sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Foragido do presídio de Juazeiro é capturado



Ontem (30), por volta das 05h30min, Policiais Militares da CIPE – CAATINGA, quando realizavam rondas na zona rural do município de Juazeiro, ao abordar a pessoa de Marcelo Gomes da Silva, natural e residente no município de Juazeiro, descobriram tratar-se de preso foragido da justiça, e que pesava contra ele um mandado de prisão oriundo da Vara Crime da Comarca de Juazeiro. Em sua posse fora também apreendida 01 (uma) ESPINGARDA de fabricação artesanal.
O indivíduo e a arma de fogo foram apresentados na Delegacia de Polícia da cidade de Juazeiro-BA, 17ª COORPIN, para a lavratura do auto de prisão em flagrante pelo crime de posse ilegal, que fora formalizado pelo Bel. Flávio André da Rocha Martins, Delegado plantonista naquela Coordenadoria, conforme ocorrência lavrada sob n° 907/2014.

Ex-prefeito de Granito assume a 3ª Superintendência da Codevasf em Petrolina

O ex-prefeito de Granito (PE), João Bosco Lacerda de Alencar é o novo titular da 3ª Superintendência da Codevasf em Petrolina. João Bosco, é uma indicação do senador Humberto Costa que ouviu indicações de deputados do PT e de lideranças políticas da região.
A fonte que revelou a informação ao Blog disse ainda que João Bosco Lacerda estará chegando a Petrolina nesta segunda-feira (03) para a posse com a presença do presidente da Codevasf, Elmo Vaz.
A Codevasf em Petrolina depois da saída do engenheiro agrônomo Luiz Manoel de Santana esteve interinamente sob o comando de Carlos Alberto Pereira Mouco, funcionário de carreira da estatal.

GESTÃO LUIZ VICENTE AVALIA E PLANEJA A SAÚDE EM SOBRADINHO


A Secretaria de saúde de Sobradinho promoveu uma reunião com os profissionais que fazem parte das equipes do Programa Saúde na Família e demais servidores do setor com o objetivo de avaliar as atividades de 2013, prestar contas do serviço realizado e apresentar o planejamento para o ano em curso.
A Secretária Graça Carvalho, administradora de empresas, com especialização em gestão pública, saúde coletiva e recursos humanos, que assumiu a pasta da saúde em julho do ano passado, fez um balanço das principais ações da gestão em 2013, destacando o pleno funcionamento das unidades de saúde que contam com sete equipes completas do PSF; O atendimento, nos postos, das especialidades de pediatria e ginecologia, que descentralizou esses serviços; A implantação do programa "Medicamento em Casa", uma parceria com o Governo do estado que atende a 250 pacientes com hipertensão e diabetes; A descentralização do tratamento de hanseníase e tuberculose; Informatização de todas as unidades de saúde, incluindo Caps e a farmácia da atenção básica, o que garante agilidade ao serviço; Aquisição de uma nova viatura do Samu; Realização do Mutirão de Catarata, do Programa "Saúde em Movimento", governo estadual , que ofereceu 400 atendimentos e 72 cirurgias, além da recuperação e reforma de unidades de saúde que estavam sem condições de funcionamento.
"Montamos uma equipe técnica e empenhada em garantir o direito à saúde, a todos os cidadãos e cidadãs de Sobradinho", disse a secretária. Graça Carvalho anunciou ainda outras ações importantes que já estão em andamento, a exemplo da construção de mais duas novas unidades básicas de saúde na Vila São Francisco; A Conclusão do PSF Maria Ribeiro, na São Joaquim e das unidades localizadas na S5 e N18 e a construção da "Academia de Saúde", um espaço para a prática de atividades físicas para os sobradienheses. 
A enfermeira Tereza Newman Sento Sé, coordenadora da atenção básica no município esclareceu que a atenção primária é o primeiro cuidado com a saúde da pessoa, no sentido de sua promoção e proteção.  " A atenção básica é de fundamental  importância dentro da saúde pública porque orienta todo o sistema de saúde e possibilita as ações preventivas. Estamos comprometidos em garantir esse direito aos cidadãos de Sobradinho", ressaltou Tereza Newman.
A secretária Graça Carvalho anunciou ainda dois programas que serão implantados nas escolas municipais nos meses de março e abril, referentes a saúde bucal e oftalmologia, através do "Saúde em Movimento nas Escolas, que garantem a prevenção e diagnóstico precoce de doenças.     
"Há muito o que ser feito. Saúde pública é um desafio para os municípios brasileiros. Estamos construindo para Sobradinho um sistema modelar de saúde que atenda as necessidades da população e garanta este direito constitucional", afirmou a secretária.
Para o Prefeito Luiz Vicente Berti, os frutos deste projeto já estão sendo colhidos. " Nossa meta é cuidar das pessoas e oferecer uma saúde de qualidade, investindo na prevenção de doenças e promovendo a saúde. Para isso formamos uma equipe altamente técnica e competente, capitaneada por Graça Carvalho, que tem um vasto currículo em saúde pública e é um nome reconhecido no meio médico. Acreditamos nesta equipe e a nossa gestão não medirá esforços para continuar colocando a saúde como prioridade de governo, garantiu Luiz Vicente Berti.

PCdOB É HUMILHADO NA BAHIA

Se no início do processo de escolha do secretário da Casa Civil – Rui Costa – como candidato do partido para 2014 houve algumas rusgas, hoje, segundo o presidente municipal, tudo são flores. “Isso é uma coisa superada. Está todo mundo com Rui. Quem esteve na apresentação do projeto viu Pinheiro e Gabrielli lá. Esse assunto é superado. Todas as correntes estão presentes e na coordenação da campanha”, amenizou. A disputa entre o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PDT), e do deputado federal Mário Negromonte (PP) pelo segundo posto na chapa está, para Edson “empatada”. Sem querer colocar a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) para o escanteio, ele deu a dica: “Há uma discussão que o vice vai sair entre os dois [Negromonte e Nilo]. Não vejo muita viabilidade em Alice, mas o pleito dela é justo”, esquivou-se, mais uma vez, sem querer se “meter” na escolha do “timoneiro Wagner”

Adab impede que animais mortos por intoxicação virem alimento



Na última sexta-feira (24), após receber denúncia anônima, os servidores da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) em Euclides da Cunha, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), detectaram bovinos mortos, supostamente intoxicados por erva daninha conhecida como tingui, que estavam prestes a serem saqueados para consumo humano. A oferta de alimentos inadequados para o consumo humano é crime contra as relações de consumo tipificado pela Lei nº 8.137/90 com o disposto no art. 7°, II, VII e IX. 
Ao chegar à Estrada de Algodões o gerente da Adab de Euclides da Cunha, médico Veterinário Jefferson Carneiro de Carvalho, observou que bovinos já mortos tinham sido sangrados, o que indica a tentativa de aproveitamento da carne dos animais para consumo humano, já que a feira-livre do município acontece aos sábados. “Enquanto a Polícia Militar resguardava o local, alguns veículos tipo pick-up e reboques passaram pela estrada, certamente na tentativa de aproveitar as carcaças dos bovinos”, descreveu o técnico em Fiscalização Agropecuária, Regys Mendonça. Não houve flagrante e ninguém foi preso.
“A equipe da Adab trabalha para proteger a saúde animal e, principalmente, a saúde pública. Por isso foi uma satisfação poder evitar que estes animais mortos fossem comercializados e consumidos, trazendo prejuízos para a saúde da população, visto que no município já tivemos casos de pessoas hospitalizados por ingestão de alimentos de origem animal contaminados, inclusive com o óbito de uma criança”, acrescentou o gerente da Adab de Euclides da Cunha. Os animais foram recolhidos por veículos da prefeitura de Euclides da Cunha e levados ao Aterro Sanitário.

PEDRO ALCÂNTARA PARABENIZA MINISTRO POR LANÇAR CAMPANHA DE VACINA CONTRA O HPV.


 O Médico Pedro Alcântara, integrante da equipe da USB BAIRRO ALAGADIÇO, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, elogiou a iniciativa do Ministro da Saúde Alexandre Padilha destacando a importância da campanha que poderá salvar vidas e será lançada em março. Pedro Alcântara ressalta a importância desta vacina nas meninas com idade compreendida entre 11 e 13 anos. “Quero agradecer e parabenizar esta atitude exemplar do Ministro da Saúde Alexandre Padilha que vem se preocupando com o vírus HPV e o câncer do colo do útero, afinal, essa é uma forma gratuita de proteção contra uma grave doença, tenho certeza que estaremos contribuindo efetivamente na execução deste projeto tão importante para o Brasil e especialmente para Juazeiro que é vacinar estas meninas em nossa Unidade de Saúde Básica protegendo-as desta doença contagiosa”, afirmou Alcântara.

 O papiloma vírus humano (HPV) é responsável por 99,7% dos casos de câncer do colo do útero. O câncer se desenvolve quando uma infecção pelo HPV se torna persistente e progride. O contágio com o vírus se dá através de contato e relações sexuais.
A infecção pelo HPV, na maior parte das vezes, não apresenta sintomas. Portanto, é fundamental que a mulher faça o exame de papanicolau periodicamente para verificar se está com HPV. O tratamento de mulheres com HPV é individualizado, dependendo do grau, extensão, número, localização e aspecto das lesões, sendo definido pelo médico.

Novo ministro da Educação é réu em processo na Justiça

 Desde que o atual ministro da Educação, Aloizio Mercadante, se instalou em uma sala na Casa Civil para fazer o processo de transição para Pasta, o nome de José Henrique Paim Fernandes, secretário executivo do MEC desde 2006, começou a pipocar na imprensa como possível substituto ao cargo. A confirmação de seu nome para o cargo ocorreu no começo da tarde desta quinta-feira, na reforma ministerial realizada pela presidente Dilma.
O economista de 47 anos é o nome técnico do MEC, tendo anteriormente passado dois anos como presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - (VEJA 0 Bianca Bibiano)

Racha petista: Oscar bate o pé no governo Eduardo




 A divisão do PT respingou ontem no senador Armando Monteiro Neto (PTB), que é pré-candidato ao governo do estado e já recebeu o apoio do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff. Procurado pelo Diario para falar sobre exonerações de petistas que estariam acontecendo no governo Eduardo Campos - agora nas pastas de Direitos Humanos e Cultura - o presidente municipal, Oscar Barreto, disse desconhecer o assunto por não ser “o cara do PT” que indicou os nomes para a gestão. Embora se mantenha no governo do PSB, mesmo sendo presidente do PT no Recife, ele voltou a garantir que os cargos de segundo e terceiro escalão não estão em sua cota.

Questionado porque ainda se mantinha como secretário executivo de Agricultura, mesmo sabendo que Eduardo é presidenciável e vem aumentando a cada dia o tom de críticas a Dilma, o petista disse:
“É melhor você perguntar aos eleitores do PT que me elegeram como presidente do partido. Eu tive 65% dos votos dos militantes. Se as pessoas estivessem contra minha opinião, tinham me derrotado nas eleições internas do PT. Fui eleito numa disputa democrática e derrotei dois deputados federais (João Paulo e Pedro Eugênio) e dois senadores da República (Humberto e Armando Monteiro). Derrotei até parte da imprensa que fica fazendo essas pressões...”, afirmou. João Paulo negou ter cargo no governo Eduardo. Disse o mesmo sobre Humberto Costa. O PTB manteve o silêncio.

Abatedouro de Juazeiro encerra atividades nesta sexta (31)



Reinaugurado em 15 de julho de 2009 pelo governador Jaques Wagner e pelo prefeito Isaac Carvalho como parte das festividades do aniversário da cidade e no dia da abertura da Fenagri (Feira Nacional da Agricultura Irrigada), o matadouro de Juazeiro de responsabilidade municipal, administrado pela empresa ABATAL (Abatal Abatedouro Almeida Ltda) que venceu a licitação por um período de 25 anos, vai fechar as portas nesta sexta-feira (31).
O anuncio foi feito por Thiago Viana, Diretor da Abatal, aos comerciantes. Ontem (30), aconteceu uma reunião na ADAB para tentar mais uma vez superar o problema que persiste desde 2011, mas dada a falta de animais para o abate, bem como a ação clandestina, tem levado o espaço a funcionar constantemente no vermelho.
Quando foi reinaugurado em 2009 a perspectiva era de gerar mais de mil empregos. Este número nunca foi alcançado, atualmente apenas 65 funcionários trabalhavam no abatedouro.

BAIRRO CENTENÁRIO, DESPREZADO PELO PODER PÚBLICO



Moradores da rua das Algarobas no bairro Centenário estão vivendo em sobressalto, após a queda do muro de uma área entre o CEMIT (Centro de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica) e o Colégio Master Junior.

Por meio de email ao Blog os moradores alegam que a área constituída de vários árvores e diversos arbustos vem servindo de esconderijo para marginais, cemitério de animais, motel e tudo que não presta.

A comunidade pede, urgentemente, providências por parte do setor competente da administração municipal no sentido de cobrar do proprietário a restauração da murada.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Suzana Von Richthofen pede a justiça pensão de dois salários mínimos

Suzane Von Richthofen pede pensão de dois salários mínimos ao STJ

Condenada a 39 anos de prisão por ter matado os pais em 2002, Suzane Von Richthofen, agora tenta conseguir na Justiça uma pensão de dois salários mínimos do espólio dos pais. O pedido será analisado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na próxima semana. De acordo com a coluna Mônica Bergamo, Suzane alega que precisa do dinheiro para manter as condições de higiene na cela em que cumpre a pena, no presídio de Tremembé, em São Paulo. O entendimento sobre a possibilidade de um herdeiro pedir pensão ao espólio ainda não é pacificada no STJ. Alguns dos membros da Corte entendem que a demanda só pode ser feita contra pessoas que estão vivas. Outro ponto que será observado é, que, se mesmo excluída da herança, Richthofen possa receber o benefício.

Noiva de promotor é acusada de ter mandado matá-lo

Adicionar legenda
O fazendeiro Zé Maria, suspeito de ser o mandante da morte do promotor Thiago Faria, gravou um vídeo, exclusivo para a TV Jornal, no qual acusa a noiva da vítima de ter envolvimento no crime. O fazendeiro, que está foragido há mais de três meses, disse que a advogada Mysheva Martins pagou os executores do crime com o dinheiro de gado pertencente ao promotor, que foi vendido na semana posterior ao assassinato.

De acordo com Zé Maria, o veículo do Thiago foi parado no acostamento a pedido da noiva para que os pistoleiros matassem o noivo. Após o homicídio, um casal teria oferecido ajuda a mulher, que recusou. Ele disse também que a noiva tinha interesse no dinheiro do promotor, já que, um dia após o enterro, entrou com um pedido de união estável.
O fazendeiro criticou a atuação da polícia, que não teria ouvido o depoimento dele, e disse que, se o pedido de prisão provisória dele for revogado pela Justiça, ele se apresenta para prestar depoimento. Zé Maria está em um esconderijo há mais de 3 meses, desde que foi apontado como mandante do crime. O cunhado dele, Edmacy Ubirajara, chegou a ser preso e passou dois meses no Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel), de onde saiu em dezembro.
O promotor Thiago Faria foi assassinado a tiros em outubro do ano passado quando seguia com a noiva, Mysheva Martins, para a cidade de Itaíba, no Agreste de Pernambuco. O Ministério Público e a Polícia Civil, que investigam o crime, afirmam que não podem dar informações sobre as investigações porque o caso corre em segredo de Justiça. (NE10)

Vox Populi: ACM Neto e Geraldo Julio, os melhores avaliados

montagem gde

Pesquisa do Vox Populi, contratada pela Band, revela que o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), tem a segunda melhor aprovação entre os prefeitos das capitais brasileiras, com 39% de bom e ótimo. O topo da lista ficou com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que registrou índice de aprovação de 51%. O terceiro lugar do pódio foi arrematado pela gestão de José Fortunati (PDT), de Porto Alegre, com 36%.

O prefeito do maior colégio eleitoral do país, a cidade de São Paulo, Fernando Haddad (PT), aparece na pesquisa como o responsável pelo pior índice registrado ao longo do levantamento. A gestão do petista é considerada ótima por apenas 1% do eleitorado.

Outro gestor avaliado pelo instituto foi o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), que registrou aprovação (ótima) de 8%.

COLUNA DO PINGUIM

Na atualidade dificilmente nota-se equipes de jovens e adolescentes em grupos realizando pesquisas e descobrindo coisas novas através da literatura. É sempre muito triste ouvir um adolescente dizer “eu odeio ler”. Atualmente, essa frase tem se tornado cada vez mais presente entre os jovens do país. Pesquisa realizada pelo Ibope aponta que apenas 15% dos brasileiros entre 13 e 17 anos têm a leitura como um hábito.
Muito disso se deve ao fato de nunca terem nenhum apoio, nenhum incentivo para pegarem um livro, uma revista em quadrinho, ou qualquer material informativo e lerem.
É comprovado que as pessoas que leem com frequência têm maior facilidade para escreverem, para se comunicarem, para interpretarem. A geração internet nunca nem ouviu falar em clássicos da literatura, pois simplesmente não têm o interesse em pesquisar sobre algo. Essa é a geração que escreve naum em redações ao invés de não, que não sabe a diferença entre mas e mais, entre outros absurdos que vemos na web.
Isso não quer dizer que sejamos contra a internet, pelo contrário, a vemos como uma ferramenta extremamente necessária, mas há que se ter limites. É gostoso e educativo jogar videogame, ver filmes, conversar com amigos, mas é necessário dedicar um tempinho para a leitura de um bom livro, frequentar a biblioteca e despertar do prazer pela leitura. Nunca aqui na Região Norte da Bahia, aconteceu uma Feira Internacional de Livros. Em cidades como: Foz de Iguaçú, Volta Redonda, Paratí-RJ, e outras localidades, pude observar a realização de oficinas gratuitas de produção literária, leitura, encadernação, dramaturgia e desafio poético além de shows artísticos. Os cursos foram realizados por profissionais com referência em suas respectivas áreas, experientes em compartilhar teoria e técnica. Com a participação de crianças, jovens e adultos no mundo das letras e das artes  popularizando e democratizando o acesso ao conhecimento e às práticas culturais, ampliando o diálogo entre a comunidade, escritores, atores, professores, agentes culturais, jornalistas e artesãos. A Feira internacional do livro é um momento de contato direto entre profissionais e especialistas de diversas áreas da comunidade. Serve para troca de  informações, impulsionar a produção e aprimorar a técnica e a teoria dos profissionais e iniciantes das artes e da literatura”. Queria um dia contradizer Carlos Drummond de Andrade em sua afirmação que “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas, por incrível que pareça, a quase totalidade,

CIRO GOMES NEGA CONVITE PARA ASSUMIR MINISTÉRIO NO GOVERNO DILMA


Cid Gomes nega convite para Ciro assumir ministério

O governador do Ceará, Cid Gomes, afirmou nesta quarta-feira (29), que não há, até o momento, nenhum convite formal para que o irmão dele, Ciro Gomes, assuma algum cargo no governo Dilma Rousseff. Cid Gomes se reuniu por cerca de uma hora com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que deverá assumir o papel de articulador político no Planalto após tomar posse na Casa Civil nos próximos dias. Segundo o governador, o tema não foi tratado no encontro. "Objetivamente não há convite para o Ciro assumir nenhum ministério, que seja do meu conhecimento", disse o governador após a reunião com Mercadante, na qual, segundo ele, só foram tratados temas relacionados à educação. Cid Gomes informou que iria se reunir ainda nesta quarta-feira com integrantes da cúpula do seu partido, o PROS, no Congresso e que um dos temas a serem debatidos deve ser a questão da reforma ministerial. Questionado se o ministério da Integração contemplaria o partido, o governador disse: "Nunca tive o menor apetite por ministério". Em seguida, admitiu: "Eu brinco, mas no fundo há um tom de verdade. Para mim, como governador, interessaria 15 ministérios. Como não é razoável e meu partido não tem porte para isso, é irrelevante a quantidade de ministérios." Cid Gomes disse ainda que não iria se encontrar com a presidente Dilma Rousseff nesta quarta.

TJ-BA questiona sanidade de juiz que expulsou advogado de gabinete com SBP


TJ-BA questiona sanidade de juiz que expulsou advogado de gabinete com SBP

O pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou, nesta quarta-feira (29), a instauração de um processo de aposentadoria por invalidez do juiz Luís Roberto Cappio, com afastamento das funções, até o final do julgamento do processo administrativo disciplinar instaurado contra ele. O magistrado responde ao processo por "falta de urbanidade" com servidores, advogados e promotores na comarca de Euclides da Cunha, no nordeste baiano. O pleno, por maioria, aprovou o voto do presidente em exercício do TJ, desembargador Eserval Rocha, diante de um incidente de sanidade mental instaurado para avaliar a saúde psíquica de Cappio. De acordo com Eserval, o comportamento de Cappio não é condizente com a magistratura. Relatos dão conta de que o juiz promove agressões verbais, fala palavras de baixo calão e utilizou um spray inseticida – da marca SBP –  para expulsar um advogado de seu gabinete. A defesa do juiz, em resposta ao incidente de sanidade, afirmou que a decisão do tribunal em submetê-lo ao exame é “desprovida de amparo moral, técnico e legal" e que a determinação atinge a “imagem, honra e dignidade do magistrado decorrente do afastamento das funções”. O advogado ainda diz que Cappio se submeteu “voluntariamente” ao “constrangedor” exame conduzido por uma psiquiatra. O parecer da perícia contratada por Cappio afirma que ele “não apresenta sinais ou sintomas psicopatológicos em seu histórico, ou avaliados em seu exame psíquico”, por isso “apresenta sanidade mental normal, de acordo com os principais critérios de normalidade”.

Em Londres Barbosa critica a classe política brasileira

Adicionar legenda
 O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, criticou ontem a classe política em palestra no King's College, da Universidade de Londres. Segundo o ministro, os políticos brasileiros não se preocupam com a situação das prisões pois isso "não dá votos".
"No ano passado eu visitei prisões no Brasil, e horror é a melhor palavra para definir os nossos presídios", declarou, ao responder pergunta sobre o presídio de Pedrinhas, no Maranhão, onde 63 presos foram mortos desde 2013, muitos deles decapitados.
"Mas os políticos não se importam com isso, não dá retorno político, não dá votos. O Brasil tem uma cultura de violência, e as vítimas mais frequentes são os negros", afirmou Barbosa.
No evento, o ministro voltou a negar qualquer pretensão de ser candidato à presidência da República. "Muita gente vem e diz: você deveria ser nosso candidato, mas eu nunca quis me afiliar a partidos políticos. Até na faculdade eu nunca tive militância política. Então, não", disse.
DISCRIMINAÇÃO
Questionado pela plateia, o presidente do STF disse que "a discriminação é o mais sério tópico no Brasil". "Entre negros e mulatos, são a maioria dos brasileiros, mais de 50%, muito mais que as cotas. Os brasileiros não gostam de discutir esse assunto. A TV brasileira parece a TV da Dinamarca", afirmou. Cerca de 300 pessoas lotaram o auditório -- cercado pela plateia, Barbosa tirou fotos e distribuiu autógrafos. (Folha de S.Paulo)

Sobradinho encerra com sucesso a sua III Jornada Pedagógica


A III Jornada Pedagógica, promovida pela Secretaria de Educação do Município, aconteceu entre os dias 27 e 29 de janeiro, no Auditório Memorial da Chesf. Mais de 300 educadores das redes municipal, estadual e particular participaram do evento e debateram em torno do tema central: “Educar na Diversidade para Construir a Identidade pela Reorganização do Currículo”. A Jornada proporcionou debates importantes entre a comunidade escolar e os especialistas convidados, que abordaram temas atuais e relevantes para o aprimoramento das práticas pedagógicas e construção de um programa educacional de excelência no município.
No encerramento, o professor paulista Eduardo Shinyashiki, falou sobre os "valores humanos na integração da diversidade". Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, escritor, conferencista nacional e internacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança aplicada à Administração e à Educação. "A escola precisa ser um ambiente, antes de tudo, de formação do cidadão e não apenas um espaço onde os conteúdos são repassados. Promover a cidadania é um papel da escola, que deve contribuir para que cada aluno se reconheça como um individuo que possui deveres e direitos e a partir disso ter a capacidade de desenvolver o senso crítico, ir em busca de seus projetos e sonhos", ressaltou Shinyashiki.
 Objetivo da jornada pedagógica foi alcançado e a avaliação foi extremamente positiva. Os temas envolveram os educadores que aumentaram a sua bagagem de conhecimento, o que vai melhorar, ainda mais, a prática pedagógica".
A secretária destacou algumas ações importantes que foram implementadas em 2013, a exemplo da ampliação alunos da rede municipal de 3.448 para 4.324, em 2013, que representou um acréscimo de 876 alunos. Outras ações foram: a contratação de 16 veículos para o transporte escolar e aquisição de dois ônibus, em 2012, os alunos contavam com apenas um ônibus; formação continuada para os professores; adesão a programas como "Universidade para todos", "Todos pela educação", entre outros; reformas de unidades escolares e aquisição de bens; e ampliação da merenda escolar, que agora inclui no cardápio itens como feijão e peixe. "Essas são apenas algumas ações que destacamos, entre as diversas intervenções feitas no primeiro ano da gestão Luiz Vicente Berti, que já apresentam resultados efetivos e já sentidos pela comunidade", disse a secretária.       
A técnica da Secretaria de Fazenda e Administração, Maísa Sanjuan, fez uma prestação de contas da pasta da educação, revelando números e apresentando para o público os investimentos no setor. "Mesmo com as dificuldades iniciais da gestão, cumprimos a nossa meta e aplicamos, fielmente,  os recursos federais e a contrapartida do município na melhoria do ensino em Sobradinho. Nosso objetivo é garantir o princípio da transparência nos processos e uma aplicação séria e responsável dos recursos destinados a educação", disse a técnica administrativa.
Luzinete Tavares, professora da rede municipal, comemorou a realização da jornada "Esse foi um grande momento de confraternização entre nós educadores. Fomos contemplados com a presença de palestrantes de renome e prestígio, que socializaram temas muito interessantes para nossa capacitação. Agora vamos levar o que apreendemos aqui para a sala de aula e garantir um ensino de qualidade”, disse a educadora. "A meta é avançarmos ainda mais, mas a comunidade já reconhece o nosso esforço e o compromisso da gestão em colocar a educação de Sobradinho no rumo certo", garantiu o prefeito Luiz Vicente Berti, que anunciou já para o mês de fevereiro a reforma geral e climatização do Centro Educacional de Sobradinho, que atende a aproximadamente 500 alunos. Os educadores continuarão reunidos, nas unidades de ensino, para o planejamento do ano letivo, que terá início no dia 03 de fevereiro.

Prefeito de Juazeiro parabeniza novo presidente da FIEB



O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, parabeniza o empresário Carlos Gilberto Farias pela vitória na eleição para presidência da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). De acordo com o gestor do município, o sucesso do representante local no pleito é mais uma força de Juazeiro junto ao Estado, visando o crescimento econômico da região. 

“Carlos Gilberto já escreveu uma bonita história à frente da Agrovale e, sem dúvida, irá fazer o mesmo na FIEB. Desejamos sucesso e torcemos por mais parcerias para Juazeiro, que tem se destacado na Bahia como o município que mais gera emprego. Contamos com apoio do presidente para alavancarmos o desenvolvimento da cidade”, ressalta o Chefe do Executivo.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Habitantes dos municípios de Sento Sé e Canudos na Bahia convivem diariamente com o drama no sistema sanitário

Em Canudos, o prefeito Genário Rabelo (PSD) tem se debruçado perante os governos estadual e federal em busca de recursos para construir estações de tratamento de esgotos sanitário e saneamento, ainda assim, os dejetos de residências são lançados em mananciais. Já no município de Sento Sé, pessoas se queixam da qualidade da água que sai nas torneiras diariamente.
DSCF0363

Em Canudos moradores convivem com a falta de estação de tratamento de esgotos
De acordo levantamento feito pelo biólogo Djalma Amorim, no município de Sento Sé, a situação não é nada confortável, inclusive nas comunidades depois da sede do município que margeiam o rio São Francisco onde a Chesf fez reassentamento sem estação de tratamento. “Nesses lugares as pessoas ficam vulneráveis, inclusive nos lugares onde as pessoas plantam usando agrotóxico quando o rio diminui o seu nível, e quando o rio retoma o seu nível a água se mistura com agrotóxico podendo causar sérios problemas de saúde aos moradores”, alerta.

ERRADICAÇÃO DE DROGAS NO MUNICÍPIO DE CURAÇÁ - DISTRITO DE RIACHO SECO

Por volta das 04h do dia 27, após receber denúncia que havia um cultivo de cannabis sativa, na Ilha do Tabuleiro, próximo ao povoado de Curralinho, no distrito de Riacho Seco, policiais militares, da 45ª CIPM / Curaçá se deslocaram até a localidade a fim de averiguar a informação. Chegando na ilha constataram que havia um plantio de maconha com aproximadamente 78 mil pés da droga pronta para a colheita, com plantas variando de tamanho entre 1 e 2 metros, plantadas em 19 mil e 500 covas com 4 plantas em cada cova, em uma área de 3,5 hectares. Toda a droga foi erradicada, sendo que uma amostra foi encaminhada a Delegacia de Policia Civil em Curaçá, onde foi registrada sob ocorrência nº 056/2014.

LEMBRAM-SE DESTA REPORTAGEM? ROBERTO CARLOS CONSIDERADO SEGUNDO LUGAR EM FALTA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA




O deputado Roberto Carlos, com base eleitoral em Juazeiro e no Vale do São Francisco e que apoia o governo Wagner, é o segundo mais faltoso nas sessões da Assembleia Legislativa da Bahia com 22 faltas. O campeão em falta até agora é Ângelo Coronel (PSD). Ele teve 29 ausências, mas, oficialmente, está com 23 já que apresentou atestado médico.

O regimento interno da Casa diz que se o deputado faltar a mais de um terço das sessões do ano perde o direito ao mandato. Já houve caso de ameaça. Se a soma fosse feita hoje, nenhum dos 63 parlamentares perderia a cadeira, mas alguns chegaram perto disso. Contudo, apresentaram justificativas.

Em entrevista, o presidente da Assembleia Marcelo Nilo, colega de partido de Roberto, afirmou que o índice de presença está muito bom. Talvez seja o melhor do País. “Eles são autônomos, não posso obrigá-los a não faltar. Corto o ponto em sessão de votação. E só abono faltas com atestado médico ou viagem ao exterior a serviço da Assembleia. Se for para Brasília, não abono”, diz  Marcelo  Nilo.
Policiais civis da 17° Coorpin de Juazeiro prenderam nesta terça-feira (28), no bairro Tabuleiro, à rua 1, n°01, a pessoa de Valtemir Alves da Silva por ter em seu desfavor um mandado de prisão preventiva da 2° Vara Criminal de Juazeiro sob acusação de tráfico de drogas.

CLEYVINHO ANIVERSARIANTE DO DIA

Está  aniversariando  nesta  quarta-feira (29)  o  vereador  Cleyvinho,  os  seus  amigos e  admiradores  desejam-lhe  muitas  felecidades  e  que  está  data    reproduza  por    muitos  e  muitos  anos  de  vida,  parabéns  Cleyvinho  por  esta  data  tão  importante  em  sua  viva.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA NÃO CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO A JORGE AMADO

FA Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) não concedeu o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e Justiça Social João Mangabeira ao escritor baiano Jorge Amado, em votação ocorrida na noite desta terça-feira (28). O projeto, de autoria do deputado Álvaro Gomes (PCdoB), precisava de maioria absoluta qualificada (32 votos) para ser aprovado, mas recebeu 31 votos pelo sim, 11 pelo não, e uma abstenção. Outros 10 títulos também foram votados e o de Jorge Amado foi o único rejeitado. O deputado Paulo Azi (DEM) questionou durante a votação se era permitido conceder a homenagem post-mortem. O presidente da AL-BA, Marcelo Nilo (PDT), disse que, segundo o regimento, não haveria qualquer restrição. Após a votação secreta, o pedetista lamentou o resultado. “Infelizmente foi rejeitado. Tenho que cumprir o regimento interno. Estou preocupado com a imagem da Casa. Isso vai ter repercussão nacional e internacional”, considerou, em tom de pesar. Após a recusa, Álvaro Gomes pediu um recurso de votação, que, caso fosse aprovado com unanimidade, recolocaria a proposta na pauta. Alguns parlamentares reclamaram, até que Carlos Geilson (PTN) pegou o microfone e disse que reprovaria. “Faltou trabalhar melhor o projeto, mas houve uma decisão. Lamento que a Casa não tenha aprovado a honraria”, disse Geilson. Mais alta condecoração concedida pela Assembleia, a comenda visa reconhecer brasileiros "dedicados às causas nobres, humanas e sociais que tenham resultado no desenvolvimento político e socioeconômico do Brasil, melhorando significativamente a vida das pessoas".

EM DECORRENCIA DA COPA DO MUNDO BAIANOS PRATICAMENTE TERÃO FÉRIAS NO MÊS DE JUNHO

O mês de junho está sendo esperado com muita ansiedade pelo povo Brasileiro. Será realizado a  Copa do Mundo e paralelamente o São João. “ Para os baianos festeiros por natureza e sempre tudo começa e termina em festa terá muito mais festas e praticamente o mês inteiro de “férias” em decorrência dos eventos que serão realizados ”impossibilitando” o comparecimento ao trabalho. Após o sorteio da copa do mundo um grupo de pessoas já fez a sua programação de feriados para o mês de Junho e posto agora para vocês. Vejamos:
Dia 12 de junho- jogo Brasil x Cróacia em São Paulo- FERIADO PARA OS BAIANOS É CLARO
Dia 13 de junho- jogo Espanha x Holanda em Salvador – FERIADO FERIADO PARA OS BAIANOS É  CLARO
Dia 14 de junho- Sábado
Dia 15 de junho- Domingo
Dia 16 de junho-Segunda –feira- Alemanha x Portugal em Salvador
Dia 17 de junho -terça-feira- jogo do Brasil x México em Fortaleza- FERIADO PARA OS BAIANOS É CLARO
Dia 18 de junho-quarta-feira ( pausa para trabalhar )
Dia 19 de junho-quinta- feira CORPUS CHRISTI
Dia 20 de junho-sexta-feira jogo em Salvador – França x Suiça
Dia 21 de junho sábado
Dia 22 domingo
Dia 23- segunda- feira- jogo  Brasil x Camarões em Brasília- FERIADO PARA OS BAIANOS É CLARO
Dia 24 terça-Feira- SÃO JOÃO
Dia 25 quarta-feira- Bósnia x Irã em Salvador
Dia 26 quinta –feira- ( pausa para trabalhar )
Dia 27 de junho sexta-feira ( pausa para trabalhar)
Dia 28 ou 29 de junho sábado/ domingo final de semana jogo do Brasil
Dia 30 segunda feira ( pausa para trabalhar )
Dia 01 de julho- quartas de final em Salvador-FERIADO PARA OS BAIANOS É CLARO
Dia 02 quarta- FERIADO INDEPENDÊNCIA DA BAHIA.
Como veem, somente quatro dias úteis, os baianos “ deverão trabalhar” no mês de Junho. É muita folga heim?


Valterlino Pimentel ( Pinguim )

COLUNA DO PINGUIM: EDITORIAL

Desembargador envia carta a imprensa brasileira, ironizando os “baluartes” dos direitos humanos. Agora, com o morticínio de presos no Maranhão, jornalistas e intelectuais “engajados” escrevem e opinam copiosamente sobre a questão carcerária e os direitos fundamentais. São como urubus, não podem ver uma carniça.

Quando eu era juiz da infância e juventude em Montes Claros, Norte de Minas Gerais, em 1993, não havia instituição adequada para acolher menores infratores. Havia uma quadrilha de três adolescentes praticando reiterados assaltos. A polícia prendia, eu tinha de soltá-los. Depois da enésima reincidência, valendo-me de um precedente do Superior Tribunal de Justiça, determinei o recolhimento dos “pequenos” assaltantes à cadeia pública, em cela separada dos presos maiores.
Recebi a visita de uma comitiva de defensores dos direitos humanos (por coincidência, três militantes). Exigiam que eu liberasse os menores.
Neguei. Ameaçaram denunciar-me à imprensa nacional, à corregedoria de justiça e até à ONU. Eu retruquei para não irem tão longe, tinha solução. Chamei o escrivão e ordenei a lavratura de três termos de guarda: cada qual levaria um dos menores preso para casa, com toda a responsabilidade delegada pelo juiz.
Pernas para que te quero! Mal se despediram e saíram correndo do fórum. Não me denunciaram a entidade alguma, não ficaram com os menores, não me “honraram” mais com suas visitas e ... os menores ficaram presos.
É assim que funciona a “esquerda caviar para defender seus clientes”.


“SUGESTÃO PARA QUEM DEFENDE DIREITOS HUMANOS :
 “Tenho uma sugestão ao professor Paulo Sérgio Pinheiro, ao jornalista Janio de Freitas, à ministra Maria do Rosário e a outros tantos admiráveis defensores dos direitos humanos no Brasil. Criemos o programa social "Adote um Preso". Cada cidadão aderente levaria para casa um preso carente de direitos humanos. Os benfeitores ficariam de bem com suas consciências e ajudariam, filantropicamente, a solucionar o problema carcerário do país. Sem desconto no Imposto de Renda.


“ROGÉRIO MEDEIROS GARCIA DE LIMA, desembargador (Belo Horizonte, MG)”.

Dilma: 'Posso escolher o restaurante;pago minha conta'

 A presidente Dilma Rousseff rebateu nesta terça-feira (28) as críticas de que tenha feito uma parada desnecessária em Lisboa na volta do Fórum Econômico Mundial em Davos, negando também ter ido a um restaurante caro usando recursos públicos. 'Eu posso escolher o restaurante que for, desde que eu pague a minha conta. Eu pago a minha conta', disse Dilma, em entrevista no hotel em que está ficando em Havana, onde participa da cúpula da Celac.
'É exigência para todos os ministros, e eu só faço exigência que eu também exijo de mim, que quem jantar ou almoçar comigo pague a sua conta', afirmou. Segundo ela, isso é 'extremamente democrático e republicano.'
'Não tem a menor condição de alguma vez eu usar cartão corporativo; no meu caso está previsto para mim cartão corporativo, mas eu não faço isso porque eu considero que é oportuno que eu dê exemplo, diferenciando o que é consumo privado do que é consumo público', explicou Dilma.
Segundo ela, houve até casos 'chatos': na comemoração de seu aniversário em Moscou, algumas pessoas não esperavam ter que pagar a conta, disse a presidente.
Referindo-se à necessidade de se fazer uma escala em Lisboa a caminho de Havana, Dilma afirmou que o Aerolula não tem autonomia de voo.
'Houve críticas violentas ao Aerolula, ele não tem autonomia de voo, ao contrário de outros aviões do México, da Argentina, que muito mais autonomia', disse. Segundo ela, para ir de Zurique a Boston, ela precisa fazer uma escala, e para voltar, duas escalas. 'Se estava estudando se pararíamos em Boston, Pensilvânia ou Washington, mas aí poderia haver problemas por causa da nevasca, então a aeronáutica decidiu por Lisboa', justificou.
Indagada se estaria chateada e se as notícias atingem sua imagem de austeridade, Dilma afirmou: 'Eu não olho o que tem por trás, meu couro ficou duro, eu suporto.'
A presidente também disse que 'não sabe fazer conta' quem afirmou que ela passou o fim de semana em Lisboa. 'Cheguei às 17h30 e fui embora às 9h'.
ESCALA
Dilma fez uma escala em Portugal quando viajava da Suíça, onde participou do Fórum Econômico Mundial, em Davos, a Cuba. Em Lisboa, a presidente jantou no restaurante Eleven, um dos três únicos da cidade a ter uma estrela no guia Michelin, e ficou hospedada no Ritz Four Seasons, um dos mais luxuosos da capital.
A presidente não tinha compromissos oficiais no país. (Folha de S.Paulo)

Documento: Eduardo vê 'esgotamento' do governo do PT


 Ex-aliados do PT, o governador Eduardo Campos (PSB-PE) e a ex-senadora Marina Silva defenderão no documento de diretrizes do programa de governo, a ser divulgado na próxima terça em Brasília, que há um "esgotamento" do atual modelo de desenvolvimento do país.
Tanto Campos -- ex-ministro e aliado do governo petista até setembro de 2013 -- quanto Marina --ex-ministra e aliada do governo até 2008-- devem sugerir que esse diagnóstico contribui para a necessidade de interrupção do ciclo do PT no poder.
O evento não será usado para anunciar Marina como vice de Campos. Isso ainda é objeto de negociações.
Quatro meses após a adesão de Marina ao projeto presidencial de Campos, os dois usarão a solenidade para apresentar a consolidação das diretrizes discutidas entre PSB e Rede desde então.
A redação final do texto ainda está sendo alinhavada pelo PSB e pela Rede e deve sofrer mudanças até terça.
Segundo a Folha apurou, a ideia é divulgar a tese de que o desenvolvimento é um conceito que não pode se resumir ao crescimento da economia, tendo que levar em conta saúde, educação e saneamento.
O discurso mira as reivindicações das manifestações de rua em junho, que cobraram melhores serviços públicos do Estado, e vai na linha do que tanto Marina quanto Campos já manifestaram.
No programa de TV do PSB de 2013, o pernambucano disse que o país não trilhou o caminho errado, mas emendou: "Temos que admitir, estamos no caminho que já deu o que já tinha que dar."
A estratégia de marketing é reconhecer ganhos econômicos e sociais nas gestões de PSDB e PT, aliado ao discurso de que é preciso avançar.
As diretrizes tendem a ser genéricas sobre as propostas para o "novo modelo", como a necessidade de fim do loteamento da máquina federal entre partidos --prática que é usada por Campos para governar Pernambuco. (Da Folha de S.Paulo)

Família ameaça recorrer ao Ministério Público Federal para realizar cirurgia de criança em Juazeiro



Depois de peregrinar por algumas unidades hospitalares e da demora da Secretaria Municipal da Saúde para marcar a cirurgia de remoção das amígdalas (amigdalectomia) da garotinha Joseilma Ramos da Silva (07 anos), a mãe Salete Ramos de Oliveira e a tia Antônia da Conceição Ramos resolveram procurar os veículos de comunicação de Juazeiro com objetivo de tentar sensibilizar o governo municipal.
Salete que reside à rua Frei Fernandes, Alto da Aliança, declarou que já não aguenta mais acompanhar o sofrimento da filha. "São três ou quatro crises por mês, onde geralmente a gente baixa no hospital, mas no mês seguinte a cena se repete. Olha a fisionomia da milha filha, com sete anos e pesando apenas 12 quilos porque não se alimenta direito. A gente não tem sossego", desabafou.
Antonia da Conceição Ramos, tia, moradora do distrito de Carnaíba do Sertão tem dado total apoio a sobrinha, e não entende o porque da demora na marcação da cirurgia. "Todas vezes que chegamos à Policlínica somos informados que não tem anestesista. O médico e vereador Dalmir Pedra já se propôs a ser o anestesista bastando prá isso que o médico marque a cirurgia", explicou.
As duas, mãe e tia, tiveram um bate-boca com o médico nesta terça-feira e agora temem que isso possa impedir a realização da cirurgia colocando em risco a saúde da criança. Durante o programa elas foram orientadas pelos ouvintes a procurar o Ministério Público Federal e oferecer uma denúncia contra a Secretaria Municipal da Saúde.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Polícia faz prisão de elemento por porte ilegal de arma de fogo

Policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional – CETO/ CPRN faz prisão em flagrante, por porte ilegal de arma de fogo, no bairro Itaberaba. Por volta das 21h, do dia 27 de janeiro de 2014, ao realizar ronda, próximo ao Morenas Bar, na rua 03, no bairro Itaberaba, viram Francinaldo Bento Pereira em atitude suspeita, que ao perceber a presença da viatura, deslocou para o interior do bar e tentou esconder um revólver marca Taurus, oxidado, nº LI259901, com 06 cartuchos intactos. Os policiais da CETO realizaram a abordagem no local e ordenaram que todos saíssem, quando foi encontrado o revólver, além de encontrar também 24(vinte e quatro) cartuchos, no veículo Chevrolet Astra, cor prata, placa policial HQC 8496, de propriedade de Francinaldo. O acusado, a arma, os cartuchos e o veículo foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências.

Caminhão derruba passarela e deixa ao menos quatro mortos no Rio de Janeiro

Caminhão derruba passarela e deixa ao menos quatro mortos no Rio de Janeiro
Ao menos quatro pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas no acidente que derrubou uma passarela da Linha Amarela, uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (28). A estrutura caiu após ser atingida por um caminhão basculante, e esmagou um Palio, um táxi GM e uma moto. O caminhão trazia um adesivo com a inscrição "A serviço da Prefeitura do Rio". De acordo com a concessionária Lamsa, o veículo, maior que 4,5 metros, limite de altura naquele trecho, arrastou a passarela de metal e a derrubou sobre carros, que foram esmagados. Imagens das câmeras de monitoramento da via mostram o momento exato do acidente [veja abaixo]. A Defesa Civil do Estado informou que os mortos são Célia Maria, 64, arremessada da passarela; Adriano Pontes de Oliveira, 27, que caiu no canal entre as pistas; Renato Pereira Soares, 62, motorista do Palio; e Alexandre de Almeida, que estava no táxi e ainda não teve a idade divulgada. Os feridos foram levados para cinco hospitais diferentes. O motorista do caminhão, Luis Fernando da Costa, 31, não sofreu fraturas, mas está em atendimento na emergência porque sofreu "forte pressão no tórax" com a colisão.

Rede de esgoto do Bodódromo, em Petrolina, receberá melhorias



Na última semana, a gerência regional da Compesa se reuniu com os donos dos estabelecimentos comerciais do Bodódromo, em Petrolina, para discutir melhorias na manutenção da rede de esgoto do local. Após um levantamento na área, a Compesa vai avaliar a rede lateral de todo o Centro Gastronômico para identificar os trechos que precisam ser substituídos. “Nós executaremos este serviço e a reposição da calçada, conforme acertamos com os comerciantes ficará sob a responsabilidade deles”, afirmou o gerente Regional, Igor Galindo.
Durante o encontro ficou ainda definido que os proprietários ficariam responsáveis pelo orçamento e construção de um portão de acesso à Escola Moyses Barbosa, onde está localizada o poço de visita (PV) principal da rede.  “A manutenção será de responsabilidade da Companhia. Com a construção do portão de acesso, nossos técnicos terão maior facilidade ao PV e assim poderemos agilizar os serviços de desobstrução”.
Todo o trabalho da Companhia será acompanhado pelo Núcleo de Responsabilidade Social da gerência. Numa outra oportunidade, que já está sendo programada, uma palestra com todos os empresários do local, abordará o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, bem como a importância da implantação da caixa separadora de gordura. “Este encontro foi uma oportunidade de ver de perto as necessidades dos comerciantes e esclarecer alguns pontos importantes. Estar mais perto da comunidade, ouvindo as demandas é uma preocupação da Companhia a fim de melhorar sempre a qualidade do nosso serviço”, finalizou Galindo.
Participaram dessa primeira reunião os representantes dos estabelecimentos: Comida Pronta; Bar Pra Começar; Bode do Ângelo; Bode do Curaçá, Bode do Isaías, Restaurante Manjopina, Buchada e Cia, Papas Bode Assado e Bode do Geraldo.

Defesa Civil embarga obra no Centro de Juazeiro, que resultou no desabamento da ótica moriá

No Terreno ao lado do imóvel, onde funcionava a ótica que desabou na tarde de ontem (27), na Praça Imaculada Conceição, Centro de Juazeiro, um prédio de sete pavimentos e uma garagem semi-enterrada seriam construídos pela Construtora e Incorporadora Ribeiro, com sede em Petrolina. A obra foi embargada pela Defesa Civil de Juazeiro.
Na manhã desta terça (28), a proprietária da Ótica, Ana Maria Senna, engenheiros da Construtora, e Fiscais da Defesa Civil de Juazeiro, estavam no local para acompanhar o trabalho de retirada dos entulhos. Uma casa que fica ao lado da ótica também foi interditada.
“As primeiras medidas tomadas pela Defesa Civil foi embargar a obra, e interditar a casa ao lado. Neste momento vamos fazer o trabalho de retirada, não é demolição, vamos retirar por partes, estamos aguardando a chegada de umas pranchas e vamos começar retirando parte dos entulhos, para ver até que ponto a gente pode chegar. O trabalho será manual, lento e com cuidado para não ocorrer outro acidente”, informou Adalberto Cavalcante, Coordenador da Defesa Civil de Juazeiro.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, a construtora tinha autorização para a construção do prédio, e também liberação para realizar o trabalho.
O estabelecimento comercial será relocado para um imóvel próximo ao que desabou, localizado em frente à Praça Imaculada Conceição.

CIPE-CAATINGA EFETUA PRISÃO DE INDIVÍDUO PROCURADO PELA JUSTIÇA DE JUAZEIRO

Sexta-feira passada, dia 27, Policiais Militares da CIPE – CAATINGA, quando realizavam rondas na zona urbana de Juazeiro, mais precisamente no bairro Dom José Rodrigues, ao abordar a pessoa de Edson Gomes da Silva, residente à Rua Pau Brasil n. 11, bairro Pedro Raimundo, descobriram, através de consulta ao INFOSEG, que havia contra o mesmo um mandado de prisão em aberto, referente a uma condenação sofrida em decorrência da prática de um crime de roubo. O indivíduo foi apresentado na Delegacia de Polícia da cidade de Juazeiro-BA, 17ª COORPIN, ao Bel. Flávio André da Rocha Martins, Delegado plantonista naquela Coordenadoria, conforme ocorrência lavrada sob n° 186.2014.000.784.

COLUNA DO PINGUIM: EDITORIAL

Sim. O grande buraco deste País é a burocracia. A grande parceira da corrupção, que permeia todos os setores da sociedade, é sem dúvida a burocracia. Nossa burocracia é principialista. Está na base e anterior a tudo. Se todos os trâmites burocráticos forem cumpridos, não importam as consequências. 
Pouco importa se determinada ação trará resultados positivos ou negativos para as partes (fornecedores, clientes, sociedade). O que importa é que os trâmites burocráticos foram cumpridos. Mesmo que para isso tenha ficado pelo caminho uma esteira de derrotados, prejudicados, defuntos, lesados, enriquecidos imoralmente e tantos outros entulhos do atraso que nos acomete.
Nossa burocracia é sofisticada: é o controle, do controle, do controle. É como se fosse uma pilha de buracos, um dentro do outro, como uma coleção de potinhos de plástico da Tapware. Na verdade, uma coleção de arapucas, com seus gatilhos prontos para serem disparados a qualquer momento. O gatilho mais recorrente dessa maldição  é oferecimento de dificuldades para vender facilidades.
Falo de algo nada filosófico. Mas de uma experiência pessoal. Há alguns anos iniciei um empreendimento que requeria licenciamento ambiental. O laudo final requeria aprovações intermediárias do IBGE, das Forças Armadas, da Prefeitura Municipal, do Ibama, da Agência Ambiental do Estado, de uma secretaria  de estado que já nem me lembro o nome. Só não me pediram exame de fezes, tipo sanguíneo e uma declaração de religiosidade convicta fornecida pelo bispo, em papel timbrado da Santa Sé.
Firmei o taco no princípio de não comprar facilidades. Estava disposto a atender a todas as exigências, custasse o que custasse.  Mas foi tanto imbróglio, que em muitos momentos pensei em desistir: não do empreendimento, mas do princípio de não comprar facilidades. Tanto chá de gaveta, tanta exigência maluca, proposta indecente, tanto pedido de propina... Teve até um sequestro, com pedido de resgate e tudo. Supostos policiais florestais chegaram ao empreendimento num instante em que meu encarregado procedia uma adubação. Os policiais alegaram que ele foi pego em flagrante delito de poluição ambiental. Me ligaram pedindo um resgate para libertá-lo e não proceder a lavratura da denúncia do suposto crime. Para me livrar deles, inventei que era amigo de uma autoridade da corregedoria e que iria consultá-la sobre o padrão do procedimento e a lisura da conduta. Desistiram com a recomendação verbal de “tomar cuidado!”. 
Quando superei essa fase de licenciamento, confesso que já estava um tanto desanimado em tocar o empreendimento. Por um tempo pensei que a experiência me serviria como inspiração literária, em alguma trama rocambolesca. Depois concluí que era imprestável por ser inverossímil. Somente pessoas que teriam passado pelo terror de uma experiência semelhante me dariam crédito.
Vi recentemente um vídeo no YouTube em que demonstra que de tudo que um trabalhador produz, só 27% fica com ele. O resto, 73%, fica com o Estado. O mesmo Estado que não consegue atender à sociedade com segurança, educação, saúde, investimento em infraestrutura. Um país que tem tudo para ser de vanguarda e vive comendo a poeira da retaguarda da história.  
Certamente porque a corrupção desvia tudo, usando a logística da burocracia. Ou melhor: do Buraco & Cia. 

(Enviado por Valterlino Pimentel ( Pinguim )