  eleição  de 2014  para  presidente,  deputados e  senadores, os  políticos  em  Sobradinho  já  estão  se  mobilizando  visando   as  eleições  para  prefeito  e  vereador  de  2016. Novos   grupos  políticos  estão  surgindo,  algumas  alianças  estão  sendo  feitas. Alguns  nomes  estão   sendo comentados  como  pré-candidatos  a  prefeito,  a  exemplo  de  Manoel  Messias,  Canindé, e  os  ex-prefeitos:  Gilberto  de  Balbino  e  Genilson  Silva,  José   Luiz  Brandão  e outros. Tudo  indica  que  as  eleições  municipais  de  2016 vão  ser  bastante  movimentadas.  O  pleito  eleitoral  vindouro  vai  servir  de  base  para  os  concorrentes. O  povo  de  Sobradinho  está avaliando  as  ações  do  executivo  e  dos  vereadores  a  população  para  poder julgar  atentamente. Aqueles  que  deixaram  de prestar  um  bom  serviço à  população,  com  certeza  vão  ficar  de  fora. Portanto  executivo  e  vereadores  terão  que ter  um  bom  desempenho  o  povo  está  de  olho.

A reeleição de Dilma está nas mãos de Lula




Há apenas dois meses, analistas políticos do Partido dos Trabalhadores (PT) tinham certeza de que nem os maus resultados da economia seriam um obstáculo para uma nova vitória da candidata Dilma Rousseff. O motivo de tal esperança era a força outorgada ao apoio com que contava o carismático ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Existia a convicção de que em plena campanha a presença do ex-sindicalista, que continua sendo o motor do PT e seu líder mais ouvido, poderia ser definitiva para convencer sobretudo o eleitorado de renda mais baixa, mas até mesmo empresários e banqueiros, de que um segundo mandato de sua pupila seria melhor do que o primeiro. Mais ainda: que em tal segundo Governo sua presença seria mais forte e decisiva. (Do El País - Juan Arias)

Está difícil esvaziar o balão de Marina



A pergunta que todos no meio político fazem – e cuja resposta vale 1 bilhão de dólares para as campanhas de Aécio Neves e Dilma Rousseff – é: como desconstruir Marina Silva? Muita gente avaliou que os temas abordados na entrevista de ao Jornal Nacional poderiam ser um bom caminho. A julgar por uma extensa pesquisa qualitativa realizada anteontem por uma agência de propaganda em São Paulo, só com eleitores declarados de Marina, a resposta é não.
Depois de assistir ao JN, os entrevistados consideraram que:
*a embaraçosa questão sobre a propriedade do avião de campanha de Eduardo Campos não cola em Marina. Simplesmente porque as classes C, D e E não conseguem entender direito do que está se falando.
*A propalada inexperiência de Marina também não esquenta a cabeça dos seus eleitores. Lula, neste caso, vira a referência de alguém “sem experiência que foi bem sucedido”.
*A baixa votação que Marina obteve no Acre em 2010, tema levantado por Patrícia Poeta, não fez nem cócegas entre os seus apoiadores.
*Já a discussão sobre a “nova política”, pregada por Marina, contra a “velha política”, causou algum desconforto em seu eleitorado. Os entrevistados enxergaram ali uma certa contradição entre o discurso e a prática de Marina.
Em resumo, por enquanto está difícil esvaziar o balão de Marina.  (Lauro Jardim - Veja Online)

CANDIDATURA DE LUIZ CAETANO CRESCE EM SOBRADINHO

A  candidatura  de  Luiz  Caetano   cresce  em   Sobradinho. O  candidato  a  deputado  federal  esteve  recentemente  em  Sobradinho,  no  Clube  são   Francisco  e  apresentou  para  o público  presente  o  seu  projeto  que vai  defender na  câmara  federal  que  agradou  as    pessoas  que  participaram  do  evento. Caetano  foi  por  três  vezes  consecutivas  prefeito  da  cidade  de  camaçari  e  foi  considerado um  dos  melhores  prefeitos  do  Brasil. Em  Sobradinho  ele  tem  um  grande  número  de  amigos  e  correligionários,  a exemplo  de  Bosquinho  e   Maria  Helena   que  estão  empenhados  na  sua  campanha. A  expectativa  é de que  Caetano possa  ter  uma  boa  votação  na  terra  da  barragem. (Reportagem  de  Maria Helena)

PARAÍSO DAS PORTAS

Grande  promoção

Dr. WILLIAM BOGARD

Especialista  em  prótese   dentária,  prótese  sobre implante. Rua  da  Argentina, 124,  Maria  Gorete, Juazeiro-BA  Fone: 3612-1691

O fenômeno Marina


Os estrategistas da campanha do PSDB entregaram os pontos, informa Ilimar Franco, de Brasília. Segundo ele, os aliados da presidente Dilma ainda têm um fio de esperança. Os especialistas em pesquisas consideram que Marina Silva está a um passo do Planalto. Explicam que ela encarna o sentimento de junho de 2013, contra tudo que está aí.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Datafolha confirma: hoje, Marina seria eleita


  A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira confirmou uma tendência apontada, nesta semana, por outros dois levantamentos: um do Ibope, outro do instituto MDA, contratado pela Confederação Nacional do Transporte. Se as eleições fossem hoje, Marina seria eleita presidente da República, no segundo turno. Ela venceria a presidente Dilma Rousseff com dez pontos de vantagem, por 50% a 40%.
No primeiro turno, Marina tem 34%, empatada com Dilma, que tem os mesmos 34%. O tucano Aécio Neves, por sua vez, caiu para 15%.
Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista venceria por 48% a 40%.  (Do Portal BR 247)
Segundo reportagem de Ricardo Mendonça, na Folha de S.Paulo, a pesquisa, finalizada nesta sexta (29) mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) e a ex-ministra Marina Silva (PSB) numericamente empatadas na simulação de primeiro turno da eleição presidencial. Cada uma tem 34% das intenções de voto.
SEGUNDO TURNO
''No teste de segundo turno, Marina seria eleita presidente da República com dez pontos de vantagem em relação à rival: 50% a 40%.
Os dados mostram fortalecimento da candidatura Marina. Em relação ao levantamento anterior do Datafolha, ela apresenta melhor desempenho nas simulações de primeiro e de segundo turno –a pesquisa antecedente foi feita imediatamente após a morte de Eduardo Campos, o candidato que encabeçava a chapa do PSB.
No intervalo de duas semanas entre os dois levantamentos, Marina cresceu 13 pontos no teste de primeiro turno. Dilma oscilou 2 para baixo.
No embate final contra a petista, onde antes havia empate técnico no limite máximo da margem de erro, Marina foi de 47% para 50%, enquanto Dilma recuou de 43% para 40%.
O candidato do PSDB, Aécio Neves, caiu de 20% para 15% na simulação de primeiro turno. Num confronto final contra Dilma, ele perderia por 48% a 40%.
Juntos, todos os outros candidatos à Presidência somam 3%. Eleitores que pretendem votar nulo ou em branco totalizam 7%. Outros 7% estão indecisos.''

Testemunhas de Jeová retiram filho com tumor do hospital; Brasil teve caso semelhante


Testemunhas de Jeová retiram filho com tumor do hospital; Brasil teve caso semelhante

Um casal protestante britânico retirou o filho de cinco anos do hospital nesta quinta-feira (28), supostamente porque as práticas médicas são contrárias às determinações da doutrina das Testemunhas de Jeová. O menino tem um tumor no cérebro e passou por cirurgia há uma semana. Ele está em uma cadeira de rodas e é incapaz de falar, sendo alimentado somente através de um tubo operado por uma bateria, que deve se esgotar nesta sexta. De acordo com os médicos, se a criança não receber tratamento adequado, sofrerá risco de morte, e a polícia crê que eles fugiram para a França. Fiéis que seguem a Testemunha de Jeová não se submetem a transfusões de sangue e outros tratamentos médicos mais incisivos, acreditando que esta indicação estaria em trechos da Bíblia. No Brasil, o Superior Tribunal de Justiça concedeu habeas corpus a um casal que impediu transfusão de sangue na filha, que resultou em sua morte.

Torcedora é afastada do trabalho no RS após ofensas racistas a jogador

Durante a partida entre Grêmio e Santos na noite de quinta-feira (29), em Porto Alegre, foi afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar. Ela era funcionária de uma empresa terceirizada e prestava serviços de auxiliar de odontologia na clínica da polícia militar gaúcha.

A torcedora gremista flagrada pelas câmeras de transmissão de TV chamando o goleiro Aranha de "macaco"
Segundo a assessoria de imprensa da corporação, a torcedora foi identificada ainda na noite de quinta-feira (28). O pedido de afastamento partiu da própria direção do centro médico. De acordo com a Brigada Militar, tanto a clínica quanto o comando da corporação repudiam qualquer ato de violência de qualquer tipo de discriminação. 
Nesta sexta-feira (29), o goleiro Aranha registrou um Boletim de Ocorrência (BO) em uma delegacia de Porto Alegre. Segundo o delegado Herbert Ferreira, responsável pela 4ª DP, a Polícia Civil foi até o hotel onde a delegação santista está hospedada e fez o convite para o depoimento, que foi aceito pelo jogador.
O ato de racismo partiu da arquibancada posicionada atrás da meta defendida pelo goleiro, e levou o camisa 1 do Santos a paralisar a partida, aos 42 do segundo tempo, para reclamar ao árbitro Wilton Pereira Sampaio. Apesar da denúncia, o árbitro não relatou o episódio na súmula do jogo. O canal ESPN flagrou a torcedora gritando "macaco" em direção ao goleiro, atitude que gerou grande revolta nas redes sociais.
Logo após o episódio na Arena do Grêmio, imagens da torcedora ofendendo o goleiro santista começaram a circular pela internet. Criticada pelos seus atos, a torcedora excluiu os perfis que mantinha em sites como Facebook e Instagram.
A Polícia Civil gaúcha anunciou nesta sexta-feira (29) que também vai investigar o caso no âmbito criminal. Segundo o chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Guilherme Wondracek, uma carta precatória será enviada para Santos, em São Paulo, para que o goleiro Aranha possa fazer a representação criminal denunciando o crime de injúria racial.
"O crime será investigado no âmbito criminal pelo delegado titular da 4ª DP, que cobre a área do estádio. Ele reunirá algumas provas, como as imagens da televisão, e vai pedir ao Grêmio que envie imagens do estádio, para que se possa identificar todos os possíveis autores", afirmou Wondracek ao G1.

Governo fracassou na condução da economia, diz Aécio

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou, hoje, que o ministro Guido Mantega "não tem autoridade para questionar quem quer que seja", em resposta às críticas do ministro da Fazenda à gestão tucana na economia e ao seu principal colaborador econômico, o ex-presidente do BC Armínio Fraga.
Em agenda no início da tarde desta sexta, ao lado do governador de São Paulo e candidato à reeleição pelo PSDB, Geraldo Alckmin (PSDB), nas obras do monotrilho no bairro de Vila Prudente, Aécio criticou duramente o ministro da Fazenda, destacando que o modelo de gestão da economia do governo petista fracassou.
"É triste que, num final de governo, um ministro da Fazenda entregue um quadro extremamente perverso ao povo brasileiro, de crescimento baixo, recessão a partir de hoje e inflação saindo do controle", destacou, voltando a afirmar que, em razão deste cenário, Mantega não tem autoridade para fazer tais críticas.

Bandidos assaltam caixa do banco do Brasil dentro da empresa Mineração Caraíba


Bandidos fortemente armados assaltaram durante a madrugada de hoje (29) o caixa eletrônico do Banco do Brasil que está instalado nas dependências da empresa Mineração Caraíba. Segundo informações, a Polícia Civil realiza perícia no local. As informações são de que ninguém se feriu durante o ato.
Em breve o blog trará mais informações.

Consultoria: Já são 60% as chances de vitória de Marina




 Está na coluna de Bernardo Mello Franco, hoje, na Folha de S.Paulo: ''Comunicado de uma consultoria que circula no mercado financeiro já aponta 60% de chances de vitória de Marina na eleição presidencial.
O texto, no entanto, alerta que um governo da ex-senadora tenderia a "frustrar" muitos setores.
Os analistas dizem que ela é pouco clara em seus projetos e defende propostas "incompatíveis no curto prazo": "Marina sinceramente quer construir um Brasil diferente, mas as forças ao seu redor talvez sejam mais persistentes do que ela pode imaginar".

Marina Silva lança programa de governo



A candidata do PSB à presidência, Marina Silva, lança nesta sexta-feira (29) o programa de governo da coligação Unidos pelo Brasil. O evento ocorre em São Paulo às 14h. No documento elaborado,  pelo ex-deputado federal Maurício Rands e pela herdeira do Banco Itaú, Maria Alice Setúbal, está dividido em cinco eixos: Estado e democracia de alta intensidade; economia para o desenvolvimento sustentável; educação, cultura e inovação; políticas sociais e qualidade de vida; e novo urbanismo e o pacto pela vida.
O programa tem 62 páginas e destaca, já na introdução, a necessidade de um desenvolvimento “socialmente justo, ambientalmente sustentável e com qualidade de vida para a população”. Algumas polêmicas em torno do texto, porém, surgiram ao longo das últimas semanas. Uma delas deve-se à proposta de um “controle social da atividade política”, que gerou críticas e foi retirada do documento.
A coligação afirma que havia sido pedido uma revisão do trecho sobre esse ponto por ter sido considerado um tema inadequado para o debate. O receio de alguns grupos foi a promessa da implantação de conselhos sociais para controle da atividade política.
 da coligação Unidos pelo Brasil. O evento ocorre em São Paulo às 14h. No documento elaborado, elaborado pelo ex-deputado federal Maurício Rands e pela herdeira do Banco Itaú, Maria Alice Setúbal, está dividido em cinco eixos: Estado e democracia de alta intensidade; economia para o desenvolvimento sustentável; educação, cultura e inovação; políticas sociais e qualidade de vida; e novo urbanismo e o pacto pela vida.
O programa tem 62 páginas e destaca, já na introdução, a necessidade de um desenvolvimento “socialmente justo, ambientalmente sustentável e com qualidade de vida para a população”. Algumas polêmicas em torno do texto, porém, surgiram ao longo das últimas semanas. Uma delas deve-se à proposta de um “controle social da atividade política”, que gerou críticas e foi retirada do documento.
A coligação afirma que havia sido pedido uma revisão do trecho sobre esse ponto por ter sido considerado um tema inadequado para o debate. O receio de alguns grupos foi a promessa da implantação de conselhos sociais para controle da atividade política.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Marina elogia usineiros e critica Dilma sobre etanol



Marina e Beto Albuquerque em feira de agronegócio no interior de SP: elogio a usineiros e critica política do governo para o etano

A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, fez nesta quinta-feira um discurso para agradar os produtores de etanol, em palestra na Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética (Fenasucro), em Sertãozinho, interior de São Paulo. Cercada por usineiros, a presidenciável criticou a política adotada nos últimos anos pelos governos petistas para o setor.
Num tom político, Marina ainda destacou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez “apenas propaganda” em relação aos investimentos no setor, mas “depois relegou a produção do combustível”.
— Cerca de 70 usinas foram fechadas, 40 estão em processo de recuperação judicial. Milhares de empregos foram perdidos. É prejuízo para o equilíbrio ambiental — afirmou Marina, sendo aplaudida pela plateia.
Para a candidata do PSB, o investimento no combustível ajuda a combater os efeitos do aquecimento global.
— Vocês fizeram o dever de casa, se ajustaram, acreditaram na propaganda do governo, assumiram compromissos, para fornecer uma fonte de energia que deveria ser estimulada e apoiada.
Antes do discurso de Marina, o vice da chapa, deputado Beto Albuquerque (RS), que defendia na Câmara bandeiras do agronegócio, introduziu a presidenciável para a plateia e frisou que o programa de governo da candidata é o mesmo que tinha sido aprovado por Eduardo Campos, antes de sua morte, no último dia 13.
Ainda no evento, a candidata também aproveitou para rebater críticas do presidenciável Aécio Neves (PSDB), que afirmou na véspera que o país não pode ser governado por amadores, dizendo que era melhor ser “amador” do sonho do que “profissional das escolhas incorretas”.

O vento sopra em favor de Marina





 O que faz o povão preferir Marina Silva? Foi pobre, nasceu e morou no meio da floresta, passou fome, aprendeu a ler e escrever aos dezesseis anos, pegou doenças que trás até hoje, é negra, evangélica, dedicou-se ao ambientalismo e à preservação da Amazônia, enfrentou o poder econômico, foi ministra do Lula e obteve 20 milhões de votos na última eleição presidencial.
Essas qualidades, e outras, fazem a candidata identificar-se com a maioria do eleitorado e justificam sua preferência, mas há outro fator essencial: seus concorrentes não sensibilizam o eleitorado. Apresentam lacunas que agora sobressaem em qualquer comparação. Dilma Rousseff, no exercício do poder, não empolgou. Apesar da farta propaganda de seu governo, saltam aos olhos deficiências fundamentais na educação e na saúde públicas, nos transportes coletivos, na infraestrutura e na economia. Além de sua postura autoritária e distante. Pelo jeito, nem sua aproximação com o Lula será capaz de evitar a derrota no segundo turno. Sequer seu passado de guerrilheira que jamais pegou em armas, mesmo torturada a presa pela ditadura.
Quanto a Aécio Neves, apesar do dever de casa bem feito, duas vezes governador de Minas, presidente da Câmara e senador, entra na disputa sem uma forte mensagem. Promete repetir a administração tucana de Fernando Henrique, fator negativo pela própria natureza. No máximo, assegura a continuidade do bolsa-família e outros programas assistencialistas, mas nenhuma proposta social em condições de mudar a vida dos menos favorecidos. Sua característica de produto do establishment funciona contra ele.
Sendo assim, explica-se porque Marina, tornada candidata por um golpe do destino, apresenta-se em patamar bem superior ao antes ocupado por Eduardo Campos e vai deixando os adversários para trás. Já supera Dilma, no segundo turno, por nove pontos percentuais. Continuando as coisas como vão, a ex-senadora pode vencer a eleição, ainda que grande esforço esteja sendo preparado pelo Lula e pelo PT. O vento, porém, sopra do outro lado. O que a candidata do PSB não pode é considerar-se vitoriosa antes de a última tecla ser digitada nas maquininhas de votar, no final de outubro.(Carlos Chagas)

Ministério Público pede ao TSE o fim dos atos de campanha de Arruda

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o cancelamento imediato dos atos de campanha do ex-governador José Roberto Arruda, candidato do PR ao governo do Distrito Federal. O pedido do Ministério Público se baseia na decisão do TSE da última terça-feira (26) que barrou a candidatura de Arruda com base na Lei da Ficha Limpa.

O procurador-geral da República e também eleitoral, Rodrigo Janot, solicitou ao
Além de requisitar o fim da campanha eleitoral do ex-governador do DF, Rodrigo Janot pediu ainda que a coligação encabeçada pelo PR substitua Arruda. A solicitação da Procuradoria foi distribuída ao gabinete do presidente do TSE, ministro Dias Toffoli. O magistrado poderá analisar a solicitação individualmente ou poderá submeter o pedido ao plenário do TSE.

 

Na terça-feira, o plenário da corte superior da Justiça Eleitoral manteve, por seis votos a um, decisão que barrou a candidatura de Arruda a governador do Distrito Federal. Há duas semanas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal havia decidido rejeitar o registro de candidatura, mas a defesa do ex-governador recorreu ao TSE.
Arruda poderá apresentar recurso ao próprio TSE e também recorrer ao Supremo Tribunal Federal. Inicialmente, ele poderia continuar em campanha até uma decisão final da Justiça, porém, o pedido do Ministério Público pode barrá-lo.

O ex-governador lidera as pesquisas de intenção de voto. Na terça-feira, a revista Época divulgou que Arruda discutiu bastidores e táticas para o julgamento no TSE. Em nota, ele afirmou que conversa informal é "absolutamente normal".
O TRE barrou a candidatura com base na Lei da Ficha Limpa porque Arruda foi condenado no dia 9 de julho por improbidade administrativa, em segunda instância, devido a sua suposta participação no esquema de corrupção conhecido por mensalão do DEM. Arruda chegou a ser preso pelas acusações de corrupção em seu governo.
A Lei da Ficha Limpa proíbe a candidatura de políticos condenados por órgão colegiado (mais de um juiz). Quando apresentou o registro, em 5 de julho, Arruda tinha condenação por decisão individual de juiz, em primeira instância, o que o permitia concorrer. A defesa argumentou que deve ser observada a condição no momento do registro.
Para o TSE, no entanto, a decisão do TRE deve ser mantida porque a condenação, mesmo após o registro, tornou Arruda inelegível.
saiba mais
O relator do recurso, ministro Henrique Neves, citou em seu voto a gravidade das acusações contra Arruda, embora tenha destacado que não cabe à Justiça Eleitoral se pronunciar sobre os fatos.
"Considerando o contexto dos fatos da vida do recorrente [Arruda] não há que se falar em quebra do princípio de confiança. [...] É perfeitamente harmônico considerar que os fatos supervenientes [posteriores ao pedido de registro] devem ser observados", afirmou Henrique Neves.
Os ministros Admar Gonzaga, Luiz Fux, Laurita Vaz, João Otávio de Noronha e Dias Toffoli acompanharam o relator.
Relembre as acusações contra Arruda
O esquema do mensalão do DEM de Brasília foi descoberto depois que a Polícia Federal deflagrou, em novembro de 2009, a operação Caixa de Pandora, para investigar o envolvimento de deputados distritais, integrantes do governo do Distrito Federal, além de Arruda, que, à época, era governador.
Arruda, que sempre negou envolvimento com o suposto esquema de propina, chegou a ser preso. Ele teve de deixar o DEM para não ser expulso e foi cassado pela Justiça Eleitoral.

Era Mantega com os dias contados no governo




Guido Mantega foi rifado.
Mais longevo ministro da gestão PT no governo federal, o titular da Fazenda está com os dias contados.
Pressionada pelo mercado financeiro e com a política econômica criticada por vários setores, a presidente Dilma Rousseff decidiu trocar o ministro se for reeleita – e ela fez chegar esse recado até aos financiadores da campanha.
O artífice da mudança é o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que já procura potencial substituto de consenso na praça. Um detalhe, ao contrário do que circula no boca-a-boca,  Mercadante não quer a vaga do colega. Mira a disputa para a presidência em 2018, como candidato de Dilma e Lula.

INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRADINHO


A câmara municipal de Sobradinho se reúne nesta quinta-feira (28) a partir das 19h, projetos importantes serão discutidos e aprovados. Venha traga sua família convide seus amigos, venha ver de perto as ações dos nossos vereadores. A câmara municipal é a casa do povo

Em Santos, MP apura se drone derrubou avião de Eduardo


Chico Peixoto/LeiaJá Imagens


Em visita que fez, há pouco, ao Ministério Público Federal, em Santos, o advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos, obteve informações de que o avião que levava o candidato do PSB e mais seis pessoas, do Rio para Santos, no último dia 13, tenha sido derrubado por causa de um choque com um drone, equipamento aéreo não tripulado, acionado por controle remoto com capacidade de fazer imagens.
Se isso for comprovado ao final do inquérito, muda todo o curso do processo, porque a responsabilidade recai sobre a Aeronáutica, que nega qualquer possibilidade nesta direção. Mas o jornal O Estado de São Paulo chegou a noticiar, no dia seguinte à tragédia, uma notificação foi feita pela FAB a todos os pilotos que fossem trafegar pela região, dando conta que, a cerca de 20 km de distância da pista do aeroporto da cidade, havia uma área destinada para voos de drones e VANTS (Veículo Aéreo Não Tripulado).
Os drones podem causar danos e acidentes aos aviões, assim como aves e outros objetos voadores. “Esta é uma linha nova de investigação para desvendar o acidente e elucidar a morte do meu irmão”, disse, ao blog, o advogado Antônio Campos.
Em Santos, onde passou todo o dia de hoje, Antônio Campos procurou moradores que tiveram prejuízos com a queda do avião que matou o seu irmão e mais seis pessoas para dizer que pretende ajudar os moradores na busca a quem de direito. Ele esteve com moradores que tiveram casas e propriedades atingidas pela aeronave que caiu no último dia 13.
'Ele veio fazer uma visita de solidariedade, com objetivo de tranquilizar. Desde o acidente, segundo ele, 16 funcionários estão sem trabalho e os alunos especiais estão sem atendimento'', disse o proprietário da academia.

PSB já pensa em dobrar bancada com Marina




 Nas conversas reservadas, dirigentes do PSB já falam em dobrar o tamanho da bancada federal do partido, graças à candidatura da ex-senadora Marina Silva. Isso, é claro, no cenário mais otimista. Hoje a legenda tem 24 deputados federais. segundo informa Clarissa Lima no blog Poder Online.
Enquanto isso, a colunista Mel Bleil Gallo, no mesmo blog, diz que com a guinada para cima de Marina e a queda de seu adversário Aécio Neves (PSDB) nas pesquisas eleitorais, candidatos tucanos já demonstram preocupação com uma possível redução da bancada federal no Congresso Nacional.
''O desafio, dizem, é encontrar um discurso que impeça a bancada de murchar, preservando a imagem do PSDB como verdadeira oposição petista, uma vez que a campanha de Aécio já decidiu evitar qualquer confronto direto com Marina, neste primeiro momento.''

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

MP e Sobradinho firmam TACs para regularizar e melhorar política infanto-juvenil do Município

O Ministério Público estadual e o Município de Sobradinho firmaram na última sexta-feira, 22, três Termos de Compromisso e Ajustamento de Conduta (TAC) que preveem melhorias infraestruturais e de recursos humanos ao Conselho Tutelar municipal, um diagnóstico sobre a situação infantojuvenil local para consequente construção de um plano de ação na área, e a regulamentação do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA) e dos recursos orçamentários a ele destinados. A assinatura dos Termos, formulados pela promotora de Justiça Daniele Cochrane Cordeiro, faz parte do cumprimento da meta do programa “Infância em Primeiro Lugar” do MP e foi assumida como compromisso pelo prefeito Luiz Vicente em audiência pública realizada no último dia 7, em Sobradinho, com a presença da coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente (Caoca), procuradora de Justiça Márcia Guedes.
O Município se comprometeu a lotar o Conselho Tutelar com dois servidores; em 30 dias a dotar o órgão de equipamentos necessários ao seu funcionamento, especialmente um aparelho de fax e dois computadores com acesso à Internet e acompanhados de impressora; e em 120 dias, a provê-lo de mesas para computadores, cadeiras para os membros e público, arquivos e armários para guardar documentos e outros materiais de expediente, e aparelho de telefone fixo e celular. Quanto ao FIA, foi assumido o compromisso de, em 60 dias, deliberar sobre sua resolução regulamentadora, para que, uma vez ela aprovada, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) estabeleça as prioridades na aplicação dos recursos do Fundo e a Prefeitura deposite os mesmos em conta bancária específica. Já o diagnóstico deverá ser objeto de reunião do Conselho, no prazo de 30 dias, para que sejam discutidas as regras de sua realização. Segundo o acordo firmado, o diagnóstico deve conter informações sobre indicadores socioeconômicos, quantidade de crianças e adolescentes atendidos por cada política, programa ou projeto infantojuvenis, sobre a estrutura dos órgãos da rede municipal de atendimento e sobre as necessidades apontadas pela população e pelos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos. Os prazos passam a contar da data de assinatura dos TACs.
Além da promotora Daniele Cochrane, assinaram os Termos o prefeito Luiz Vicente Sanjuan; o procurador-geral do Município Hélder, Luiz Moreira; a presidente do CMDCA, Lusenira Bandeira; e os conselheiros tutelares Alaide Ferreira dos Santos, Erivaldo Cassiano da Costa, Alexandra Alves de Lima e Leyson Wagner dos Santos. 

POLÍCIA CIVIL DE BAHIA CAPTURA ESTUPRADOR NA CIDADE DE JUAZEIRO.

Policiais Civis lotados no SI da 17ª Coorpin e na DRFR de Juazeiro prendeu na tarde desta segunda feira (25) Albério do Vale Maciel, o “Bebeu“, natural de Canudos. O elemento tinha em seu desfavor um mandado de captura da Comarca de Euclides da Cunha-Ba. "Bebeu" responde pelo crime de estupro e existem denúncias que o mesmo tenha praticado o mesmo crime na cidade de Lagoa Grande em Pernambuco. Albério foi encaminhado ao presídio de Euclides da Cunha e encontra-se à disposição da Justiça.

Dilma almoça em restaurante comunitário no Rio



Dilma almoçou com o candidato Garotinho em restaurante comunitário no Rio (Foto: Janaína Carvalho/ G1 RJ)


A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), almoçou, hoje, com o ex-governador e candidato ao governo do estado do Rio, Anthony Garotinho (PR), em um restaurante comunitário de Bangu, na Zona Oeste da cidade. A presidente chegou com uma hora e meia de atraso ao compromisso de campanha, ficou no local cerca de meia hora e levou uns 15 minutos almoçando.
Dilma almoçou o cardápio do dia no restaurante: sobrecoxa de frango, feijão, arroz, salada de alface com milho e abóbora e guaraná natural. Por se tratar de prédio público, Dilma e Garotinho não puderam pedir votos nem discursar, de acordo com a legislação eleitoral. Ela também não falou com a imprensa.
A presidente, no entanto, atendeu a vários pedidos para tirar fotos com eleitores. Dilma deixou o local por volta das 13h, e foi para o estádio Moça Bonita, no mesmo bairro, de onde foi de helicóptero até a base aérea do Galeão.

GATI DO 5º BPM PRENDE ASSALTANTES, RECUPERA CELULAR ROUBADO E APREENDE CRACK EM PETROLINA

No dia (25/08) por volta das 21h00min, a Central de Operações do 5º BPM recebeu informação a respeito de dois elementos em uma motocicleta praticando assaltos na rua do Tambor do bairro São José, divulgando para todas as viaturas lançadas na rua, onde GATI ao copiar tal informação passou a realizar rondas nas proximidades do local indicado, vindo a localizar e abordar os imputados Gilmar Gonçalves Brito, de 19 anos e Cristiano Pereira da Silva, de 27 anos, os quais estavam na motocicleta Sundown Hunter 100, cor vermelha, placa KLS 8178, sendo encontrado com eles o produto do roubo, um aparelho celular da marca LG. A vítima reconheceu os acusados e o seu celular, em seguida todos os envolvidos, juntamente com os materiais apreendidos, foram encaminhados e apresentados à delegacia de plantão, para as providências julgadas cabíveis.
GATI DO 5º BPM APREENDE CRACK EM PETROLINA
No dia (25/08) por volta das 17h30min, após receber denúncia anônima de posse de drogas, as equipes do GATI do 5º BPM se dirigiram até o lixão do Bairro José e Maria em Petrolina, onde abordaram Paulo Ricardo Silva Brito de 24 anos, apreendendo de posse do imputado 17 (dezessete) pedras de crack e 01 (uma) peteca de maconha. O acusado, juntamente com o materiail apreendido, foram encaminhados e apresentados à delegacia de plantão, para as providências julgadas cabíveis.
Assessoria de Imprensa do 5º BPM - Petrolina-PE

CNT/MDA: Avaliação positiva do governo fica em 33,1%



A avaliação positiva do governo Dilma Rousseff, segundo a pesquisa MDA, divulgada nesta quarta-feira, 27, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), ficou em 33,1%. A avaliação negativa foi de 28,8% e a regular, 37,4%. Os porcentuais variavam dentro da margem de erro do último levantamento, feito há duas semanas, quando a avaliação positiva era 33,2%, a negativa 28,9% e a regular 37,1%.
Em abril, no último levantamento do instituto feito antes do período eleitoral, a avaliação positiva era de 32,9%, a negativa 30,6%, e a regular 35,9%.
Por sua vez, a aprovação e a desaprovação pessoal da presidente ficaram empatadas em 47,4% – o restante dos entrevistados não souberam ou não responderam a sondagem. Nesse quesito, os resultados também ficaram dentro da margem de erro da última pesquisa, de suas semanas atrás.
Em abril, Dilma tinha 47,9% de aprovação pessoal e 47,6% de desaprovação pessoal - margem dentro da margem de erro do levantamento.
Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 24 unidades da federação das cinco regiões, entre os dias 21 e 24 de agosto de 2014. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

CANDIDATURA A REELEIÇÃO DE MAURÍCIO TRINDADE CONTINUA SEM REPERCUSSÃO EM SOBRADINHO

A  candidatura  do   deputado federal Maurício Trindade do  PROS (Partido Republicano  da  Ordem  Social) e  cacife  do  PSL,  continua  sem  repercussão  em Sobradinho.  Nas  eleições  passadas  o  deputado  não  foi  votado  na  terra   da  barragem  porque  faltou  representação,  e  nas  eleições deste ano pelo  andar  da  carruagem  vai  ser  a  mesma  coisa. Trindade  conseguiu  uma  emenda  parlamentar  no valor  de  trezentos  mil  reais  para  Sobradinho,  segundo  informações  encontra-se  na  Codevasf  e  vai ser  liberada  após  as  eleições.  A  população   tem  que  fiscalizar onde  serão  aplicados  esses  recursos. A  representação  do  deputado  Maurício  Trindade  em  Sobradinho  é  praticamente  inexistente,  por  isso em  termo de votação  tudo  indica que vai  acontecer  outra  decepção.

Ficha suja: TSE barra candidatura de Arruda no DF




 Cinco dos sete ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) votaram para barrar a candidatura do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (PR) com base na Lei da Ficha Limpa. O julgamento segue em curso e, caso seja encerrado nesta noite, o político será considerado inelegível pela Justiça Eleitoral.  Apesar de tal situação, como ainda existe a possibilidade de recursos para o próprio TSE e para o STF (Supremo Tribunal Federal), Arruda poderá continuar com sua campanha normalmente até que sua apelação seja analisada.
Condenado por improbidade administrativa por órgão colegiado de Justiça no mês passado, Arruda já havia sido considerado inelegível pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Distrito Federal.
Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) pela Rede Globo mostra Arruda com 37% das intenções de votos para o governo do Distrito Federal. O atual governador, Agnelo Queiroz (PT), aparece empatado em segundo lugar com Rodrigo Rollemberg (PSB), ambos com 16% das intenções de votos. A margem de erro da pesquisa Ibope é de 3 pontos percentuais.(Da Folha de S.Paulo - Severino Mota)

Vão tentar desconstruir Marina, mas sucesso é duvidoso




Os principais candidatos à presidência da República deverão atacar a socialista Marina Silva com relação à sua inexperiência para tentar subir nas pesquisas eleitorais. Em entrevista coletiva, na segunda, a presidenta Dilma Rousseff, por exemplo, disse que para ser presidente da República “é intrínseco se preocupar com gestão”. Caso contrário, seria alguém que gostaria de ser “rei ou rainha da Inglaterra”.
O tucano Aécio Neves, por sua vez, vem destacando seu projeto de “gestão eficiente” ao longo da campanha. Essa tática, porém, pode ser infrutífera, conforme três analistas ouvidos pelo EL PAÍS. Ontem, uma pesquisa feita pelo Ibope mostrou que a candidata do PSB venceria a atual presidenta Dilma Rousseff (PT) no segundo turno após passar Aécio no primeiro. (Do El País - A. Benites e C. Jiménez)