sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ministro diz que governo não teme delação de doleiro




 O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta quinta-feira, 25, que a delação do doleiro Alberto Youssef – alvo da Operação Lava Jato – não preocupa o governo. “Da parte do governo posso dizer que aquilo que for necessário para apurar delitos será feito. Não importa aquilo que efetivamente seja feito e por quem seja feito. A lei está aí para ser cumprida, a posição do governo é muito clara e a presidente Dilma Rousseff, mais clara ainda, cumpra-se a lei, pouco importa as pessoas que tenham feito ilícitos. Quem fez ilícito responde por aquilo que fez.”
Youssef, preso sob acusação de chefiar um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a Petrobrás, do mesmo modo como fez Paulo Roberto Costa, está disposto a fazer delação premiada. Réu em seis ações no âmbito da Lava Jato, o doleiro poderá pegar condenação superior a 50 anos de prisão. Pressionado por seus familiares, decidiu colaborar com as investigações.
Indagado se as revelações de Youssef podem atingir o processo eleitoral, o ministro diz: “Não acredito que isso aconteça. Nunca podemos confundir realidades. O governo tem tido postura muito clara na linha de assegurar autonomia das investigações. O governo assegura à Polícia Federal o poder de investigar. Isso é muito novo para as pessoas que não entendem. Mas é bom que entendam. A Polícia Federal é de Estado. Apure-se e puna-se quem tem que ser punido.” (Da Agência Estado - Fausto Macedo)