domingo, 10 de agosto de 2014

Fim da farra: Lewandowski corta viagem e diária no CNJ





O presidente interino do Conselho Nacional de Justiça, ministro Ricardo Lewandowski, assinou instrução normativa nesta sexta-feira (8) criando regras mais rígidas nas autorizações de viagens para membros e servidores do órgão. A ação de Lewandowski, agora na condução da Suprema Corte brasileira, difere, totalmente, da forma como atuava o seu antecessor, o ex-ministro Joaquim Barbosa, que recebeu diárias por viagens ao exterior. Em um dos casos, o ex-presidente do STF recebeu diárias mesmo estando de férias, sendo obrigado a devolver parte delas posteriormente.
Ele alega que houve despesas elevadas em passagens e diárias ao longo do ano passado e início deste ano. Para isso, a nova orientação é priorizar audiências por videoconferência e submeter novos custos à aprovação do plenário e da presidência do CNJ.
Na instrução, Lewandowski diz que 'em nome dos princípios da celeridade, eficiência e economicidade, ele quer evitar viagens desnecessárias e buscar o apoio de órgãos locais quando elas se mostrarem imprescindíveis. Essa determinação não se aplica às correições e inspeções de interesse da Corregedoria Nacional de Justiça, que serão regidas por ato próprio.(Do portal BR 247)