sábado, 6 de setembro de 2014

A força de Marina

 
     
Na estratificação da pesquisa do Datafolha pelos Estados, a candidata do PSB ao Planalto, Marina Silva (PSB), lidera com 42% das intenções de voto em São Paulo, o maior colégio eleitoral do País. Entre os paulistas, Dilma Rousseff (PT) tem 23% das intenções de votos e Aécio Neves (PSDB), 18%.
A candidata do PSB também apresenta bons números no Rio de Janeiro, onde tem 37% da preferência do eleitorado. Dilma aparece em segundo, com 31%, e Aécio tem 11%. Em Pernambuco, a sucessora de Eduardo Campos na corrida presidencial aparece com 46% das intenções de voto contra 37% de Dilma. Aécio está em terceiro, com apenas 2%.
Marina, entretanto, não consegue repetir essa façanha nos demais Estados nordestinos pesquisados. No Ceará, a presidente Dilma atinge o seu melhor desempenho com 57% das intenções de voto, seguida de Marina com 24%. Aécio, novamente, aparece em terceiro, com 4%.
O pior resultado para o tucano, no entanto, é Minas Gerais. No Estado em que foi governador por oito anos, Aécio aparece com 22%, atrás de Marina, com 27%, e de Dilma, que lidera com 35%. Como a margem de erro em Minas é de 3 pontos, o tucano e a candidata do PSB estão tecnicamente empatados.
A força de Marina vem basicamente de três fontes: da comoção provocada pela morte de Eduardo Campos, de seu próprio capital político e do espólio dos protestos de junho de 2013, que a extrema esquerda tentou mas não conseguiu capturar.
Os números mostram que ela herdou os votos de Eduardo, tirou pontos preciosos de Dilma, esmagou Aécio e o Pastor Everaldo, seu concorrente no rebanho evangélico. E mais: conquistou uma fatia dos indecisos e outra dos desencantados que pretendiam votar nulo ou em branco.