terça-feira, 11 de novembro de 2014

Saída de Marta provoca demissão coletiva de ministros



 A saída de Marta Suplicy do Ministério da Cultura fez outros ministros do governo Dilma Rousseff colocarem seus cargos à disposição da presidente, antecipando um gesto político que estava previsto para ocorrer somente na próxima semana.
A Presidência havia solicitado que todos os ministros apresentassem na próxima terça-feira (18) cartas colocando seus cargos à disposição da presidente, como um sinal dos partidos políticos que apoiam Dilma de que ela terá toda liberdade para redesenhar a equipe para seu segundo mandato.
Nesta terça (11), no entanto, a assessoria da Casa Civil telefonou para os chefes dos ministérios pedindo que colocassem já seus cargos à disposição, numa tentativa de neutralizar o impacto da renúncia da ministra da Cultura, que enviou uma ríspida carta de demissão para a presidente, que está no exterior.
Dilma foi pega de surpresa. A presidente e seus assessores desembarcaram em Doha, no Qatar, por volta de 16h (11h, horário de Brasilia), pouco depois de Marta oficializar em Brasília sua saída
O Qatar foi a parada escolhida para a presidente dormir antes de seguir, nesta quarta-feira (12), para o encontro do G20 (grupo das maiores economias do mundo) na Austrália.
Membros de sua comitiva em Doha relataram à Folha que só souberam da carta de demissão de Marta quando desembarcaram.
Não se sabe se Marta ao menos telefonou para Dilma, de maneira privada, durante o voo. No entanto, assessores lembram que a presidente estava em Brasília até esta segunda (10), quando a carta de demissão poderia ter sido entregue pessoalmente –como costuma ser a praxe neste tipo de caso. (Da Folha de S.Paulo - Katia Seabra)