terça-feira, 19 de agosto de 2014

Sobradinho: Agricultores familiares participam de um curso de beneficiamento de leite de cabra

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o CentreCapri- EBDA, concluiu sexta, 15, o curso de capacitação sobre processamento do leite de cabra. Foram três dias de curso, com aulas práticas e teóricas, dirigidas a agricultores e criadores familiares. Foram capacitados 25 alunos de Sobradinho, que aprenderam formas de beneficiar o leite de cabra, desenvolvendo queijo coalho, queijo minas, queijo montanha, licor e iogurte.
O CentreCapri, localizado em Pilar- Jaguarari pertence a regional da EMBA, sediada em Juazeiro e trabalha com a difusão de tecnologia. "Nós trabalhamos em parceria com os municípios que oferecem apoio logístico aos cursos dirigidos as famílias rurais. A Prefeitura de Sobradinho solicitou este curso e atendemos de imediato, porque nosso objetivo é contribuir para o aumento da renda das famílias rurais, difundido tecnologia e repassando formas de agregar valor aos produtos oriundos da agricultura familiar", afirmou Édio Pinheiro Bezerril, coordenador do CentreCapri.
Já estão agendados para os meses de setembro e outubro, cursos de administração rural e uso da homeopatia no tratamento das enfermidades em caprinos e ovinos. A agricultora Valdeni Rodrigues, de 63 anos, da localidade de Santa Tereza, participou pela primeira vez de um curso neste segmento. " Foi muito importante. Eu já fazia queijos de cabra, mas aqui aprendi de outra maneira e bem mais prática e higiênica. Este foi um curso rico , uma força que o município está dando para a gente melhorar de vida. Só tivemos a ganhar", falou dona Valdeni.