sexta-feira, 4 de julho de 2014

Lula acusa FHC de "desmantelar" combate à corrupção

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em Curitiba, durante discurso na abertura da campanha eleitoral da senadora Gleisi Hoffmann (PT) ao Governo do Paraná, que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) “desmantelou instrumentos de combate à corrupção” em sua gestão (1995-2002).

“Eu queria que vocês [os presentes ao discurso] estudassem todos os governos anteriores ao meu e [analisassem] se fizeram 50% do que fiz em termos de criar instrumentos de combate à corrupção”, afirmou o petista.
Em seguida, Lula disse que “o governo anterior” ao dele tomou como primeira iniciativa “o Decreto 1376/95, que extinguiu a comissão geral de investigação criada pelo governo anterior [Itamar Franco]”.

Lula prosseguiu dizendo que, “depois, nomearam o engavetador-geral da República e engavetaram os casos Sivam, Pasta Rosa e a compra de votos, num total de 459 inquéritos criminais, sendo quatro contra o próprio FHC”.

O termo “engavetador-geral da República”, usado por Lula, fez alusão ao ex-procurador-geral Geraldo Brindeiro, assim denominado por seus adversários à época.