domingo, 14 de dezembro de 2014

Caso Petrobras leva pânico interno ao PT


Há pouco mais de 2 anos, a presidente Dilma Rousseff escolheu Graça Foster, atual presidente e servidora de carreira, para substituir José Sérgio Gabrielli, indicado pelo ex-presidente Lula. Hoje, Graça está completamente desgastada perante o corpo de funcionários.
Petistas históricos se arrepiam com a possibilidade de buscar no mercado um nome para comandar a Petrobras. O receio é simples: boa parte dos executivos especialistas em petróleo que estão no setor financeiro têm proximidade com o PSDB ou trabalharam nos governos tucanos.

É o caso do ex-presidente da Petrobras Philipe Reicshtul. Ele foi responsável por reestruturar a empresa nos anos 2000. Mas, em sua gestão, surgiu a ideia da Petrobrax e ocorreu o afundamento da plataforma P-36.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem falado pouco sobre Petrobras nas conversas internas. Mas pessoas próximas a ele sabem que ele está muito preocupado com o estrago a sua imagem. E incomodado com a aparente inação da presidente Dilma diante da crise instalada na maior empresa brasileira.(
De Denise Rothenburg, no Correio Braziliense)