terça-feira, 16 de setembro de 2014

A BOMBA PARA ESTA QUARTA-FEIRA



 Paulo Roberto Costa tem tudo para ficar em silêncio no depoimento,  amanhã, à CPI mista da Petrobras. Qualquer coisa diferente disso será uma bomba para o Palácio do Planalto e a base aliada. A boca fechada não é garantia de que Paulo Roberto Costa escapará da pancadaria. Ricardo Berzoini sabe da bomba que pode estar por vir no depoimento de Paulo Roberto Costa à CPI mista da Petrobras. Berzoini conversou por meia-hora, hoje de manhã, com Vital do Rêgo no Palácio do Planalto.
Caso decida ficar calado, Vital do Rêgo pode suspender o depoimento e liberar PRC ou abrir para as perguntas dos parlamentares. Neste caso, o ex-diretor sangrará mudo, diante do bombardeio.
Quem acompanhou a CPI de Carlinhos Cachoeira, dois anos atrás, lembra da sessão em que suas excelências passaram mais de uma hora descendo a borduna no bicheiro, que permaneceu sem dar um pio – em algumas ocasiões, apenas ria.
Se o episódio se repetir, embora haja espaço para todo mundo usar a reunião do colegiado de palanque, não resta dúvidas de que o ônus para o aliados de Dilma Rousseff é maior.
A avaliação é que, mesmo se recusando a repetir informações contidas na delação premiada, caso PRC fale o que quer que seja numa sessão aberta, a imprensa fará um carnaval com as declarações do bombástico ex-diretor.
A possibilidade de uma sessão fechada – sem jornalistas – também assusta. Esse cenário permitirá à oposição vazar o que e como quiser as frases de Costa ouvidas a portas trancadas.
Ou seja, apenas o silêncio de PRC – que deverá se confirmar amanhã – pode não prejudicar ainda mais as candidaturas da base aliada e, lógico, de Dilma Rousseff.  (Lauro Jardidm - Veja Online)