quarta-feira, 8 de outubro de 2014

PSB unido com Aécio


 
A cúpula do PSB pernambucano teve uma longa conversa, ontem, em São Paulo, com Marina Silva e afinou o discurso para o anúncio formal do apoio ao candidato do PSDB, Aécio Neves, que disputa o segundo turno da eleição presidencial contra a presidente Dilma. Diferentemente da eleição de 2010, quando ficou em cima do muro, desta vez Marina se alia ao postulante da oposição.
Marina tem uma profunda mágoa do PT, especialmente da presidente Dilma, que usou mecanismos virulentos para desconstruir a sua imagem ao longo da campanha. Vista com lugar garantido no segundo turno, Marina foi perdendo aderência ao longo da campanha em função dos duros golpes que sofreu no guia eleitoral de Dilma.
Aécio também chegou a endurecer o jogo, mas não a tanto, porque sabia que se apelasse da forma de Dilma teria dificuldades para trazer Marina para o seu palanque. Principal núcleo do PSB no País, o de Pernambuco, liderado agora pelo governador eleito Paulo Câmara, está tendo um papel fundamental para construir a unidade.
Até mesmo o presidente da executiva nacional, Roberto Amaral, que era visto como simpatizante do apoio a Dilma, já está falando a mesma linguagem de Câmara, Geraldo Júlio, Beto Albuquerque e o vice-governador eleito de São Paulo, Márcio França, que trabalham pelo alinhamento a Aécio.
No caso de Pernambuco, será exigido de Aécio seu compromisso velado com a reeleição do prefeito Geraldo Júlio em 2016, caso venha a ser eleito. Neste caso, o mais prejudicado é o deputado federal eleito Daniel Coelho, que não poderá concorrer à Prefeitura do Recife, como deseja, pela legenda tucana.
Terá, evidentemente, que procurar abrigo em outra legenda. Aécio fez um grande esforço para atrair o apoio do PSB, desde o momento que recebeu o primeiro apoio solidário: do senador Jarbas Vasconcelos, com quem deve ter uma conversa, hoje, em Brasília, juntamente com o candidato a vice-presidente, o senador Aloysio Nunes Ferreira.