sábado, 5 de julho de 2014

Lista definitiva de gestores com contas irregulares apresentada pelo TCE-PE ao MPE tem 30 nomes de Petrolina

TCE-PE/Foto: Blog Djalma Lopes 
Na lista definitiva apresentada ontem (4) pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) ao Ministério Público Eleitoral (MPE), 30 nomes de Petrolina estão entre os gestores públicos que tiveram suas contas julgadas irregulares, no prazo de oito anos.
Entre eles o destaque vai para os detentores de mandato, como o deputado estadual Odacy Amorim (PT), que foi ex-vereador e ex-prefeito de Petrolina. Ele aparece em quatro processos. Também foram citados os vereadores Ibamar Fernandes (PRTB) e José Batista da Gama (PDT).
Alguns servidores que integram a equipe do prefeito Julio Lossio (PMDB), como Orlando Tolentino, Rinaldo Remígio (diretor-presidente da Facape), Marcelo Cavalcanti, Emmanuel Ferro e Antonio Melo Junior (diretor-presidente da Armup) também foram listados.
Constam ainda os seguintes ex-vereadores: Padre Antonio Moreno, Antonio Passos, o ‘Toninho’; Antonio Quirino, o ‘Sargento’ Quirino; Armando Ferreira do Nascimento, o ‘Armando Venâncio’; César Durando; Deilson Freire Mororó; Durval de Andrade Araújo; Francisco Patriota, o ‘Patriota Sadcon’; Francisco Sávio de Carvalho,  o ‘Chico Freire’; Jefferson de Souza, o ‘Ferson’; José Crispiniano Coelho, o ‘Dedé da Simpatia’; Manoel Nunes Pereira, o ‘Bem Bem’; Miguel Amorim; Paulo Afonso de Souza; Paulo Cavalcanti; Ruy Wanderley; Teresinha Teixeira; e Francisco Pereira da Silva, o ‘Chico do Carranca’.
Na relação do TCE-PE ainda constam Clemilda Barreto Alves e Valdenor Ramos, ambos ex-gestores da Facape, e Breno Tenório de Souza, que administrou o Femsaúde – além de Fátima Patriota, ex-secretária municipal. A lista serve para que o MPE tenha tempo adequado para preparar impugnações de registro de candidatos que pretendam disputar mandato nas eleições de outubro e estejam entre esses nomes.
Decisão
Quanto às decisões citadas e listadas pelo TCE-PE, não cabem mais recurso, pois já transitaram em julgado no Tribunal. Se algum desses nomes forem candidatos, no momento do registro da candidatura o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) analisará quem pode ou não ser candidato por estar inelegível. Neste caso, dos citados na lista, somente Odacy Amorim é candidato à renovação de mandato na Assembleia Legislativa do Estado, e o petista deve ter sua candidatura impugnada pelo MPE e pela coligação encabeçada pelo PSB