terça-feira, 21 de outubro de 2014

Delação premiada: a vez dos corruptores



Já foram citados nomes de PT, PSDB, PMDB e PP

 Empreiteiras envolvidas no escândalo da Petrobras já estudam fazer um acordo de leniência, admitindo irregularidades em troca de penas mais brandas para seus executivos. Por esse acordo, as empreiteiras se comprometeriam a devolver o dinheiro desviado da estatal para o pagamento de propinas a vários partidos políticos -- já foram citados nomes de PT, PMDB, PP e PSDB. A informação esta na coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo desta terça-feira. Com mais detalhes:
''Antes de avançar na ideia, as empresas esperam a definição, em primeiro lugar, do magistrado que tocará o caso. Elas já apresentaram pedidos para que o juiz Sergio Moro, do Paraná, deixe de comandar o processo. Alegam que as irregularidades não ocorreram no Estado, e sim no Rio e em São Paulo. O acordo de leniência dependeria também de uma grande 'costura' envolvendo Polícia Federal e Ministério Público.
Donos e acionistas majoritários de algumas das empreiteiras temem que alguns de seus diretores, se pressionados, resolvam fazer, por conta própria, uma delação premiada, seguindo o exemplo de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras. Com o acordo de leniência, manteriam ao menos certo controle sobre o processo.'