sábado, 31 de maio de 2014

Marco Prisco tem prisão revogada pela Justiça Federal



A Justiça Federal na Bahia revogou, na tarde dessa sexta-feira (30), a prisão preventiva do vereador Marco Prisco, líder do movimento grevista da Polícia Militar da Bahia. A prisão foi substituída por medidas cautelares. Foi levado em consideração o fato do vereador possuir trabalho e residências fixas. Apesar da liberação, ele terá que pagar 30 salários mínimos de fiança, não poderá frequentar quartéis nem ter contato com diretores de qualquer associação de policiais militares. Além disso, não poderá se ausentar da comarca de Salvador sem autorização prévia da Justiça, entre outras restrições. Segundo o advogado de defesa Vivaldo Amaral, vereador só deve sair da prisão semana que vem, já que o pagamento da fiança só poderá ser providenciado na segunda-feira (02).

Paulo Souto defende unidade de administração regional no Oeste baiano

Paulo Souto defende unidade de administração regional no Oeste baiano

O pré-candidato ao governo da Bahia Paulo Souto (DEM) defendeu a implantação de uma unidade de administração regional, ligada diretamente ao gabinete do governador, na região Oeste do estado, em evento neste sábado (31), na cidade de Barreiras. A promessa já havia sido feita anteriormente, em relação ao Extremo Sul baiano. “Essas zonas territoriais, devido à distância da capital, acabam sendo prejudicadas no atendimento de suas necessidades pelo estado”, afirmou Souto, acompanhado pelos também pré-candidatos Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), além dos prefeitos de Salvador, ACM Neto, e de Feira de Santana, José Ronaldo. Segundo o democrata, o verdadeiro desenvolvimento regional, com interiorização e integração da Bahia, somente se efetivará pela desconcentração dos investimentos e pela descentralização administrativa. “Além da ênfase na retomada do processo de atração de investimentos direcionados para o interior, a efetiva presença do governo nas regiões mais distantes do estado vai eliminar a sensação de abandono governamental e um possível sentimento separatista”, opinou.

Morre Maurício Torres, narrador e apresentador da Record


O narrador Maurício Torres, da TV Record, morreu neste sábado.
Ele estava internado desde o dia 1° de maio no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por problema no coração com quadro de arritmia cardíaca.
Ele passou mal durante viagem pelo programa “Esporte Fantástico'' naquele final de semana.
Após exames, foi detectada uma infecção. Apesar do tratamento, o narrador não resistiu.
Torres estava com 43 anos.
A Record confirmou a morte em nota oficial:
“A Rede Record lamenta profundamente a morte de seu apresentador e narrador esportivo Mauricio Torres.
Mauricio estava internado desde o dia 01 de maio no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, depois de passar mal durante um voo entre o Rio e São Paulo. O narrador teve várias complicações médicas e faleceu no início da noite deste sábado (31).
O apresentador chegou a Record em 2005 para as transmissões de futebol. Ele estreou na partida entre Brasil e Colômbia, válida pela fase final do Torneio Sul-Americano Sub-17, disputado na Venezuela. No mesmo ano participou dos programas “Terceiro Tempo” e “Debate Bola”.
Mauricio também esteve na equipe olímpica da Record nos Jogos de Inverno de Vancouver (2010), nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara (2011), na Olimpíada de Londres (2012) e nos Jogos de Inverno de Sochi (2014).
Atualmente apresentava o “Esporte Fantástico” ao lado de Mylena Ciribelli e Cláudia Reis.
O Brasil perde um dos principais jornalistas esportivos do país e um dos mais promissores talentos de sua geração.
Maurício deixa esposa e uma filha de 8 anos.
Externamos nossa solidariedade e sentimentos aos familiares, amigos e fãs.''
Carreira
O jornalista trabalhou no Sistema Globo de Rádio e na década de 1990 narrava jogos para os canais Globosat.
Em 1996, entrou para a Rede Globo onde passou a fazer transmissões esportivas e apresentava o bloco esportivo do “Bom Dia Brasil'', eventualmente o Globo Esporte – além do “Espaço Aberto Esporte, da Globo News.
Chegou à Record em 2005, para ser o seu primeiro nome na locução esportiva.
Em 2012, se juntou a Mylena Ciribelli e Cláudia Reis na apresentação do “Esporte Fantástico''.
Ao receber o convite da Record, Torres não pensou duas vezes antes de mudar de emissora. Estava muito empolgado com os investimentos do canal. Além do caminho aberto para ser o narrador principal, pesou também a proposta financeira, muito superior a da Globo.
Por pouco o carioca Mauricio Torres não seguiu o jornalismo esportivo. Após entrar no meio, achou que escreveria sobre política ou cultura. Por acaso, foi convidado para trabalhar na Rádio Globo, emissora que despertou seu interesse pela área de esporte.
Tinha como ídolos Galvão Bueno e Luciano do Valle, e revelou que se não fosse jornalista, seria advogado.
Ele trabalhou na cobertura de grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Pan-Americanos.
Destaque para a cobertura dos Jogos Olímpicos de 1996 (Atlanta/EUA), 2000 (Sydney) e 2004 (Atenas), e dos Jogos Pan-Americanos de 1999 (Winnipeg/Canadá), 2003 (Santo Domingo/República Dominicana) e 2007 (Rio de Janeiro). Cobriu duas Copas do Mundo (França – 1998 e Coreia e Japão – 2002) e também narrou o Mundialito de Futebol de Areia de 1997 (Figueira da Foz/Portugal) e as decisões da Liga Mundial de Vôlei (2001 e 2003), além do Grand Slam de Judô 2009.
Em 2010, esteve em Vancouver, no Canadá, para a cobertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, evento que a Record transmitiu com exclusividade. Em 2011 narrou os Jogos Pan-americanos de Guadalajara e participou da cobertura da emissora na Olimpíada de Londres, em 2012, como principal narrador da casa.

COLUNA DE MARIA HELENA

A  política   é  muito  dinâmica,  assim  dizia  o saudoso  Ulysses  Guimarães,  tudo  se  transforma  igual  uma  nuvem.  Existem  políticos  de  tudo  jeito  honestos  e  desonestos  e  político  profissional, que  é  exatamente  aquele  que  quer  levar  vantagem  em  tudo,  é  o  da  marca  Gerson.  Mas  o  povo  brasileiro  está  se  conscientizando   de  que  a  melhor  maneira  de  votarmos  é  em  político  honesto,  se  nós  continuarmos  a  votar    em  político  corrupto  a  situação  vai continuar da  maneira  que  está,  exemplo,  péssimo  investimento  na  saúde,  educação  de  ruim  qualidade  e  nada  para  as  pessoas  pobres  que  vivem  somente  de    promessas  enganosas.  Conversa  fiada  não  paga conta,    e  nem  mata  fome.  Temos  uma  grande  oportunidade  de  mudar  esse  quadro  mas  próximas  eleições  para  presidente, governador, deputado  estadual,    federal     e  senador,  só  depende  de  cada  um  de  nós,  pense  nisso.

Lula e Dilma baixam o pau em Aécio no evento em MG


Lula e Dilma participam de ato em Belo Horizonte da candidatura de Fernando Pimentel ao governo de Minas Foto: Divulgação

Lula e Dilma participam de ato em Belo Horizonte da candidatura de Fernando Pimentel ao governo de Minas 
A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula se revezaram nos ataques contra o pré-candidato do PSDB à Presidência Aécio Neves, durante evento do PT, em Belo Horizonte, a favor da candidatura do ex-ministro Fernando Pimentel ao governo estadual.
Lula criticou a iniciativa do tucano de atuar para criar a CPI da Petrobras. Em seguida, o petista completou dizendo que a única obra de infraestrutura feita na gestão Aécio em Minas foi a Cidade Administrativa Tancredo Neves.
— O nosso adversário, que já foi governador, agora está todo combativo querendo CPI. Qual a grande obra dele, a Cidade Administrativa? Que parece um feito para ele próprio.
Com custo oficial de R$ 1,2 bilhão, a Cidade Administrativa ficou pronta no segundo governo de Aécio. O seu objetivo foi reunir todos órgãos da administração em um só local.
'Minas não tem dono nem cabresto'
Depois de Lula, foi a vez de Dilma, última a discursar, centrar fogo no adversário político.

Índio suspeito de matar agricultor em Buerarema é espancado


Índio suspeito de matar agricultor em Buerarema é espancado

Suspeito de ter assassinado o agricultor Juraci Santana, líder do assentamento Ipiranga, em Uma, um índio foi espancado por volta das 10h30 desta sexta-feira (30) por um grupo de pessoas em Buerarema, extremo sul da Bahia. Josevaldo de Jesus Souza, 21 anos, foi atacado quando descia de um ônibus, acompanhado da mãe, Maria José Rodrigues de Souza, 71, e do irmão, Cleiton Teles Souza, ambos indígenas. Eles sofreram ameaças, mas não foram agredidos. Após ser acionada, a Polícia Militar foi ao local e interrompeu o espancamento. Os três foram levados pela PM até a Delegacia de Buerarema e prestaram depoimento. Segundo informações da delegacia, apesar de ser investigado pelo homicídio, ele não tem mandado de prisão preventiva ou temporária, por isso, foi liberado após ser ouvido. Ferido, Josevaldo foi encaminhado ao Hospital de Base de Itabuna, onde fez curativos. Uma equipe da Força Nacional conduziu a família até a aldeia onde reside, em Ilhéus.  

Cardozo diz que não aceitará ‘abusos’ e protestos


Cardozo diz que não aceitará ‘abusos’ em protestos
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reforçou nesta sexta-feira (30) que as forças policiais brasileiras deverão ter uma postura firme durante a Copa do Mundo e que não aceitará nenhuma forma de abuso nas manifestações. A declaração foi dada na cerimônia de inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICR) do Ceará, em Brasília. Cardozo lembrou que, pela primeira vez na história, todas as forças de segurança - Polícias Federal e estaduais, Exército e Ministério Público - vão atuar conjuntamente. "Se alguém tem dúvida de que a Copa do Mundo deixará para os brasileiros algum resultado, basta ver este centro de comando e controle. Na verdade, nunca houve integração entre as polícias, a Copa do Mundo está oferecendo a condição para isso." Segundo o ministro, o plano de segurança para o Mundial permanece o mesmo, mas o governo federal poderá reforçar o efetivo no Estados. "Ele (o plano) segue intocado em todos os pilares. O que oferecemos foi uma complementação aos governadores por meio das Forças Armadas. A decisão caberá a eles, os Estados são autônomos para decidir essa questão." Com relação a série de manifestações indígenas em Brasília ao longo da semana, Cardozo foi enfático: "O ministério tem uma postura clara, queremos dialogar e negociar. O problema é que alguns radicais não querem isso", afirmou. "Sempre tem alguém que quer incendiar, apagar a fogueira com querosene. Preferem ir à Justiça, esperar 30 ou 40 anos pela decisão sobre a propriedade de terras", criticou o ministro.

Barreiras, LEM e Barra são os destinos da Oposição neste final de semana

A Chapa de Oposição está rumo ao Oeste neste final de Semana. No roteiro dos pré-candidatos Paulo Souto, a governador, Joaci Góes, a vice, e Geddel Vieira Lima, a senador, estão Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Barra.
No sábado (31), os oposicionistas se encontram com o povo de Barreiras, às 9h30min, no Bartira Eventos, que fica no centro da cidade. No mesmo dia, ao meio-dia, Paulo Souto, Joaci e Geddel visitam a Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães.
A cidade de Barra vai receber o Trio da Oposição, no domingo, às 9h30min, na AABB. “Nesta pré-campanha, estamos percorrendo a Bahia de Norte a Sul, de Leste a Oeste, para ouvir os anseios do povo baiano”, afirma Paulo Souto.

PIB: só Collor e Floriano batem mau resultado de Dilma



 Apesar da ajuda que obteve com a revisão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2013, com a inclusão de novos dados industriais, a média de crescimento da economia na gestão de Dilma Rousseff é a pior desde o governo Collor e fica na lanterna do ranking de todos os presidentes do país.
A revisão elevou a média anual de crescimento do PIB de Dilma de 2,0% para 2,1%, segundo cálculos do professor Reinaldo Gonçalves, da UFRJ. Mas o resultado da petista é inferior à média dos oito anos de Lula (4,0%), dos oito anos de Fernando Henrique Cardoso (2,3%) e dos dois anos de Itamar Franco (5,0%).
Só supera o resultado de Collor, cuja média de seus dois anos ficou em recessão de 1,3% no período. O resultado também é menor que a média da história republicana no Brasil: 4,4% ao ano, em média, desde Deodoro da Fonseca, em 1889.  (De O Globo - Henrique Gomes Batista,)

PT e união com Maluf: ''Aliança com princípios''.


Paulo Maluf ao lado do candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha Foto: Michel Filho / O Globo

Paulo Maluf ao lado do candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha Michel Filho / O Globo
Sem citar o nome do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, o presidente nacional do PT, o deputado Rui Falcão, defendeu a aliança do PT com o PP, simbolizada pelo deputado Paulo Maluf, em São Paulo e na campanha à reeleição presidencial.
Rui Falcão, que coordena a campanha da presidente Dilma Rousseff, disse que selou uma 'aliança com princípios' e que o PP, por meio do presidente da legenda, o senador Ciro Nogueira, entregou aos petistas uma lista com onze medidas para serem incluídas no programa de governo. Com a aliança, o PT pode chegar a 12 minutos de tempo do horário eleitoral.
— A apresentação da proposta de governo qualifica a nossa aliança para aqueles que, com razão, criticam a fisiologia na política, criticam o oportunismo muito corrente nos tempos atuais; como vocês veem hoje na imprensa, uma caça a uma determinada personagem política que se afasta para participar desta ou daquela candidatura — disse Rui, em discurso para integrantes do PT e do PP na Assembleia Legislativa de São Paulo. Questionado pelo GLOBO se a “caça” era ao apoio de Barbosa, Falcão respondeu:
— Não me referi a ninguém, você tire suas conclusões.
Continue lendo clicando aí: Rui Falcão sobre apoio de Maluf ao PT: ‘Aliança com princípios’

Lula e Dilma em campos opostos?


 É preciso saber se foi isolada a opção da presidente Dilma por dois palanques, ou seja, dois candidatos ao governo de São Paulo. Alexandre Padilha, do PT, e Paulo Skaf, do PMDB, acabam de ser recomendados por ela. Se a moda pega no Rio, onde Luiz Fernando Pesão e Lindbergh Farias se estranham, ficará difícil  evitar que em outros estados aconteça o mesmo.
A grande pergunta, no entanto, é outra: terá o ex-presidente Lula concordado com a sucessora? Parece que não. Ele e a maioria dos companheiros discordam dessa arte de repartir convicções.
No caso de São Paulo, se não há indignação no PT, é quase isso. De quem Paulo Scaf vai tirar votos, senão de Alexandre Padilha? A estratégia da presidente sugere que os dois candidatos levariam a eleição para o segundo turno, impedindo a vitória do governador Geraldo Alckmin no primeiro. Pode ser, mas quem garante?
Sabe-se que o ex-ministro da Saúde não gostou nem um pouco, apesar de manter-se por enquanto calado. Já sofreu quando teve seu nome ligado ao deputado André Vargas e ao doleiro Youssef. Esse segundo safanão deixou-o exasperado.
Clique aí e Leia mais  (Artigo na íntegra)

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Aécio nega ter desqualificado PSB e Eduardo Campos



 O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, negou ontem que sua campanha esteja qualificando o ex-governador e pré-candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, de uma espécie de linha auxiliar do PT, conforme divulgado por um blog.
‘’É um equívoco, pode ser a posição de algum parlamentar, mas não é posição do PSDB com relação ao governador Eduardo Campos. A minha posição ontem, hoje e no futuro será de enorme respeito pela sua caminhada, trajetória e candidatura’’.
 Sobre o tema, Aécio disse também: ‘’Se individualmente um ou outro companheiro fizer alguma restrição (a Campos), não o fará, e é bom que fique claro, em meu nome’’. (Do Diario de Pernambuco)

Ex-ministra Helena Chagas embarca na campanha de Skaf



O pré-candidato do PMDB ao Governo de São Paulo, Paulo Skaf, contratou a jornalista Helena Chagas, ex-ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, para comandar a assessoria de imprensa de sua futura campanha. A decisão foi tomada na mesma semana em que a presidente Dilma Rousseff (PT), em jantar com peemedebistas, afirmou que a candidatura de Skaf e do ex-ministro Alexandre Padilha (PT) são a "fórmula" para forçar o segundo turno no estado e derrotar o PSDB do governador Geraldo Alckmin.

Helena vai atuar em parceria com o jornalista Guilherme Barros, ex- assessor do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Além deles, Skaf já conta em seu estafe com outros nomes que trabalharam para o Partido dos Trabalhadores em campanhas passadas.

O publicitário Duda Mendonça, que comandou a campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2002, vai ser o marqueteiro do peemedebista, e o advogado Hélio Silveira, que assessorou as campanhas dos petistas Marta Suplicy, Aloizio Mercadante e Fernando Haddad, já integra o time.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

DEPUTADO MÁRIO NEGROMONTE MAIS DIVULGADO PELA IMPRENSA COMO CORRUPTO FOI NOMEADO CONSELHEIRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS



Nomeado na noite desta quarta-feira (28) conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o deputado federal Mário Negromonte (PP-BA) afirmou, nesta quinta (29), que, se houvesse alguma “mancha” em sua carreira política, “jamais aceitaria” o cargo. Citado em reportagem da revista Veja sobre esquema de “pedágios” em contratos da Petrobras, o parlamentar é apontado como um dos frequentadores do escritório do doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. Em entrevista ao programa Acorda pra Vida da Rede Tudo FM 102,5, o pepista negou qualquer tipo de vínculo com o acusado e alegou ser vítima de um “massacre de parte da imprensa”. “Algumas pessoas foram citadas na investigação. O meu nome não tem nada. Se soubesse algo de errado sobre mim, [o governador Jaques] Wagner não teria me indicado ao tribunal. Tenho seis mandatos e não respondo a nenhum processo. Isso é coisa rara no meio político”, reafirmou, um dia após defender-se de insinuação do deputado estadual Targino Machado (DEM), que, durante votação na Assembleia Legislativa, questionou sua "conduta ilibada", critério exigido aos membros de tribunais de contas. Ex-correligionário do congressista Luiz Argôlo (atual SDD), que responde a dois processos no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados graças à troca de mensagens suspeitas com Youssef, Negromonte disse não ser “responsável por atitudes de colegas de partido”. “Eu fui líder de uma bancada de mais de 40 deputados. A gente viaja pelo interior, aperta a mão das pessoas. Mas não posso comentar [o caso de Argôlo] porque não o conheço a fundo”, argumentou. O novo membro do TCM foi eleito com 47 votos de deputados ao seu favor. Onze foram contra. 

Secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia é acusado de assédio sexual e moral



O site Bocão News teve acesso, com exclusividade, aos documentos que comprovam uma denúncia feita por servidoras da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (SJCDH), enviadas ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP) contra o secretário Almiro Sena.
No documento, as supostas vítimas relatam que “lamentavelmente formulamos a seguinte denúncia, contra todos os acontecimentos ocorridos nos últimos tempos na Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, um dos últimos locais onde imagina os acontecimentos narrados nos relatos em anexo” (veja abaixo a denúncia).

Joaquim Barbosa deixa o Supremo Tribunal Federal


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, anunciou, nesta quinta-feira (28), que vai deixar o comando do Poder Judiciário no próximo mês de junho. A informação foi divulgada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), após reunião com o ministro em seu gabinete.

"Ele [Joaquim Barbosa] disse que vai deixar o Supremo Tribunal Federal e comunicou que a visita era uma oportunidade para se despedir", afirmou o peemedebista à Folha de S.Paulo. Questionado, o senador disse que o ministro não teria informado o motivo de sua saída.

Ainda segundo a Folha de S.Paulo, antes da conversa com Renan Calheiros, o ministro Joaquim Barbosa teria anunciado sua saída para a presidente Dilma Rousseff (PT).

SOBRADINHO: LÍDER DO GOVERNO ESTÁ OTIMISTA COM A GESTÃO LUIZ VICENTE

O líder  do  governo  na  câmara Cleyvinho  está  bastante  otimista  com  a  gestão  Luiz  Vicente,  para  o  líder  do governo  Vicente  está  realizando uma  gestão  com  muita  responsabilidade  pagando  em  dia  servidores, prestadores.  Cleyvinho disse  Vicente  encontrou o  município totalmente  no fundo do  poço com  muita   dívida  e  sem credibilidade. Atualmente o município  vive outro  momento,  Vicente  está  honrando  com seus  compromissos,  e  a  população de  Sobradinhense  está    consciente  que Vicente é o  melhor para  Sobradinho.  (Texto de  Maria Helena)

Prefeito é vaiado e desfile do aniversário de Senhor do Bonfim é marcado por protesto

A maré não anda nada boa para o prefeito de Senhor do Bonfim, Edivaldo Correia. Segundo o Blog do radialista Cleber Vieira, na noite da última terça-feira (27), milhares de pessoas participaram no Parque da Cidade do show do forrozeiro Alcymar Monteiro que abriu as comemorações do aniversário de Senhor do Bonfim. Chamou a atenção a sonora vaia da multidão quando o cantor chamou o prefeito Edivaldo Correia e os deputados Elmar Nascimento e Roberto Carlos para ficarem ao seu lado. O barulho foi tão grande que constrangeu o artista.
Ontem, quarta-feira (28), data do aniversário de Senhor do Bonfim, as manifestações voltaram a perseguir o Chefe do Executivo bonfinense. Faixas e cartazes roubaram a cena no desfile cívico de 129 anos de elevação à categoria de cidade onde manifestantes expressaram indignação pelo descaso político nas esferas estadual e municipal.

Serra quer ser senador, mas com pesquisa antes



 O ex-governador José Serra pediu que seja feita uma pesquisa para medir o potencial de uma candidatura ao Senado na eleição deste ano. O resultado do levantamento deve ajudar o tucano a definir seu destino nas urnas, informa Clarissa Oliveira, no blog Poder Online.
Mas, mesmo que os dados acenem para boas chances na disputa, não há garantias de que ele seguirá por este caminho, afirmam aliados do ex-governador.
A decisão final só deve sair mesmo nos dias que antecedem a convenção tucana.

Dilma novamente: destino Pernambuco


 A presidente Dilma Rousseff não tira as atenções de Pernambuco: no dia 2 de junho, voltará ao Estado pela terceira vez consecutiva em dois meses. Agora, porém, aportará no Recife.
Entre outras agendas, Dilma irá à inauguração da Via Mangue,rodovia construída com recursos federais.
O Palácio do Planalto vinha monitorando de perto as últimas etapas da obra para não comer mosca e deixar o PSB de Eduardo Campos capitalizar sozinho a entrega da rodovia.
A visita daqui a dez dias será como presidente. No dia 13, Dilma
votará a Pernambuco, mas com

ua de mel acabou: Eduardo se diz diferente de Aécio



Campos e Aécio romperam acordos e disputam espaço político
Foto: Ailton de Freitas/13-3-2013

Eduardo Campos e Aécio romperam acordos e disputam espaço político
A lua de mel que estava sendo vivida entre os dois principais candidatos da oposição, Eduardo Campos e Aécio Neves, acabou. O distanciamento dos dois nas pesquisas de intenção de votos do último mês levou a uma reorientação de rumos por parte da campanha de Campos, que, em conversas informais, não poupa críticas ácidas à campanha de Aécio e até diz que o tucano perde no segundo turno.
A mudança de humor teve como marco inicial o episódio do fórum de empresários em Comandatuba, onde Aécio irritou Campos e sua vice Marina ao insinuar que os dois estariam ao lado dele em 2015. Os socialistas consideram que o empresário João Dória, organizador do evento, armou uma situação para beneficiar Aécio perante os empresários, dando ao tucano o dobro de tempo que o recebido por Campos. A insatisfação ficou clara em um desabafo que Campos fez recentemente a interlocutores considerando a atitude de Aécio “uma deselegância sem tamanho”.
Olho em eleitor de Lula
Agora, Campos tem como frente de ataque se diferenciar de Aécio ressaltando avanços dos governos Lula e FHC e focando suas críticas apenas na presidente Dilma. O propósito do afastamento de Aécio tem um objetivo maior: firmar a imagem de terceira via, com projetos diferentes, para conquistar não apenas tradicionais adversários do governo, mas parte dos 15 milhões de votos de eleitores, segundo estimativas dos socialistas, que reconhecem conquistas do governo Lula, mas que não são petistas. Campos considera que, ao exaltar sua parceria com o ex-presidente, do qual foi ministro, não terá como ser contaminado pelo voto antilulista. E minimiza o ataque dos petistas que o chamam nas redes sociais de “traíra”, por ter rompido com Dilma. Campos tem se dedicado intensamente a analisar pesquisas feitas pelos marqueteiros Diego Brandy e Antônio Lavareda.   (De O Globo - Maria Lima)

quarta-feira, 28 de maio de 2014

POLICIAL MILITAR COMETE SUICÍDIO

O soldado Jeferson Amaral do Nascimento, lotado na 1ª Cia, em Itabuna, acaba de ser encontrado morto, informações iniciais é que o PM teria cometido enforcamento com um fio de alta tensão, a família e amigos estão em choque, o policial era muito querido, e tido pelos amigos mais próximos como um jovem muito reservado.
Em conversa com um amigo da PM esta semana, o mesmo declarou que “estava passando por um momento deprê”, e fazia um tratamento psicológico. As investigações sobre as circunstancias da morte do jovem policial, morador do bairro Califórnia, em Itabuna, já estão sendo apuradas pela polícia.


Sobradinho participa do Programa de Compras Governamentais do Sebrae

 
O Prefeito de Sobradinho Luiz Vicente Berti, secretários municipais, técnicos, micro e pequenos empresários do município, participaram anteontem, 26, na Univasf-Juazeiro, da abertura do "Encontro Regional de Oportunidades De Negócios Para Micro e Pequenas Empresas Nas Compras Governamentais". Realizado pelo Sebrae, em parceria com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia, o encontro tem a finalidade de capacitar empresários e fomentar as compras governamentais em atendimento ao que determina a lei complementar 123-06, que visa a promoção do desenvolvimento local. O Programa tem o objetivo de promover o aumento da participação das micros e pequenas empresas nas compras governamentais ,por meio de ações direcionadas aos empresários e aos servidores públicos.
 
Os processos ficaram mais simples, com a intenção de fortalecer o segmento e promover o desenvolvimento territorial. Agora as contratações de bens e serviços do Governo (federal, estadual e municipal) até 80 mil reais, são exclusivas para micro e pequenas empresas. "O município de Sobradinho avançou e está preparado para essa nova prática, já que possui uma regulamentação aprovada, dois agentes de desenvolvimento capacitados no seu quadro de servidores e está construindo uma sala para atendimento aos micros e pequenos empresários", informou o Prefeito Luiz Vicente Berti, que foi convidado para discursar na solenidade de abertura do encontro.  
Representando o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Sertão do São Francisco, o Prefeito de Sobradinho falou da experiência da gestão que implantou o "Projeto Sobradinho Sustentável", que abre as portas da administração para os micro e pequenos empresários locais. " Numa experiência inovadora, nossa gestão introduziu o pescado na merenda escolar. O produto é comprado de pescadores, criadores e cooperativas e os insumos, no comércio local, assim como adquirimos os produtos da agricultura familiar. Essa experiência tem dado muito certo e já se tornou exemplo no estado. O próprio Sebrae nos deu esse reconhecimento quando nos elegeu entre os 18 prefeitos baianos finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, com o projeto "Sobradinho Sustentável", concluiu Luiz Vicente Berti.

Comissão do Senado amplia benefícios do Bolsa Família



Foi aprovado na manhã de hoje (28) o projeto de lei de autoria do senador Aécio Neves (PSDB-MG) que garante o pagamento do Bolsa Família por até seis meses continuados para o beneficiário que aumentar a renda familiar. O benefício é garantido àqueles que ingressarem ou retornarem ao mercado formal de trabalho, ultrapassando, assim, o limite que é estabelecido hoje pelo Governo Federal.

A proposta, aprovada na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, segue agora para análise na Comissão de Direitos Humanos.

Ao comentar a aprovação do projeto, Aécio Neves criticou a tentativa da bancada governista de derrotar a matéria. 'Chega a ser comovente o esforço das principais lideranças do Partido dos Trabalhadores para impedir qualquer aprimoramento ou avanço de tamanha importância no programa. Os argumentos da base do governo rodeiam na mesma direção e não dizem absolutamente nada”, disse.
“O que queremos é garantir, com base na experiência do Bolsa Família, que aquele cidadão que encontrar o emprego e puder se inserir na sociedade com um trabalho que extrapole o teto do benefício, possa ter pelo menos seis meses para  estar estimulado a entrar no mercado de trabalho', explicou Aécio.

SOBRADINHO: VEREADOR CANINDÉ CUTUCA A ATUAL GESTÃO

O  vereador  Canindé  teceu   críticas  a  gestão  atual  disse  que  o  poder  executivo  não  está  correspondendo  aos  anseios  da  população,  segundo  o  parlamentar  está  faltando  investimento   na  área da  saúde,  educação  e  turismo. Canindé  foi mais  adiante  e  argumentou:  a   receita  destinada  ao  município  daria  para  fazer  um  bom  investimento  em  políticas  para  abranger  todas  as  áreas  sociais. O  parlamentar  questionou  que  falta  medicamento  nos  postos  de  saúde, exames  para  a  população  mais  carente,  e  também  uma  merenda  escolar  de  melhor  qualidade.

MARIA HELENA DIZ QUE O DEPUTADO MAURÍCIO TRINDADE É ATUANTE

Maria  Helena  disse  que  o  deputado Maurício  Trindade (PSL)  é  atuante  só  que  as  suas  ações  não  foram divulgadas  na  terra  da  barragem,  é um  parlamentar  que  tem  apresentado na  câmara  federal projetos  importantes  em  benefício  dos  menores  abandonadas, e  pretende   fazer  emenda  parlamentar  para  Sobradinho destinada para o  social,  pois existe  uma  emenda  de  500  mil  reais   na  Codevasf  destinada a  piscicultura  que  será  liberada  após  a  eleição.. 
INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRADINHO
A câmara municipal de Sobradinho se reuni nesta quinta-feira (29) a partir das 19h, projetos importantes serão discutidos e aprovados. Venha traga sua família convide seus amigos, venha ver de perto as ações dos nossos vereadores. A câmara municipal é a casa do povo.

Greve dos rodoviários em Salvador caminha para ser encerrada


Greve dos rodoviários em Salvador caminha para ser encerrada

O diretor administrativo do Sindicato dos Rodoviários, Catarino Fernandes, admitiu , em entrevista ao Acorda Pra Vida, da Rede Tudo FM 102,5 que a maior parte da categoria não tinha sido inserida no processo, quando se aprovou a não realização da greve e que foi surpreendida com a revolta dos dissidentes, que anteciparam a greve para a noite da última segunda-feira (26).  “Aí você vê o tamanho da indignação dos rodoviários”, avaliou. De acordo com Fernandes houve assembleia para ter sido tomada a decisão de não haver greve, mas, após a revolta, o sindicato resolveu ouvir a maioria. “O papel do sindicato é caminhar junto com o trabalhador”, disse. Sobre reunião que aconteceu na noite desta terça-feira (27) com representantes do Setps e da prefeitura de Salvador, o diretor do Sindicato disse não poder adiantar a pauta. “ Houve avanço da negociação na reunião desta terça-feira mas, a gente não pode antecipar antes de comunicar à categoria, para tomar uma decisão se a greve continua, ou não. O presidente já entendeu que quem fala é a categoria”, explicou. Uma nova assembleia dos rodoviários acontece na manhã desta quarta-feira (28).  O indicativo, nos bastidores, é de que a greve seja encerrada.
RESGATAR A HISTORIA FAZ BEM!

O Médico e Deputado Estadual pela Bahia, por seis legislaturas, Pedro Alcântara, atualmente pleiteando a candidatura a Deputado Federal pelo PR Partido Republicano, soma-se aos que festejam a realização da FENAGRI a cada ano.

Foi a agricultura que trouxe a modernidade, construiu as riquezas das nações, assentou o nômade e possibilitou a sobrevivência e o desenvolvimento das sociedades. Nada mais justo que caiba na agricultura um esforço maior para o desenvolvimento de novas técnicas, melhor aproveitamento do solo, da colheita e processos menos agressivos ao meio ambiente.

A FENAGRI á um dos poucos eventos de porte que acontecem de forma a integrar Juazeiro e Petrolina. Um ano em cada cidade. Foi uma decisão dos então Prefeitos Fernando Bezerra Coelho por Petrolina e Misael Aguilar em Juazeiro. “ Isso só comprova  o que digo em relação á importância histórica e atual da agricultura e do agricultor a FENAGRI nasceu destas minhas preocupações com a modernidade. Estava Vereador em Juazeiro e propus em 1983, a criação da FESTA DO MELÃO E DA CEBOLA, os dois grandes plantios irrigados na época. O prefeito Jorge Khoury, sancionou a lei em dezembro do mesmo ano. Tenho, portanto, uma parte desta realização ao longo destes anos a FESTA DO MELÃO, como era conhecida, transformou-se nesta imensa realização. O que louvo é a direção em que se mantém:  Voltada para o pequeno agricultor enfatizando a importância da agricultura familiar e proporcionando a estes, os benefícios da técnica, facilitando financiamentos, promovendo capacitação e troca de experiência diz Alcântara, justificando seu entusiasmo com a realização da 25ª edição da FENAGRI que acontece a partir de hoje no Centro de Convenções Nilo Coelho em Petrolina-Pe.

Sempre digo: “ Ter a cabeça e as ações voltadas para o futuro, sem nunca esquecer que resgatar a história faz bem e nos dá alicerce para as realizações do  presente.

 Hoje a FENAGRI, mostra a diversidade da produção irrigada no Vale, a melhoria da produtividade e a importância da nossa agricultura para o mundo. A partir do ano que vem, se for vontade do povo, terei uma tribuna privilegiada para defender nossa agricultura e fortalecer a FENAGRI. O futuro pertence a estes empreendedores e conclui:  Podem contar comigo”

Ascom/ Pedro Alcântara

Paulo Souto: “Pesquisa coincide com sentimento de mudança do povo”

“O resultado da pesquisa Correio/Ibope coincide com o sentimento que estamos percebendo nas pessoas, nas viagens dessa pré-campanha. É o desejo de um novo caminho para a Bahia”, disse o pré-candidato da oposição a governador, Paulo Souto, ao ser perguntado pela sondagem eleitoral feita pelo jornal Correio e Ibope, onde apareceu com 42% das intenções de voto, mais do que o dobro dos índices somados dos principais adversários, em entrevista na BandNews FM, na manhã desta terça-feira (27).
Agradecido pela confiança dos baianos e bastante animado, Souto observou que a vantagem dele sobre os adversários socialista (11%) e petista (9%) causa um efeito favorável nas lideranças políticas nesta pré-campanha. “A chapa da oposição de pré-candidatos, formada por mim, Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), está em sintonia com o sentimento de mudança da população baiana e, com o resultado desta pesquisa, a tendência é de crescer o engajamento e adesão das lideranças políticas de todo o estado”, comentou.
Ao ser perguntado sobre os planos de governo, caso seja eleito, o pré-candidato da oposição a governador afirmou que vai focar sua gestão na melhoria dos serviços públicos essenciais ao dia a dia das pessoas, como saúde, segurança e educação. “Eu entendi o alerta das manifestações de 2013, que reclamaram da baixa qualidade desses serviços, incluindo a mobilidade. No último domingo, o Fantástico da Rede Globo mostrou para todo o Brasil o descalabro em que se encontra a saúde pública na Bahia. Uma vergonha nacional!”.
Paulo Souto fez questão de esclarecer que as obras são necessárias, mas mais importante do que elas é cuidar dos serviços públicos que afetam diretamente a vida das pessoas. “Não tem cabimento que as prefeituras desde o ano passado estejam sem receber os medicamentos de atenção básica. Ontem entidades de representação de professores e servidores publicaram um anúncio na imprensa, denunciando a redução dos recursos para as universidades estaduais. A segurança pública é uma tragédia com mais de 34 mil baianos assassinados durante a atual gestão estadual. É preciso recuperar a confiança das polícias no governo”.

TCU: ex do Conselho da Petrobras recusa ir a CPI



 O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Jorge comunicou que não poderá depor à CPI da Petrobras instalada no Senado. Por meio de carta, argumentou que atua como relator de processos relacionados a temas que são objetos de investigação. O depoimento do ministro estava marcado para esta quinta-feira (29).
O relator da CPI, José Pimentel (PT-CE), disse lamentar a decisão de José Jorge. Ele lembrou que o TCU já tem um conjunto de informações que poderiam ser úteis. “Ele [José Jorge] já foi senador. Integrou o conselho de administração da Petrobras e hoje acompanha um conjunto de processos de investigação. Já tivemos outros ministros do TCU presentes em CPI. Lamentavelmente, José Jorge, que tem um conjunto de dados para ajudar na investigação, se nega a vir”, disse.
A CPI da Petrobras deve ouvir nesta quinta-feira o ex-diretor da área
internacional da Petrobras Jorge Luiz Zelada. Ele foi responsável pelo
resumo executivo que recomendou ao conselho de administração da
estatal a compra dos outros 50% da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. (Com Agência Senado

Nova sugestão a Dilma: Bolsa Viagra. Sucesso garantido


Dilma: bolsa o quê?

Dilma: bolsa o quê?
Vida de candidato não é fácil, raciocina Lauro Jardim na sua coluna da revista Veja. Conta ele que Dilma Rousseff teve que se munir de
paciência extra para aguentar uma conversa que se estendeu por longosquinze minutos, no almoço em sua homenagem oferecido pela bancada do PP.
''Sabe-se lá por quê, o cerimonial botou Dilma Rousseff na mesma mesa do folclórico Sandes Junior. Lá pelas tantas, o deputado goiano deu para Dilma uma receita infalível para ajudá-la na reeleição – a criação de uma espécie de Bolsa Viagra. Propôs Sandes:
-  A senhora deveria criar um programa de distribuição gratuita de
medicamentos para disfunção erétil. Não precisa ser Viagra, que é
muito caro, mas escolha um genérico.
Dilma, sem graça, devolveu:
- Mas deputado, a oposição não iria estranhar?
- Que é isso, presidenta, será um sucesso.''

Dilma ataca novamente Eduardo no seu território


 Depois da viagem prevista para esta sexta-feira a Pernambuco, Dilma Rousseff e Lula devem aparecer juntos ainda antes das convenções em Minas, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. Não por acaso, as duas primeiras agendas conjuntas serão nas bases políticas dos dois adversários da presidente, Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB). Na escala pernambucana, Dilma e o antecessor devem fazer críticas "cirúrgicas" a Campos, segundo estrategistas da campanha à reeleição.
O Planalto ficou contrariado com três ataques desferidos por Campos em Dilma nos últimos dias: a acusação de "ditadura" do setor elétrico, o apelido de "madrinha da inflação" e a insinuação de que há intervenção no Banco Central.
O grupo político de Campos em Pernambuco diz não ter receio de o PSDB lançar Daniel Coelho ao governo. Acham que ele tira mais votos de Armando Monteiro (PTB) do que do pessebista Paulo Câmara. (As informações são de Vera Magalhães, na sua coluna da Folha de S.Paulo)

TSE muda número de deputados. Pernambuco perde um



 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta terça-feira a mudança no número de deputados federais por Estado nas eleições deste ano. A decisão altera a composição das bancadas de 13 estados: perdem parlamentares os estados de Pernambuco, do Rio, da Paraíba, do Piauí, do Paraná, do Espírito Santo, de Alagoas e do Rio Grande do Sul. Ganham os estados do Pará, do Ceará, de Minas Gerais, do Amazonas e de Santa Catarina. O Pará, com quatro cadeiras, passa de 17 para 21 deputados; Minas Gerais e Ceará, mais duas vagas; Amazonas e Santa Catarina, um parlamentar.
Paraíba e Piauí terão a maior redução de bancada: perdem dois deputados federais cada um. Já Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas e Rio Grande do Sul perdem uma vaga na Câmara na próxima Legislatura (2015 a 2018).
A decisão é mais uma etapa na queda de braço entre o TSE e o Congresso. Em abril do ano passado, o Tribunal, acatou pedido da Assembleia Legislativa do Amazonas para redefinir o número de deputados federais por estados. A mudança mexe também na composição das Assembleias Legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Em dezembro, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), promulgou o decreto legislativo mantendo a composição atual. A decisão final será do Supremo Tribunal Federal (STF), onde já tramitam ações contra a resolução do TSE. (De O GLOBO - Luiza Damé)
Leia reportagem completa clicando aí:  TSE muda número de deputados, e Rio perde um parlamentar

terça-feira, 27 de maio de 2014

SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE, PAULO SOUTO VENCERIA NO PRIMEIRO TURNO, INDICA IBOPE

Paulo Souto é o candidato do DEM ao governo da Bahia (Foto: Divulgação)

Se a eleição para governador da Bahia fosse hoje, Paulo Souto seria o escolhido no primeiro turno com 42% dos votos, mais do que a soma das intenções dos outros quatro candidatos (23%), revela a primeira pesquisa Ibope/CORREIO para o pleito de outubro.

Pré-candidato da aliança de oposição ao governo Jaques Wagner (PT) que reúne, entre outros, DEM, PMDB e PSDB, Souto larga na frente na pesquisa estimulada, 31 pontos percentuais diante da senadora Lídice da Mata (PSB) que tem 11% das intenções de votos apuradas. O pré-candidato da situação, Rui Costa, seria o terceiro, com 9%. Lídice e Costa estão tecnicamente empatados. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Os demais pré-candidatos são Rogério da Luz (PRTB), com 2%, e Marcos Mendes (PSOL), com 1% das intenções de votos. Souto também lidera na pesquisa espontânea com 13%.

O Ibope ouviu 1.008 entrevistados entre 15 e 19 de maio. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no dia 22 de maio sob o número BA-00004/2014.

As informações são do Correio da Bahia

NESTA TERÇA - FEIRA (27) SOBRADINHO REALIZOU AUDIÊNCIA PÚBLICA

Foi  realizada  nesta  terça-feira (27) foi realizada na  câmara  de  vereadores às  10h  da  manhã  uma  audiência  pública, que  significa  apresentação   dos  metais  fiscais  referente  ao  primeiro  quadrimestre  de  2014. Lei  complementar  nº 101,  de  04  maio  de  2000,  at  90  inciso  40  com  o  obejetivo  de  recursos  p[ublicos,  estabelecem  instrumentos  que   obrigam os  entes  governamentais  a  demonstrarem  a  situação  de  sua  suas  finanças públicas,  a  exemplo  do  relatório fiscal  da  Execução  orçamentária  e  do  Quadrimestrais.  Estes instrumentos  permitem minitorar  o  cumprimento  dos limites   constitucionais  dos  e legais, além  das  metas  fiscais  previstas  na  Lei  de   Diretrizes  Orçamentárias- LDO,  fundamentais  na  previsão  de  riscos  e  na  correção  de  desvios  capazes  de  afetar  o equilíbrio  público.O  palestrante  foi Adão de  Almeida Silva  Júnior.

Greve de ônibus em Salvador afeta 1,5 milhão de pessoas




Mesmo após o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Estado da Bahia (Sintroba) ter aceitado a contraproposta das empresas de transporte público de Salvador e cancelado a greve prevista para esta terça-feira (27), não há ônibus circulando na cidade. A paralisação atrapalha o cotidiano de cerca de 1,5 milhão de pessoas, mas até o momento, não são registrados problemas nas principais estações da capital baiana, que já amanheceram com movimento bem abaixo do normal, nem no trânsito, que flui com mais tranquilidade do que a registrada normalmente nos principais corredores urbanos.

De acordo com a direção do sindicato, não há greve, mas uma manifestação de "grupos minoritários" de trabalhadores, que impedem a saída dos coletivos das garagens desde a madrugada. Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar foram deslocados para a porta de algumas empresas, para evitar conflitos entre os grupos que impedem a saída dos ônibus e os que querem trabalhar.

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou, na tarde de ontem, que caso a paralisação ocorresse, 70% da frota deveria circular nos horários de pico e 50% no restante do dia, sob pena de multa para o sindicato de R$ 100 mil por dia.

O impasse entre o sindicato e os grupos dissidentes teve início na tarde de ontem, após a reunião entre os dirigentes do Sintroba e representantes das empresas. Eles fecharam um acordo de 9% de reajuste salarial, aumento de 9% nos vales-alimentação e redução da jornada de trabalho de 8 para 7 horas. A reivindicação do sindicato era reajuste de 15% nos vencimentos, de 63,5% nos vales e redução da jornada para 6 horas diárias.

Uma assembleia foi realizada em seguida, na sede do sindicato, com a participação de cerca de 200 trabalhadores, aprovando o acordo. Enquanto isso, outros cerca de mil trabalhadores aguardavam uma reunião com a direção em outro local, mais amplo, para realizar a assembleia. Esse grupo alegou não ter sido ouvido e decidiu manter a paralisação, que havia sido marcada na última quinta-feira para a meia-noite de hoje.

Já no fim da tarde de ontem, os ônibus começaram a ser parados nas estações ou recolhidos para as garagens. Revoltados, passageiros que aguardavam transporte na Estação da Lapa, a maior da cidade, quebraram vidros e esvaziaram pneus dos veículos que estavam estacionados no local.

A prefeitura informou ter disponibilizado 300 micro-ônibus para tentar reduzir o impacto da paralisação do sistema. O número de veículos, porém, é pequeno - corresponde a cerca de 10% do total de ônibus que circula na cidade.

Foster reafirma que Pasadena "não foi um bom negócio"

























A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, voltou a afirmar, com dados disponíveis hoje, que a aquisição da Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), não foi um bom negócio. "À luz da situação atual é fato que hoje não foi um bom negócio. Num futuro próximo, é possível que haja melhoria, mas não seria feito de novo [com os dados atuais]", justificou a executiva, que presta depoimento hoje (27) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga a estatal do petróleo.

Graça apresentou detalhas da compra da Refinaria de Pasadena e disse que o ativo, à época, tinha como vantagem estar no centro de um dos maiores 'hubs' do mundo. As negociações feitas em 2006 se inseriam em um contexto de internacionalização da petroleira brasileira, segundo a executiva.

Foster também sustentou que o resumo executivo encaminhado ao conselho de administração e que embasou a compra não continha as cláusulas put option e marlim, que, de acordo com ela, eram fundamentais. Tampouco constava a obrigação de aquisição da metade restante da refinaria, afirmou. "São cláusulas extremamente importantes para Pasadena. Juntas elas precificaram os 50% iniciais e os 50% finais das ações", disse.

Em março deste ano, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que a presidente Dilma Rousseff (PT), à época da transação ministra da Casa Civil e presidente do conselho de administração da Petrobras, apoiou a aquisição de 50% da refinaria. O Palácio do Planalto justificou a decisão da presidente e argumentou que o resumo executivo encaminhado ao conselho não continha cláusulas importantes do contrato que, se conhecidas, seriam rejeitadas.

Ao final, a Petrobras entrou em desacordo com a sócia Astra Oil e foi obrigada a comprar a outra metade de Pasadena, o que ocasionou um prejuízo bilionário para a petroleira.

Graça Foster ressaltou que o preço pago por Pasadena à época era "bastante razoável" e que a transação foi avaliada por analistas. "Eles consideraram que a aquisição de Pasadena foi positiva, destacando o preço por barril pago pela companhia abaixo da média da indústria", pontuou, ao destacar, no entanto, que hoje Pasadena tem baixo potencial de retorno dos investimentos.