quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Após tumulto, acesso ao Congresso volta ao normal



Um dia depois de ter o acesso bloqueado para manifestantes, o Congresso Nacional voltou a receber visitantes. Na última quarta-feira (3), um grupo de manifestantes contrário à votação da lei que altera a meta fiscal do governo se reuniu em frente ao prédio, mas foi impedido de entrar por determinação do presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Com o projeto praticamente aprovado, a segurança no local foi relaxada e nenhum manifestante apareceu no local.
Os tumultos da terça-feira foram uma continuação da confusão ocorrida dentro das galerias do plenário da Câmara dos Deputados, quando parlamentares, manifestantes e policiais se envolveram em discussões por conta da análise do PLN 36, um projeto que flexibiliza a meta fiscal do governo federal e permite que ele gaste além do previsto no ano passado.
Na última terça, a sessão chegou a ser suspensa e recomeçou ontem. O presidente do Congresso, Renan Calheiros, ordenou o bloqueio da entrada de manifestantes no prédio, que ficaram em frente à chapelaria da Câmara dos Deputados ao longo de todo o dia. A manifestação teve momentos de tensão e houve até o disparo de gás de pimenta, que, segundo a PM do Distrito Federal, foi acidental. Nesta quinta-feira, o acesso ao prédio voltou ao normal e houve até excursões de estudantes visitando o local.